Ir ao conteúdo

Notebook meio lento, o que melhorar?

Ir à solução Resolvido por Pedroou,

Posts recomendados

Postado

Olá tenho um notebook que ganhei usado, da marca Positivo modelo: Positivo Premium S6055 que possui 6GB de memória RAM, tipo de processador  Mobile Dual Core Intel Core i3-3217U, 1800 MHz (18 x 100), 2 núcleos, placa-mãe Positivo H14CU01 Socket 1023FGCB.

Eu já formatei e utilizo esse notebook apenas para estudar e fazer trabalhos da faculdade, porém mesmo assim considero ele lento ao iniciar, fui no gerenciador de tarefas e desativei todos os programas que inicializariam junto com o Windows além de ocultar os serviços do Windows e finalizar a tarefa de alguns processos que não eram importantes.

Utilizo o Panda Dome como Antivírus e o navegador que mais utilizo é o Edge, desativei os serviços da Microsoft office pois percebia que aumentava a porcentagem do disco e memória mostrada no gerenciador de tarefas.

Estou na dúvida se o Windows 10 está sendo pesado e causando essa certa lentidão e travamento ao iniciar o notebook, se seria o navegador...

Ou se seria o caso de comprar um SSD SATA com 450gb, aumentar a memória RAM (apesar de ser 6GB tem duas memórias uma com 4 e outra com 2gb), trocar o processador ou trocar o Windows e sair do 10 e tentar ir para o Windows 7 (Não lembro se já tentei e não deu certo, mas o Windows que veio no  notebook originalmente era o 8).

Se alguém aqui puder me dar alguma dica do que trocar, e avaliar essas especificações do meu notebook eu agradeço.

Captura de Tela (1).png

Captura de Tela (2).png

Captura de Tela (3).png

Captura de Tela (4).png

Captura de Tela (5).png

Captura de Tela (6).png

Captura de Tela (7).png

• Membro VIP
  • Solução
Postado

Seu problema em parte é o HD, com Windows 10 é lento mesmo. Recomendo trocar por um SSD.

Se você usa para estudo e trabalhos da faculdade, não precisa mais que o windows defender.

Se vai assistir algo em sites não confiáveis... o Kaspersky tem um sistema bom contra vírus.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado

Não sei, uso a Plus que tem VPN ilimitada e uso em até 5 dispositivos.

Mas ela já oferece proteção contra sites suspeitos, vale testar, afinal é de graça.

• Curtir 1
Postado

@bngomes Você quando instalou o SSD precisou remover o HD ou tinha espaço para instalar os dois? 

Um SSD de 250GB é suficiente ou na sua opinião é pouco?

@Pedroou Um SSD de 250GB é suficiente ou na sua opinião é pouco?

Postado
Em 08/04/2023 às 18:13, Astronema disse:

Você quando instalou o SSD precisou remover o HD ou tinha espaço para instalar os dois? 

Um SSD de 250GB é suficiente ou na sua opinião é pouco?

Depende muito do seu uso... se você não joga.. 256 tá de boa... Quanto ao espaço, provavelmente seu notebook não tem a porta M2 para instalar um nesse formato.. se o seu tiver CD, você pode tirar e usar um Caddy pra instalar o SSD..  mas se for igual o meu e não tiver.. ai só trocando o HD pelo SSD mesmo

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Se não vai baixar jogos e programas pesados, 250gb é mais que suficiente. A google tem o sistema de armazanamento da nuvem por 7,99 por mês, caso queira guardar arquivos maiores (vídeos por exemplo), também é interessante manter backup dos arquivos pessoas importantes.

Você também pode usar os 5gb grátis da google e mais os do onedrive, já é suficiente para muitas fotos e vídeos.

Quanto ao SSD, você pode fazer como dito acima, colocar um adaptador na entrada para CD (se tiver), ou só trocando o HD por um SSD 2,5", recomendo evitar o A400 da Kingston.

• Amei 1
Postado
16 horas atrás, Pedroou disse:

Se não vai baixar jogos e programas pesados, 250gb é mais que suficiente. A google tem o sistema de armazanamento da nuvem por 7,99 por mês, caso queira guardar arquivos maiores (vídeos por exemplo), também é interessante manter backup dos arquivos pessoas importantes.

Você também pode usar os 5gb grátis da google e mais os do onedrive, já é suficiente para muitas fotos e vídeos.

Quanto ao SSD, você pode fazer como dito acima, colocar um adaptador na entrada para CD (se tiver), ou só trocando o HD por um SSD 2,5", recomendo evitar o A400 da Kingston.

@PedroouObrigada por esclarecer, eu pago pelo serviço de nuvem da Google para deixar salvo na nuvem alguns cursos,fotos, livros e trabalhos da faculdade.

Eu comprei e instalei o SSD de 240GB da Kingston  SA400S37 e o notebook agora é outro de tão rápido,mais por que você recomenda evitar o SSD A400 da Kingston?

16 horas atrás, bngomes disse:

Depende muito do seu uso... se você não joga.. 256 tá de boa... Quanto ao espaço, provavelmente seu notebook não tem a porta M2 para instalar um nesse formato.. se o seu tiver CD, você pode tirar e usar um Caddy pra instalar o SSD..  mas se for igual o meu e não tiver.. ai só trocando o HD pelo SSD mesmo

@bngomesObrigada por esclarecer, eu acabei tirando o HD e colocando o.SSD no lugar e o SSD agora e outro de tão rápido que está.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
7 horas atrás, Astronema disse:

SSD A400 da Kingston?

Ele tem um defeito de fábrica, não sei se foi corrigido.

Segue:

Tente atualizar o firmware e monitore a saúde dele usando o Crystal Disk Info.

Pode ser que já tenha sido corrigido, não sei dizer. Todavia evito indicar justamente por não saber se ainda persiste a falha ou não.

Postado
3 minutos atrás, Pedroou disse:

Ele tem um defeito de fábrica, não sei se foi corrigido.

Teve alguns lotes dele que vieram com esse defeito de fábrica.

Tenho um notebook na firma com o A400 vai fazer 3 anos e nunca deu um problema, porém teve outro que não tinha jeito e tive que trocar, então vai de sorte.

Acredito que os novos já não tenham mais esse problema, mas se possível é melhor evitar mesmo, nunca se sabe.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...