Ir ao conteúdo

RTX 3070 não atinge 100% de uso.

Ir à solução Resolvido por Goner,

Posts recomendados

Postado

Recentemente troquei minha GALAX RTX 3060 EX por uma PNY RTX 3070 xlr8, tive um ganho de performance ate que legal, na grande maioria dos jogos, mas o que reparei, é que dificilmente ela fica em 99% de uso, como era o caso da minha 3060, que todo o tempo ficava travada em 99%.

Mesmo a placa oscilando o uso entre 80% a 100%, tive o ganho de performance esperado no upgrade. Apenas em the witcher 3 next gen, rodando a 4k que tive problemas de performance, ficando igual ou até pior que a minha 3060. Mas de restante o desempenho é superior.

Detalhe, em 4k ela trava nos 99% em todos os jogos. Só em full HD ou QHD que ela fica entorno de 80 a 90%.

A pergunta que fica, isso é normal dessa placa? Pois a minha 3060 independente de jogo ou resolução sempre usava 99%. Não acredito que seja gargalo, levando em consideração que meu processador é um i7 10700k @5.0ghz.

Uma observação, comprei essa placa de mineração, mas antes de efetuar a compra inspecionei ela, abri, chequei o estado das memórias, controlador das memórias, etc, trocamos pasta termica, thermal pads. A placa não apresenta artefatos e esta super fria.

Postado

@Aryzonna Quando você trabalha em HD, Full HD com essas placas mais robustas, o grande gargalo é o processador.

Pelo seu relato, fica claro que a placa de vídeo acaba ficando ociosa devido ao processador já estar entregando o máximo de quadros que consegue.

Um exemplo que tive no passado:
DOTA 2 - Tudo no máximo em FullHD
Config antiga: Ryzen 2700x + RTX 2070 - 110fps (uso da GPU 20%)
Config Nova: Ryzen 5700x + RTX 2070 - 280fps (uso da GPU 70%)

Se subo para 4k ai sim consigo usar os 100% da GPU.

Postado

Gente, é serio que um i7 10700k, com overclock pra 5.0ghz gargala pra uma 3070?

Achei que com esse processador isso só fosse acontecer com uma 3080 pra cima!

• Solução
Postado
5 minutos atrás, Aryzonna disse:

Gente, é serio que um i7 10700k, com overclock pra 5.0ghz gargala pra uma 3070?

Achei que com esse processador isso só fosse acontecer com uma 3080 pra cima!

Você deve estar achando que é um processador highend, um 10700K hoje em dia mesmo com overclock fica no nível de um 12400F (isso se realmente conseguir chegar nesse nível) estou falando de jogos, pra multitarefas ou render ainda é uma ótima cpu que ainda ganha do 12400F

E a 3070 sem RT em quase todo jogo em 1080P é overkill, beirando 100 fps em diversos títulos recentes

Postado
4 minutos atrás, djfulano disse:

Qual jogo e quantos fps está chegando? 

A diversos, no cyberpunk por exemplo ela trava em 99% até mesmo em full HD.

Cod warzone 2.0, tive um ganho de uns 40frames, de 90 foi pra 130. Mas ela fica entorno de 90 a 95%

No The Witcher 3 next gen é o pior cenário. oscila entre 80 a 90% Mas também tive algum ganho de quadros.

5 minutos atrás, Goner disse:

Você deve estar achando que é um processador highend.

Eu sei que não é um processador High End. Mas uma RTX 3070 também não é nem uma placa High End, penso que seriam pelo menos equivalentes.

Mas pelo comentário de geral, devo ter pensado errado. hehe. deve ser gargalo mesmo então.

Detalhe, o processador não passa de 40% de uso mesmo quando a placa está gargalando, a 80%

Postado
2 minutos atrás, Aryzonna disse:

Detalhe, o processador não passa de 40% de uso mesmo quando a placa está gargalando, a 80%

Jogos raramente usam 12 threads, imagina as 16 do seu i7.  

Processadores de entrada atuais tem mais performance que seu i7 em jogos, tal como 12400F e Ryzen 5 5600

Postado

@Goner Saquei, então certeza que é gargalo, se a placa ta fria, não apresenta artefato, e teve ganho de desempenho, posso ficar tranquilo quanto a isso ser algum defeito na placa, certo?

Postado
1 minuto atrás, Aryzonna disse:

@Goner Saquei, então certeza que é gargalo, se a placa ta fria, não apresenta artefato, e teve ganho de desempenho, posso ficar tranquilo quanto a isso ser algum defeito na placa, certo?

Sim, não precisa ficar preocupado. O maior inimigo do hardware é a temperatura e a alta variação dela, quanto mais fria sua placa rodar com menos oscilação melhor

• Curtir 1
Postado

@Goner  Uma pergunta,

Mencionei que meu CPU estava com overclock para 5ghz.

Mas agora que reparei, atualizei a BIOS da placa esses dias e não refiz o over, ele está apenas com o intel turbo boost ativado a 4.7ghz.

Refazer esse over a 5.0 poderia ajudar a diminuir esse gargalo, mesmo que um pouco? Valeria a pena?

Ja tenho a config, o over fica estavel e o processador frio.

Postado
4 minutos atrás, Aryzonna disse:

@Goner  Uma pergunta,

Mencionei que meu CPU estava com overclock para 5ghz.

Mas agora que reparei, atualizei a BIOS da placa esses dias e não refiz o over, ele está apenas com o intel turbo boost ativado a 4.7ghz.

Refazer esse over a 5.0 poderia ajudar a diminuir esse gargalo, mesmo que um pouco? Valeria a pena?

Ja tenho a config, o over fica estavel e o processador frio.

O ganho não vai ser de outro mundo, mas se tem cooler e placa-mãe pra isso seria um desperdício não fazer já que investiu em um processador desbloqueado

Postado

@Goner A MB é uma ASUS Prime z590, Tem dissipação até que decente nos VRM. O WC não é o bixo, mas guentou segurar a temp dele em over, é um gamemax Deepcool 120mm em push pull. Acho que o grande diferencial que ta segurando a temp dele em over é o airflow do gabinete que ta excelente, com fans de ótimo CFM. Vou mandar ver nesse over então e depois venho aqui dizer se ajudou alguma coisa nesse gargalo

Postado
1 minuto atrás, Aryzonna disse:

@Goner A MB é uma ASUS Prime z590, Tem dissipação até que decente nos VRM. O WC não é o bixo, mas guentou segurar a temp dele em over, é um gamemax Deepcool 120mm em push pull. Acho que o grande diferencial que ta segurando a temp dele em over é o airflow do gabinete que ta excelente, com fans de ótimo CFM. Vou mandar ver nesse over então e depois venho aqui dizer se ajudou alguma coisa nesse gargalo

5ghz é bem baixo comparado com os 4.7 em stock, porque não tenta algo mais agressivo? eu começaria testando 5.2 e iria subindo

• Moderador
Postado

Desculpa ser chato, mas amigo, tenta desabilitar da tela o monitoramento e se diverte um pocuo.. hehe 

Sua configuração está bem bacana, não vá se estressar por uma besteira dessas, você está rodando tudo bem, muito acima de 60fps com essa configuração, isso aí é o que eu chamo de síndrome do monitoramento compulsivo, galera monitora cada detalhe do funcionamento do hardware e não curte como deveria a experiência.

Só o fato de você ter dado UP de uma 3060 para um 3070 já me mostra isso, eu teria aguardado mais tempo ( isso porque a 3060 tem muita lenha pra queimar ainda) e quando fosse trocar já partiria para a série RTX 40, mas enfim, só minha opinião.

Aproveita a jogatina aí com uma config que muita gente gostaria te ter e esquece os 80% ou 99% da VGA, quando perceber IN GAME que o desempenho está afetado, aí sim é hora de mexer no bolso e trocar de CPU ou VGA.

Abraços! 😇

Postado
48 minutos atrás, guilherme_dr disse:

Desculpa ser chato, mas amigo, tenta desabilitar da tela o monitoramento e se diverte um pocuo.. hehe 

Sua configuração está bem bacana, não vá se estressar por uma besteira dessas, você está rodando tudo bem, muito acima de 60fps com essa configuração, isso aí é o que eu chamo de síndrome do monitoramento compulsivo, galera monitora cada detalhe do funcionamento do hardware e não curte como deveria a experiência.

Só o fato de você ter dado UP de uma 3060 para um 3070 já me mostra isso, eu teria aguardado mais tempo ( isso porque a 3060 tem muita lenha pra queimar ainda) e quando fosse trocar já partiria para a série RTX 40, mas enfim, só minha opinião.

Aproveita a jogatina aí com uma config que muita gente gostaria te ter e esquece os 80% ou 99% da VGA, quando perceber IN GAME que o desempenho está afetado, aí sim é hora de mexer no bolso e trocar de CPU ou VGA.

Abraços! 😇

Concordo com você. Me pego varias vezes mais focado no desempenho que no jogo.
Galera de PC esquece que atrás do gráfico de desempenho tem um jogo.
Isso é um mal de jogador de PC.

• Curtir 1
Postado

@guilherme_dr Eu concordo totalmente contigo, e é o que eu faço. hehe...

Eu só estava monitorando pois tinha acabado de comprar a placa, sabendo que era de mineração,

E só abri o tópico pois estava preocupado que pudesse ser defeito na placa, tendo em visto que era de mineração.

Nem imaginava que pudesse ser gargalo, mas agora com a resposta da galera estou mais tranquilo, pois a VGA esta zero bala, e estou aproveitando de fato, ja desativei a maioria dos gráficos, só deixei o de temperatura da GPU, mais por precaução mesmo por um tempo.

Mas o que você falou é bem verdade, sempre que troco uma peça me vejo monitorando em vez de aproveitar, mas isso é só nos primeiros momentos apos a troca, depois desligo tudo e me divirto. hehe

E sobre o upgrade, só fiz pois o fiz sem gastar 1 real, vendi minha placa a cima da media e acabei pegando essa pelo mesmo preço, por ser de mineração.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!