Ir ao conteúdo

PCIe 4.0 travado em x8 quando poderia alcançar x16.

Ir à solução Resolvido por bngomes,

Posts recomendados

Postado

Opa, tudo bom? Queria ver se alguém pode me ajudar nesta.
Montei meu PC de trabalho com a seguinte configuração:
placa-mãe: ASUS TUF GAMING B550M-PLUS AMD AM4 DDR4 mATX
Placa de vídeo: Leadtek WinFast GeForce RTX3050 Hurricane White Edition, LHR, 8GB, GDDR6, DLSS, Ray Tracing
CPU: AMD Ryzen 5 5600x
Fonte: SuperFrame 700w, 80 Plus Bronze PFC Ativo, SF- B700FL
RAM: ADATA XPG Spectrix D60G RGB 32GB (4x 8GB) DDR4 3200MHz

Percebi que o PCIe está travado em x8 4.0 (imagem)
Mas tanto a placa-mãe quanto a placa de vídeo anunciam que podem trabalhar em x16 4.0

Entrei em contato com a ASUS e a resposta que obtive foi a seguinte:

Citação

Informamos que esta limitação de pistas é causada pela própria placa de vídeo conectada.
Todas as RTX3050, independente da marca (até mesmo as da ASUS são assim), trabalham em PCIe4.0X8 por padrão. Se trata de uma limitação implementada pela própria Nvidia.

Poderá fazer pesquisas sobre outras RTX3050 e verá que nenhuma delas trabalha em PCIe4.0X16.

https://www.nvidia.com/pt-br/GeForce/graphics-cards/30-series/RTX-3050/
Neste caso não se trata de um problema na motherboard ou em sua placa de vídeo, os produtos estão funcionando no barramento e número de pistas que foram configurados para trabalhar.

Então a pergunta que fica é a seguinte: qualquer pesquisa que fizerem nas RTX 3050, todas dizem que o tipo de BUS é o PCI Express 4.0 x16, inclusive o próprio site da LEADTEK (minha placa) assume esse compromisso. Então qual é a real? Alguém sabe me responder? Eu ficaria muito grato. Pesquisei no fórum, pesquisei no Youtube, não consegui uma informação precisa. 
Eu rodei o Render do GPU-Z pra ver se mudar alguma coisa, mas travou em 4.0 x16 mesmo. 

Muito obrigado e um abraço. 

Sem título.jpg

Sem título 2.png

• Solução
Postado

segundo o techpowerup as 3050 são Pci express 4.0 x8 como informado pela ASUS.. então está correta a informação...

A informação que está escrita nos requierimentos.. diz que o SLOT tem que ser x16.. isso não é a interface de dados e sim o formato do SLOT.. 

Ou seja o Slot é do tamanho x16 mas a inerface que ele usa é x8... 

o link para o techpowerup: https://www.techpowerup.com/gpu-specs/GeForce-RTX-3050-8-gb.c3858

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...