Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Setup Novo: Indicação, Recomendações e Sugestões! 2023


Ir à solução Resolvido por Alex Weiss,

Posts recomendados


   Olá galera do Clube! Finalmente vou montar meu novo computador, passei duas semanas pesquisando, comparando e estudando a melhor combinação de componentes para evitar gargalos ou desperdício de dinheiro. Mas antes de bater o martelo, gostaria de discutir com vocês se podemos melhorar ou reduzir custos, afinal, vocês têm um conhecimento muito melhor que o meu e sempre me ajudaram em todas as máquinas que já montei. Bom vamos lá:

 

  Objetivo: Jogar em 1080p apenas com um monitor 120hz, qualquer jogo atual nas configurações máximas. Também utilizar para rodar SolidWorks e simulações de elementos finitos com uma velocidade boa.

 

  Tentei gerenciar as peças para que não haja um gargalo considerável em apenas uma. Provavelmente nessas configurações para jogos, também o gargalo fique apenas na GPU que futuramente posso trocar por uma 4060 Ti.

 

PC_Roxton_Rev.0.thumb.png.20721e5449a1f078966bd0f4c9fe584c.png

 

  Optei e não incluir o watercooler e deixar para um upgrade futuro. Mas provavelmente o processador irá esquentar bastante por conta das simulações.

  Gostaria por gentileza, de saber se consigo melhorar alguma coisa, ou será que estou desperdiçando muito em certa peça. Todas as sugestões são muito bem vindas.

 

Desde já, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

placa-mãe: eu trocaria por uma Aorus Elite ou ASUS Tuf..  mais em conta e tão boas quanto em qualidade. Ambas B550. 

*já vi relatos de desligamento/reiniciamento repentino usando a MSI Tomahawk com um 5600x, não posso dizer que o mesmo pode ocorrer com o 5800x mas eu ficaria em alerta[provavelmente ja devem ter corrigido isso]..  Ainda mais tendo outras placas com a mesma qualidade com um preço menor como as que citei.

 

SSD NVMe: certo que o WD é mais robusto, mas tendo em vista que tera um HDD a parte, eu optaria por um SSD que ofereça mais pelo preço. 

exemplo: 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe R$390

em questão da velocidade, você só ira perceber isso ao mover arquivos muito extensos onde aí sim chegaria a quase tal velocidade[coisa de muitos GB em um único arquivo].  Em uso normal, programas e jogos e inicialização  windows, é praticamente imperceptível a diferença..

Ao transferir uma grande quantia de arquivos porém cada um com tamanho pequeno, a velocidade também não é levada a marca dos 4000mb/s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, caríssimo!

 

Sugestões:

 

- Economizar na placa-mãe e pegar uma MSI MPG Gaming Plus.

- O processador mais forte para JOGOS é o 5800x3d, leve isso em consideração. Procure comparações entre 5800x3d e 5800x rodando o seu software de trabalho.

- Essa memória está muito cara. Importando você consegue 2x16gb por R$400 da marca Kllisre. Recentemente comprei 2x16gb por R$256 da marca Jazer, vai chegar essa semana, não posso recomendar por que ainda não testei, mas a da Kllisre já testei e recomendo.

- Trocaria o WaterCooler por um AG620, AK620 ou Montech Metal DT24.

- Tem certeza que precisa de um HDD? Tecnologia defasada, mesmo que seja um modelo premium, não se compara a um SSD.

 

Boa sorte e um forte abraço hétero! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 23/03/2023 às 13:49, HenriqueV5 disse:

Olá, caríssimo!

 

Sugestões:

 

- Economizar na placa-mãe e pegar uma MSI MPG Gaming Plus.

- O processador mais forte para JOGOS é o 5800x3d, leve isso em consideração. Procure comparações entre 5800x3d e 5800x rodando o seu software de trabalho.

- Essa memória está muito cara. Importando você consegue 2x16gb por R$400 da marca Kllisre. Recentemente comprei 2x16gb por R$256 da marca Jazer, vai chegar essa semana, não posso recomendar por que ainda não testei, mas a da Kllisre já testei e recomendo.

- Trocaria o WaterCooler por um AG620, AK620 ou Montech Metal DT24.

- Tem certeza que precisa de um HDD? Tecnologia defasada, mesmo que seja um modelo premium, não se compara a um SSD.

 

Boa sorte e um forte abraço hétero! 

Pois então, mas o processador 5800X3D ta muito caro, pensei em mudar para o 5700X por que dizem que esquenta bem menos que o 5800X e a diferença de preço é quase R$400,00.

A memória eu troquei, vou pegar essa que você indicou.

WaterCooler eu vou deixar ainda, para um futuro upgrade.

O HDD é so para guardar download de vídeos, arquivos de trabalhos, fazer backup etc. Por isso um HDD.

 

Obrigado pelas recomendações, vocês estão ajudando muito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RoxtonN disse:

Pois então, mas o processador 5800X3D ta muito caro, pensei em mudar para o 5700X por que dizem que esquenta bem menos que o 5800X e a diferença de preço é quase R$400,00.

 

Como seu objetivo é "jogar a 1080P" pegue o Ryzen 5600 (sem X, sem G) - R$ 849,00.

Um 5700X - não melhor ao 5800X devido ao desempenho semelhante, consumindo e esquentando menos, além de mais barato; dá pouco rendimento a mais em jogos, na média nem 5%, futuramente - quando sentir necessidade; muda para  5800X3D o melhor CPU AM4 para jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

 Olá galera do Clube! Depois de muita pesquisa e seguindo os comentários que foram caçados aqui no CdH. Gostaria de confirmar com vocês se essa config está boa, ou se vocês indicam mudar alguma coisa.

 

  Objetivo: Jogar em 1080p apenas com um monitor 120hz, qualquer jogo atual nas configurações máximas. Também utilizar para rodar SolidWorks e simulações de elementos finitos com uma velocidade boa.

 

  Futuramente irei comprar mais um pente de memória RAM de 16GB da mesma marca para ficar com 32GB em dual.

 

image.png.883b9bbd81fe2167d59b7b4cb1d2bcb4.png

 

 

Site Terabyte:
Gabinete: https://www.terabyteshop.com.br/produto/23193/gabinete-gamer-montech-sky-two-argb-mid-tower-vidro-temperado-atx-black-sem-fonte-com-4-fans

memória RAM: https://www.kabum.com.br/produto/193637/memória-kingston-fury-beast-RGB-16gb-3200mhz-DDR4-cl16-preto-kf432c16bba-16

 

Loja Pichau:
Placa-mãe: https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b550-aorus-elite-v2-DDR4-socket-am4-chipset-amd-b550

Placa de Vídeo: https://www.pichau.com.br/placa-de-vídeo-galax-GeForce-RTX-3060-ti-1-click-oc-plus-8gb-gddr6x-256-bit-36ism6md2kcv-nac

 

Loja Kabum:
Processador: https://www.kabum.com.br/produto/320797/processador-amd-Ryzen-7-5700x-3-4ghz-4-6ghz-max-turbo-cache-36mb-am4-sem-vídeo-100-100000926wof

Fonte: https://www.kabum.com.br/produto/103282/fonte-xpg-core-reactor-850w-80-plus-gold-modular

SSD: https://www.kabum.com.br/produto/396602/SSD-crucial-1tb-NVMe-pcie-leitura-3500mb-s-gravação-3000mb-s-p3-ct1000p3ssd8

Cooler Processador: https://www.kabum.com.br/produto/446572/air-cooler-deepcool-gammaxx-ag400-120mm-intel-amd-preto-r-ag400-bknnmn-g-1

 

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Vão recomendar a troca da placa de vídeo para um RX 6650 XT ou superior. Não sei se tem preferência pela Nvidia, eu particularmente prefiro.

Você vai "economizar" não comprando pasta térmica. O valor está acima do normal, mas ele é bem superior ao AG300.

O AG300 tem um TDP de 135W, enquanto o AG400 e AK400 220W. É uma diferença consíderável, e não adianta gastar 94,00 em um pasta térmica para um air cooler que não vai ter capacidade de usufruir dos benefícios dela.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Pedroou disse:

Vão recomendar a troca da placa de vídeo para um RX 6650 XT ou superior. Não sei se tem preferência pela Nvidia, eu particularmente prefiro.

Você vai "economizar" não comprando pasta térmica. O valor está acima do normal, mas ele é bem superior ao AG300.

O AG300 tem um TDP de 135W, enquanto o AG400 e AK400 220W. É uma diferença consíderável, e não adianta gastar 94,00 em um pasta térmica para um air cooler que não vai ter capacidade de usufruir dos benefícios dela.

 

Editei o tópico e mudar para o AG400. Muito obrigado MESMO.

Sobre a GPU, eu realmente gosto da AMD, mas tive alguns problemas de drive com a minha RX580 antiga. Até pensei em pegar uma 6750XT que é quase o mesmo valor da Nvidia. OBS: Meu monitor atual tem apenas FreeSync por isso a GPU da AMD seria mehor.

 

11 minutos atrás, 1lokos disse:

DeepCool AG400 - R$ 153,94
Apesar de não ser "famosa", a loja Guerra Digital é antiga e confiável.

 

Se quiser mais barato pegue o

ReDragon Agent (120mm) - R$ 116,10

Não conheço a loja TJ Gaming.

 

Teste do Agent com Ryzen 5800X

 

Obrigado pela recomendação também, ja troquei o cooler para o AG400. A diferença é pouca da kabum, por isso vou comprar de lá para aproveitar e ganhar um pouco no frete.

 

@todos

Por favor, continuem opinando, gostaria de refinar o melhor possível!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!