Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD ou memória RAM?


PhodZ
Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

To pensando em dar um upgrade no meu PC, um SSD NVMe ou uma memória RAM. Entretanto não sei qual o melhor para minhas configurações. Essa duvida surgiu pois percebi que o jogo Albion Online tava travando porque estava instalado em um HD, quando troquei para o meu SSD ficou sem travamentos, porém ele só tem 128 GB e so cabe o Windows e poucas coisas. Quando fui jogar Hogwarts Legacy ocorreu muitos travamentos e tornou injogável, sendo que o unico requisito minimo que não batia era a memória RAM e que ele era instalado em um HD. Eai o que acham que é melhor update pra jogar?

Minhas Config:

Processador: AMD Ryzen 5 2400g

Placa de vídeo: ASUS GTX 1060 6GB

Placa-mãe: A320M-K/BR

Memória: 1x8 T-Group Pichau 3200Mhz 8 GB

HDs: 500 GB - 7k200 rpm

SSDs: 128 GB NETAC


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende do seu perfil de jogos mano, se pretende jogar mais jogos pesados (como Hog.Legacy) a curto prazo seria melhor mais Ram, muitos jogos tem pedido 16 gb como recomendação. Agora se você joga uma variedade grande de jogos ao mesmo tempo (que não usem mt RAM) e não quer abrir mão de ter que ficar com poucos jogos baixados simultaneamente ou escolhendo qual jogo desinstalar etc. pega mais armazenamento. Eu olharia meu perfil de jogos mais jogados recentemente pra fazer essa escolha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, PhodZ disse:

Eai o que acham que é melhor update pra jogar?

Os 2 rsrs, Um SSD maior para armazenar seus arquivos e jogos sem medo.  e +1 módulo de 8gb 3200mhz para rodar em Dual channel. 

 

DDR4 XPG Gammix D10, 8GB 3200Mhz, CL16 R$160,00

SSD Adata SU650 512GB, Sata III R$180,00

    ou

SSD Kingston NV2, 500GB, M.2 NVMe R$250,00

Se tiver orçamento recomendo escolher SSD de 960GB-1TB.. E deixe o HDD apenas para arquivos que não acessa com muita frequência.

ex: SSD WD Green 1TB, Sata III R$380

SSD WD Green SN350, 1TB, M.2 NVMe R$390

 

No cenário mais caro gastaria R$550 + frete. 

No cenário mais barato R$340 + frete.

Ambos são valores ok para um upgrade nesses setores. A escolha vai depender do seu orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/03/2023 às 10:01, Pedroou disse:

Coloque mais 8gb ram, faça uma desfragmentação do HD.

com uma desfragmentação tu acha q albion travaria menos? ou até mesmo os outros jogos q estão instalados e dando gargalo? até porque hardware eu tenho pra rodar, mas o HD dá uma impedida

Em 31/03/2023 às 10:38, Alex Weiss disse:

Os 2 rsrs, Um SSD maior para armazenar seus arquivos e jogos sem medo.  e +1 módulo de 8gb 3200mhz para rodar em Dual channel. 

 

DDR4 XPG Gammix D10, 8GB 3200Mhz, CL16 R$160,00

SSD Adata SU650 512GB, Sata III R$180,00

    ou

SSD Kingston NV2, 500GB, M.2 NVMe R$250,00

Se tiver orçamento recomendo escolher SSD de 960GB-1TB.. E deixe o HDD apenas para arquivos que não acessa com muita frequência.

ex: SSD WD Green 1TB, Sata III R$380

SSD WD Green SN350, 1TB, M.2 NVMe R$390

 

No cenário mais caro gastaria R$550 + frete. 

No cenário mais barato R$340 + frete.

Ambos são valores ok para um upgrade nesses setores. A escolha vai depender do seu orçamento.

Definitivamente não tenho esse orçamento, é um ou outro. tenho 200 pra gastar no máx. Mas me surgiu uma duvida, pegar memórias ram de marcas diferentes porém com mesma frequência não prejudica o desempenho?

 

Em 31/03/2023 às 11:29, hc09 disse:

os jogos e clientes e +8GB RAM

Acho que vou fazer isso mesmo com o orçamento que to aqui. Mas ainda quero saber porque hog legacy n rodou tão legal. eram muitaaaass travadas e eu suspeito do HD

 

Em 31/03/2023 às 10:38, Alex Weiss disse:

Os 2 rsrs, Um SSD maior para armazenar seus arquivos e jogos sem medo.  e +1 módulo de 8gb 3200mhz para rodar em Dual channel. 

 

DDR4 XPG Gammix D10, 8GB 3200Mhz, CL16 R$160,00

SSD Adata SU650 512GB, Sata III R$180,00

    ou

SSD Kingston NV2, 500GB, M.2 NVMe R$250,00

Se tiver orçamento recomendo escolher SSD de 960GB-1TB.. E deixe o HDD apenas para arquivos que não acessa com muita frequência.

ex: SSD WD Green 1TB, Sata III R$380

SSD WD Green SN350, 1TB, M.2 NVMe R$390

 

No cenário mais caro gastaria R$550 + frete. 

No cenário mais barato R$340 + frete.

Ambos são valores ok para um upgrade nesses setores. A escolha vai depender do seu orçamento.

Acha que dá problema comprar uma dessa:https://www.pichau.com.br/memória-adata-xpg-gammix-d10-8gb-1x8-DDR4-3200mhz-preta-ax4u32008g16a-sb10
para misturar com a minha que é essa:https://www.pichau.com.br/memória-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-DDR4-3200mhz-c16-vermelha-tlprd48g3200hc16f01?

dá algum problema em desempenho ou até mesmo na placa ou na memória?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/04/2023 às 21:18, PhodZ disse:

dá algum problema em desempenho ou até mesmo na placa ou na memória?

sendo da mesma frequência, quantia de GB e CL iguais, não há problemas. 

É claro que se puder colocar uma idêntica por via das duvidas é melhor. 

 

21 horas atrás, PhodZ disse:

muito mais liso que o meu, o meu tava injogável.

1* - não se compara desempenho por aí a fora, mesmo se fosse uma configuração idêntica a sua pode e vai apresentar diferenças de desempenho. 

2* - A configuração dele é totalmente diferente da sua. Não adianta comparar, qualquer critério cai por terra.

 

Em 01/04/2023 às 21:18, PhodZ disse:

Definitivamente não tenho esse orçamento, é um ou outro. tenho 200 pra gastar no máx.

Recomendo segurar do jeito que está e arranjar um pouco mais de grana para poder fazer o Up.  

Você precisa de ambos, sugiro conseguir aumentar o orçamento e seguir ao menos a opção mais barata que citei..   

 

*Sua CPU também está abaixo do recomendado, mesmo se for jogar no mínimo ainda terá engasgos. Após ajeitar RAM e SSD seu próximo alvo será subir sua CPU...   

No seu caso, Dê preferência para o SSD primeiro.  Mas precisa adicionar 8gb de RAM posteriormente.

Além do que se já está sofrendo com HDD, logo ele vai te deixar na mão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/04/2023 às 11:08, Alex Weiss disse:

sendo da mesma frequência, quantia de GB e CL iguais, não há problemas. 

É claro que se puder colocar uma idêntica por via das duvidas é melhor. 

 

1* - não se compara desempenho por aí a fora, mesmo se fosse uma configuração idêntica a sua pode e vai apresentar diferenças de desempenho. 

2* - A configuração dele é totalmente diferente da sua. Não adianta comparar, qualquer critério cai por terra.

 

Recomendo segurar do jeito que está e arranjar um pouco mais de grana para poder fazer o Up.  

Você precisa de ambos, sugiro conseguir aumentar o orçamento e seguir ao menos a opção mais barata que citei..   

 

*Sua CPU também está abaixo do recomendado, mesmo se for jogar no mínimo ainda terá engasgos. Após ajeitar RAM e SSD seu próximo alvo será subir sua CPU...   

No seu caso, Dê preferência para o SSD primeiro.  Mas precisa adicionar 8gb de RAM posteriormente.

Além do que se já está sofrendo com HDD, logo ele vai te deixar na mão.

comprei uma memória de 8 gb, vou fazer o upgrade pra SSD posteriormente, mas adiantei logo a memória pra n ficar sem nada né. Pretendo vender meu cpu e inteirar um dinheiro pra comprar outro, acha que alguém vai comprar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!