Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Alguém tem um modelo de um Contador de 0 a 9 feito com 13 LEDS NO ARDUINO UNO?

O modelo com display 7 segmentos já tenho. Vi uma montagem com 13 leds na placa,

há algum tempo atrás , mas, não estou encontrando. Obrigada🤩🥰

• Curtir 1
Postado

@Amanda Camapanelli     para usar LEDs comuns  para formar os dígitos de zero até nove , no Arduíno você pode usar a função

pinMode( 2 ,  OUTPUT ); // coloca o pinos em modo saIda

assim poderá colocar esses treze LEDs  em um formato de um display de 7 segmentos ,

1336996372_displaycom13leds2.thumb.png.3afdcdbbc5e4e1f083dd1d2741f9c6b5.png

e no código use aquela função para colocar todos os 13 primeiros pinos como saídas  , e depois colocar para acender os LEDs que formam determinado dígito ,  use as saídas ligando-as em cada led no positivo dele enquanto ligue todos os catodos dos LEDs juntos e no GND do Arduíno através de um resistor de 1k , 

como explicado nesse link 

https://www.bing.com/videos/search?q=posso+ligar+led+no+pino+0+do+arduino&docid=603551924269352068&mid=67CC4891F75AFB0A2D6567CC4891F75AFB0A2D65&view=detail&FORM=VIRE

• Curtir 1
Postado

@devair1010 Obrigadíssima pelo retorno, olha o problema é que não sei onde estou errando  no código, fiz até um código testando cada led , e todas funcionando, mas, na hora de rodar o contador , o código não dá erro, porém só acende as 4 primeiras leds, quebrando a cabeça desde sexta-feira.......sou iniciante em arduinos e nas pesquisas aparecem apenas com display 7 segmentos, assim com leds não encontro nada.😭😭

image.thumb.png.fca2d3769c203d6060ecd400a515fc2d.png

• Curtir 1
  • Membro VIP
  • Solução
Postado

Que tal algo como...

Ligue cada anodo [com resistor] numa saída. [ok já fez]

Crie uma tabela com os "desenhos" dos números

const int tabela[10]={	
	0b0101110111010, //"0"
	001010010101001, //"1"
	//..etc
}

e posicione bit a bit nas saídas

for (i=0;i<13;i++) digitalwrite(ledpins[i],(tabela[0]&1)>>i); //mostra "0"

😁

off.. sinistro.. tal como no real sou meio invisível no mundo virtual também... sem reações.. sem respostas e etc... apesar dos calos, me deu vontade desabafar 😁

@devair1010 👈 👏 😜

@Amanda Camapanelli   O chatgpt me falou a mesma coisa 😁🤪   quem chora mama kk

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!