Ir ao conteúdo

Será que abusei da minha placa de vídeo?! AMD RX 6700 XT

Ir à solução Resolvido por SrFGN,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde meus caros amigos!

Montei um computador há aproximadamente 1 ano e meio e desde então venho usando sem problemas para tarefas do dia a dia (trabalho) e alguns jogos leves (CS:GO). De uns 3 meses pra cá, tenho notado alguns comportamentos estranhos, a minha tela fica preta do nada, (mesmo executando tarefas simples - uma pesquisa no Google por exemplo) e depois de aproximadamente 30 segundos, a imagem volta, mas as vezes tenho que reiniciar o monitor. Esse problema começou a ficar recorrente nos últimos dias até que esse final de semana meu computador morreu de vez, quando eu ligo o Windows e estou na tela de login, a tela fica preta após 5 segundos e não liga mais. É um problema um pouco complexo dado a quantidade de detalhes envolvidos, por isso, vou listar abaixo esses detalhes de forma mais intuitiva:

Minhas configurações:

• Monitor Dell 34" - WQHD - 144hz - porta DisplayPort
  • Placa de Vídeo AMD RX 6700 XT
  • Processador AMD Ryzen 9 5950X
  • placa-mãe ASUS ROG Strix X570-F
  • Memória T-Force Delta 64GB Ram - 3200Mhz 
  • Fonte Corsair 850W HX850

O que se sabe do problema:

• O problema começou alguns meses atras (ocorrendo 1 ou 2 vezes na semana) mas agora se agravou
  • Quando meu monitor apagava e voltava depois de uns 30 segundos, havia uma mensagem da AMD falando que a placa de vídeo havia se recuperado de um erro fatal
  • O cabo HDMI funciona normalmente a 100hz, o problema está apenas no conector do Displayport (nas 3 portas da placa)
  • O computador continua funcionando normalmente (sei disso pois testei no cabo HDMI)

O que fiz para tentar resolver:

• Atualização de drivers - fiz o download dos drivers atuais do site da fabricante (AMD) e até utilizei um drive mais antigo e mesmo assim não obtive sucesso.
  • Troquei o cabo DisplayPort 2 vezes mas o problema persiste
  • Testei em um monitor menor (1920px) com frequência normal (60hz) com o cabo Displayport e funcionou, mas a tela ficou piscando preto em um intervalo de 2 minutos, ficando preto por 5 segundos depois voltava.
  • Formatei o meu computador mas não resolveu, inclusive o cabo Displayport não funcionou durante a instalação do Windows, apenas o HDMI.

O que eu ACHO:

• Por minha placa suportar 1440p (descrito na caixa da placa de vídeo), e eu estar utilizando em um monitor WQHD a 144hz, eu devo estar exigindo demais da minha placa de vídeo e ela acabou não aguentando com o tempo;
  • ou algum conector/pino do Displayport deve ter queimado.

Se alguém tiver alguma luz ou desconfia de algo, ficaria feliz em ouvir.

Muito obrigado!

Postado
2 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

veja no gerenciador de dispositivos se a placa de vídeo é listada e se aparece com algum ponto de exclamacao

@rodrigo.dcvieira, pelo HDMI mesmo utilizando o monitor mencionado acima?

Postado
9 minutos atrás, SrFGN disse:

O que eu ACHO:

• Por minha placa suportar 1440p (descrito na caixa da placa de vídeo), e eu estar utilizando em um monitor WQHD a 144hz, eu devo estar exigindo demais da minha placa de vídeo e ela acabou não aguentando com o tempo;
  • ou algum conector/pino do Displayport deve ter queimado.

Não faz o menor sentido, 1440P é o indicado pra usar essa placa em jogos, nada te impedindo de jogar em 4K ou resoluções ainda maiores, claro com uma performance menor.

Postado
1 minuto atrás, rodrigo.dcvieira disse:

sim, ou o pc nem ligar mais liga?

se liga ainda, entre no windows e verifique se sua placa de vídeo aparece la no gerenciador de dispositivos

O PC liga sim, mas apenas pelo HDMI, e sim, o computador reconhece a placa de vídeo pois ela aparece em varios lugares (gerenciador de tarefas, software da AMD, etc).

No momento, eu aproveitei o problema para desmontar o meu computador inteiro para limpar, posso tentar verificar essa mensagem quando montar tudo novamente.

Obrigado!

3 minutos atrás, Goner disse:

Não faz o menor sentido, 1440P é o indicado pra usar essa placa em jogos, nada te impedindo de jogar em 4K ou resoluções ainda maiores, claro com uma performance menor.

Entendo, mas é que 1440P ou QHD é uma resolução de 2560×1440, enquanto a resolução que eu estou utilizando é 3400 x 1440 a 144hz, ou seja, acima do recomendado com uma frequência maior.

Obrigado!

Postado
4 minutos atrás, SrFGN disse:

O PC liga sim, mas apenas pelo HDMI, e sim, o computador reconhece a placa de vídeo pois ela aparece em varios lugares (gerenciador de tarefas, software da AMD, etc).

apenas isso

2023-03-20_13h27_28.png

se ela aparecer ai com uma exclamacao PODE ser q a placa esteja com algum defeito.. principalmente se aparecer erro 43.. por isso q mandei você verificar se aparece e se tá normal como nesse print..

caso não tenha nada, ai tem q ver outros motivos.. mas o inicial é verificar a integridade da placa de vídeo

Postado
6 minutos atrás, SrFGN disse:

Entendo, mas é que 1440P ou QHD é uma resolução de 2560×1440, enquanto a resolução que eu estou utilizando é 3400 x 1440 a 144hz, ou seja, acima do recomendado com uma frequência maior.

Já disse que isso não importa

Postado
3 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

apenas isso

2023-03-20_13h27_28.png

se ela aparecer ai com uma exclamacao PODE ser q a placa esteja com algum defeito.. principalmente se aparecer erro 43.. por isso q mandei você verificar se aparece e se tá normal como nesse print..

caso não tenha nada, ai tem q ver outros motivos.. mas o inicial é verificar a integridade da placa de vídeo

Sim sim, eu vou checar isso quando terminar de montar o computador novamente.

Obrigado!

3 minutos atrás, Goner disse:

Já disse que isso não importa

Entendi, voce teria algum outro diagnostico? Alguma suspeita?

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, SrFGN disse:

Entendi, voce teria algum outro diagnostico? Alguma suspeita?

Você consegue testar essa GPU em outro PC? Tenta rodar algum jogo ou programa de estresse de placa de vídeo como o furmark pra ver se o defeito aparece ou se é intermitente

se o problema ocorrer logo depois de abrir algum jogo ou o programa citado é possívelmente algum defeito na GPU mesmo

Postado
5 minutos atrás, Goner disse:

Você consegue testar essa GPU em outro PC? Tenta rodar algum jogo ou programa de estresse de placa de vídeo como o furmark pra ver se o defeito aparece ou se é intermitente

se o problema ocorrer logo depois de abrir algum jogo ou o programa citado é possívelmente algum defeito na GPU mesmo

Sim, infelizmente eu não tenho nenhuma outra máquina aqui na minha casa para realizar esse teste, levei em uma assistência aqui na minha cidade hoje cedo e estou aguardando o retorno.

Desde ja, agradeço a sua atençao!

• Membro VIP
Postado

@SrFGN Tarde

Essas piscada na tela pode ser apenas um erro no driver de vídeo e nem sempre o mais atual é o melhor.

Teria que ver no log do windows.

Seria uma boa testar essa placa de vídeo em outro PC.

Obs: Puxa agora que vi você mora em Americana pertinho de Limeira, se fosse na mesma cidade eu testaria sua placa de vídeo 😆 no meu PC.

Postado
34 minutos atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@SrFGN Tarde

Essas piscada na tela pode ser apenas um erro no driver de vídeo e nem sempre o mais atual é o melhor.

Teria que ver no log do windows.

Seria uma boa testar essa placa de vídeo em outro PC.

Obs: Puxa agora que vi você mora em Americana pertinho de Limeira, se fosse na mesma cidade eu testaria sua placa de vídeo 😆 no meu PC.

Entendi @Edvaldo J. Frederico, realmente, o que eu mais preciso fazer agora é testar em outras máquinas antes de pensar em fazer qualquer investimento nesse nivel (o que não é barato).

• 2 semanas depois...
  • Solução
Postado

Galera, só pra atualizar esse post. 

Eu resolvi o problema após desmontar todo o meu computador, peça por peça, limpar todos os conectores, trocar a pasta térmica e ligar os LEDs RGB (brincadeiras a parte). Após isso, voltar a funcionar tudo beleza. (Figuei quase dois dias trabalhando no cable management, mas isso faz parte, veja nas imagens a obra de arte 🙂)

Liguei meu monitor 144hz (Displayport), outro monitor HDMI e rodando uns jogos mais pesados, sem piscadas, sem travamentos.

Lição do dia: mantenha seu computador limpo, com a pasta térmica em dia para evitar problemas.

Obrigado a todos!

image.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...