Ir ao conteúdo

Melhor fonte para Placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite DDR4

Ir à solução Resolvido por JotaCF,

Posts recomendados

Postado

Galera, estou fazendo um upgrade no meu pc gamer, por falta de fps em jogos (principalmente se abro o discord junto) e vou trocar a minha placa-mãe velha por uma Placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite DDR4 e um processador AMD Ryzen 5 5600X. Qual a melhor fonte para utilizar com esses dois componentes?

Meu setup ficará:

Placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite DDR4;

Processador AMD Ryzen 5 5600x;

Placa de vídeo Nvidia GTX 1660 OC;

memória RAM 16gb DDR4 2666mhz (2 x 8gb);

HD 1tb Sata3;

SSD 240GB Sata3.

Atualmente minha fonte é uma 500W 80 Plus. Essa funcionaria tranquilamente ou é necessário uma melhor? Se sim, qual marca e modelo? Obrigada!

• Solução
Postado

@Jennifer Medeiros 500W é mais do que suficiente, ainda sobra bastante. é que esse modelo da PCYES é muito básico, recomendaria mais pra um pc com apenas gráficos integrados.

este modelo que indiquei da MSI além de possuir uma eficiência de energia melhor, tem um projeto mais robusto e adequado pro uso com placas de vídeo de entrada e até intermediárias.

ademais, recomendo o uso de um filtro de linha Clamper caso ainda não o tenha. caso use estabilizador, descarte e não use-o conectado no computador, ele mata a fonte do pc aos poucos.

• Amei 1
Postado

@JotaCF

Agradeço imensamente a aula sobre placa-mãe! Vou comprar essa que você indicou. 😃

Não sei se você sabe me responder a última dúvida. Fui mais a fundo e vi que meu HD é da SEAGATE BARRACUDA 1TB 3.5" SATA III, e o SSD é de 240 GB WD Green, SATA, Leitura: 545MB/s e Gravação: 465MB/s - WDS240G2G0A.

SSD tem espaço usado de 97,8 GB, com espaço livre de 125 GB. Já o HD tem espaço livre de 929 GB.

Um SSD de 480GB deixaria meu pc mais rápido no geral?

Postado

@lionlucas Oi, Lucas! Tudo bem? Obrigada pela resposta. Acabei criando outro tópico e também obtive resposta. 

Fui mais a fundo e vi que minha fonte é uma PCYes Spark 500W PFC Ativo 75+. Me falaram que 500W é mais do que suficiente, ainda sobra bastante. É que esse modelo da PCYES é muito básico, e é mais recomendada pra um pc com apenas gráficos integrados.

Esse é o modelo que estou pensando em comprar: https://www.kabum.com.br/produto/369657/fonte-msi-mag-a550bn-atx-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-entrada-bivolt-preto-306-7zp2a22-ce0

A pessoa que indicou disse que além de possuir uma eficiência de energia melhor, tem um projeto mais robusto e adequado pro uso com placas de vídeo de entrada e até intermediárias. 

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Jennifer Medeiros disse:

Olhei aqui e a fonte que tenho no meu pc é a PCYes Spark 500W PFC Ativo 75+.

Acho que essa tua fonte não é 80 plus.. nunca vi esse selo 75plus, sei nem se existe mesmo.

Pra essa tua config, uma de 450w já leva, mas pega essa de 550w pra dar mais folga. Pega pelo menos uma 80plus bronze, pfc ativo. Pesquisa tb sobre os componentes dela, se são de qualidade, etc.. Fonte é bom não economizar pra não passar raiva depois kk.

• Amei 1
Postado

@Andrey Soares são projetos que antigamente não atingiam o selo 80 plus e rebaixavam pra vender por um preço menor...

2 horas atrás, Jennifer Medeiros disse:

Um SSD de 480GB deixaria meu pc mais rápido no geral?

não, apenas teria maior margem pra armazenamento. hoje em dia compensa mais comprar os SSDs NVMe. por exemplo, esse aqui é um baratinho básico da WD:

https://www.kabum.com.br/produto/147640/SSD-480-gb-wd-green-pc-sn350-pcie-NVMe-leitura-2400mb-s-e-gravação-1650mb-s-wds480g2g0c

• Obrigado 1
Postado
4 horas atrás, Jennifer Medeiros disse:

Fui mais a fundo e vi que minha fonte é uma PCYes Spark 500W PFC Ativo 75+

Melhor trocar, a PCYES Spark é uma fonte de projeto ultrapassado ainda com regulação em grupo,  sendo assim inadequada para usar com placas e processadores modernos, recomendo que invista numa fonte moderna como a MSI MAG A550BN.

• Obrigado 1
Postado
8 minutos atrás, Tiberio disse:

Melhor trocar, a PCYES Spark é uma fonte de projeto ultrapassado ainda com regulação em grupo,  sendo assim inadequada para usar com placas e processadores modernos, recomendo que invista numa fonte moderna como a MSI MAG A550BN.

Perfeito! Obrigada, Tiberio!

Postado
1 minuto atrás, Jennifer Medeiros disse:

Perfeito! Obrigada, Tiberio!

De nada!

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

• Amei 1
Postado
55 minutos atrás, JotaCF disse:

@Jennifer Medeiros o SSD comum já é bem rápido pro uso do dia a dia. o NVMe só indicaria comprar se realmente precisasse de mais espaço, e como o preço tá atrativo, não faria sentido escolher o SSD padrão.

Compreendi! Muito obrigada novamente por todas as explicações, @JotaCF. Me ajudou demais! Abs.

Postado
53 minutos atrás, Tiberio disse:

De nada!

Lembre-se de jamais usar estabilizador, caso precise de proteção compre um bom filtro de linha como os da marca Clamper.

Beleza! Filtro de linha da marca Clamper eu tenho 🙌 Gratidão pelas recomendações! Abs.

• Curtir 1
Postado

@JotaCF Boa tarde! Estou reabrindo a discussão neste tópico porque finalmente chegou o dia que irei comprar todas as peças para fazer upgrade no meu atual pc e gostaria da sua opinião final:

Placa de vídeo manterei a que já possuo: Nvidia GTX 1660 OC;

Placa-mãe Gigabyte B550M Aorus Elite DDR4 (nova);

Processador AMD Ryzen 5 5600x (novo);

Fonte: Você me recomendou essa: MSI MAG A550BN, ATX, 550W, 80 PLUS Bronze, PFC Ativo, porém, vi que a MSI MAG A650BN, ATX, 650W, 80 PLUS Bronze, PFC Ativo está em promoção e praticamente o mesmo preço da que você me recomendou. Acha melhor essa A650BN para o meu setup?

memória RAM eu utilizava da HyperX 16gb DDR4 2666mhz (2 x 8gb) e quero mais velocidade, portanto, um amigo indicou (2 x 8gb) desse modelo: Memória Kingston Fury Beast Edição Especial, RGB, 8GB, 3600MHz, DDR4, CL17 DIMM, o que você acha? Realmente são boas ou você indicaria outras?

Grata desde já pela sua atenção!

Postado

@Jennifer Medeiros oi. pode comprar essa fonte de 650W sim, vale a pena visto que custa quase o mesmo.

sobre as memórias, sinceramente, eu não as compraria a não ser em promoção. as suas atuais são boas e devem ser decentes o bastante pra você subir a velocidade com overclock até pelo menos 3000mhz. o fato de ser dual channel é o mais importante! a performance não seria tão diferente.

veja que a ram de 3200mhz está bem mais interessante: LINK

mas se seu motivo é mais pela estética, será uma boa compra. o preço não está promocional, mas não é um absurdo.

PS: aqui neste teste pode observar o comparativo entre as RAMS de velocidade diferentes:

• Obrigado 1
Postado

@JotaCF

4 horas atrás, JotaCF disse:

@Jennifer Medeiros oi. pode comprar essa fonte de 650W sim, vale a pena visto que custa quase o mesmo.

sobre as memórias, sinceramente, eu não as compraria a não ser em promoção. as suas atuais são boas e devem ser decentes o bastante pra você subir a velocidade com overclock até pelo menos 3000mhz. o fato de ser dual channel é o mais importante! a performance não seria tão diferente.

veja que a ram de 3200mhz está bem mais interessante: LINK

mas se seu motivo é mais pela estética, será uma boa compra. o preço não está promocional, mas não é um absurdo.

PS: aqui neste teste pode observar o comparativo entre as RAMS de velocidade diferentes:

@JotaCF Comprei a fonte de 650W! 🥰

Sobre as RAMS, realmente achei desnecessárias serem RGB, tendo em vista que busco principalmente eficácia e claro, custo-benefício! Sendo assim, comprei as que você me indicou.

Muito legal o vídeo comparativo entre as RAMS!

Pessoas como você fazem a diferença neste fórum. Muito obrigada pela gentileza! Abraços!

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!