Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, gente, eu uso esse ventilador a anos e só deixo na velocidade mais fraca. Esses dias ele parou e soltou cheiro ruim, diferente de queimado EU não consegui tirar aquele capacete ali. Me ajudem, o que devo observar pra consertar ele de forma autônoma, quais equipamentos preciso ter em mãos? 

ventilador.jpg

Postado

Olha atrás da hélice. Deve ter parafusos segurando a tampa. Deverá tirar a hélice para acessá-los. Provavelmente o capacitor vazou. Manda mais fotos da frente e a marca e o modelo.

Postado
1 minuto atrás, Mega Blaster disse:

Olha atrás da hélice. Deve ter parafusos segurando a tampa. Deverá tirar a hélice para acessá-los. Provavelmente o capacitor vazou. Manda mais fotos da frete e a marca e o modelo.

certo, acho que farei isso hoje ainda viu, me esperem pra me ajudarem

@Mega Blaster Se estas fotos não estiverem boas, tiro outras

IMG_20230404_180947770.jpg

IMG_20230404_180959773.jpg

IMG_20230404_181005913.jpg

IMG_20230404_181022445.jpg

17 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

certo, acho que farei isso hoje ainda viu, me esperem pra me ajudarem

@Mega Blaster Se estas fotos não estiverem boas, tiro outras

IMG_20230404_180947770.jpg

IMG_20230404_180959773.jpg

IMG_20230404_181005913.jpg

IMG_20230404_181022445.jpg

O Capacitor é este quadrado preto com fio preto e vermelho? Eu vi um vídeo em que um cara ensinou a consertar ventilador, ele abriu ali um saquinho ali de cor amarela meio beje, meio laranja, não sei a cor, dai lá de dentro ele tirou resistor e entrelaçou o fio desse resistor em outro fio lá acho, não deu pra ver direito, e o ventilador voltou a funcionar, o vídeo é este: 

27 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Olha atrás da hélice. Deve ter parafusos segurando a tampa. Deverá tirar a hélice para acessá-los. Provavelmente o capacitor vazou. Manda mais fotos da frente e a marca e o modelo.

Olha ai se você consegue identificar a marca e o modelo por estas fotos, não sei identificar marca e modelo. Se você conseguir identificar, me diga pra eu saber qual é a marca e o modelo

IMG_20230404_182159624.jpg

IMG_20230404_182216378.jpg

34 minutos atrás, Mega Blaster disse:

da pra postar vídeo nesse site? 

Postado

Olha a marcação da foto. Confirme se é queimado. Procure por descoloração acentuada na parte de trás do enrolamento. Se não for queimadura, troque o capacitor. Dá uma limpada para ver melhor.

Ventilador.thumb.jpg.3ebfb9255556257d191d89a35629604b.jpg

1 hora atrás, Álvaro Dínamo disse:

O Capacitor é este quadrado preto com fio preto e vermelho?

Sim.

ele tirou resistor e entrelaçou o fio desse resistor em outro fio

É um fusível. Pode ter sido isso também. Ele queima por ter muita correte que aumenta o calor. Pode estar faltando lubrificação, fica pesado e aumenta a corrente. Se sentir-se seguro, o vídeo está correto. Pode conseguir aquele fusível (esse tipo é também chamado de fusistor) em qualquer loja de eletrônica.

da pra postar vídeo nesse site? 

Sim, dá.

Postado

Olha a marcação da foto. Confirme se é queimado. Procure por descoloração acentuada na parte de trás do enrolamento. Se não for queimadura, troque o capacitor. Dá uma limpada para ver melhor.

Sim.

É um fusível. Pode ter sido isso também. Ele queima por ter muita correte que aumenta o calor. Pode estar faltando lubrificação, fica pesado e aumenta a corrente. Se sentir-se seguro, o vídeo está correto. Pode conseguir aquele fusível (esse tipo é também chamado de fusistor) em qualquer loja de eletrônica.

Sim, dá.

Segue as novas fotos, as presilhas estavam soltas, o papel parecia que tinha algo de queimado. No caso se for eu que for tentar a sorte ao consertar, quais ferramentas preciso ter em mãos? O que você acha ai que deve ser o problema através dessas fotos? 

IMG_20230404_195003578.jpg

IMG_20230404_195100636.jpg

IMG_20230404_195133470.jpg

IMG_20230404_195145510.jpg

IMG_20230404_195153004.jpg

IMG_20230404_195216875.jpg

IMG_20230404_195232748.jpg

IMG_20230404_195243568.jpg

IMG_20230404_195250135.jpg

32 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Sim.

Sim, dá.

por que sempre eu desligava o ventilador, esse capacete esquentava muito? E quando ele tá ligado ele nem tem essa quentura, só quando desliga. Sabe a razão disso?

Postado
8 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

papel parecia que tinha algo de queimado.

Veja na indicação da foto. O papel estava ali? O cobre está queimado? Isso indica superaquecimento. Pode estar com cobre queimado em curto-circuito e/ou o fusistor estar aberto. 

8 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

quais ferramentas preciso ter em mãos?

Um alicate de corte, chave philips. Acho que já tem ao que parece. Para isolar use o mesmo material que já tem nas conexões.

Ventilador.jpg

Postado
1 minuto atrás, Mega Blaster disse:

Veja na indicação da foto. O papel estava ali? O cobre está queimado? Isso indica superaquecimento. Pode estar com cobre queimado em curto-circuito e/ou o fusistor estar aberto. 

Um alicate de corte, chave philips. Acho que já tem ao que parece. Para isolar use o mesmo material que já tem nas conexões.

Ventilador.jpg

no que esta seta está apontando? O que devo observar aí? 

agora, Álvaro Dínamo disse:

Então, pra você o capacitor está parecendo estar saudável? 

3 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Ventilador.jpg

Pelas fotos anteriores, vesse que o papel estava 'cobrindo' esta parte que agora está descoberta e com fita isolante. O papel estava rasgado, só fiz puxar com uma leve pressão 

5 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

Pelas fotos anteriores, vesse que o papel estava 'cobrindo' esta parte que agora está descoberta e com fita isolante. O papel estava rasgado, só fiz puxar com uma leve pressão 

O material para isolar que você fala é essa fita preta isolante e esses canudos aí? (Parece um canudo)

6 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

O material para isolar que você fala é essa fita preta isolante e esses canudos aí? (Parece um canudo)

O Fusistor deve ser entrelaçado no cobre?  É porque no vídeo eu não vi no que o cara entrelaçou o fusistor, vou ver novamente o vídeo.

Postado
12 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

No cobre, parece queimado. Confirme.

É possível, mas não tenho como afirmar.

22 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

ele nem tem essa quentura, só quando desliga. Sabe a razão disso?

Está pesado. Precisa lubrificar as buchas. Essa é a provável causa do problema. Use óleo de máquina de costura para embeber o feltro, se ele ainda estiver. A maioria desses ventiladores usam bucha grafitada que acaba com o tempo. Ideal é trocá-las por novas e usar feltro novo.

2 horas atrás, Álvaro Dínamo disse:

consegue identificar a marca e o modelo

Sim, é um Mondial NV-61 6P

https://www.emondial.com.br/ventilador-de-coluna-mondial-black-premium-nv-61-6p/p

Se achar que consegue, ache aquele fusistor. Dá para medir com um multímetro. Deve poder continuar usando. Entretanto, avalie o preço de um novo.

Postado
4 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Está pesado. Precisa lubrificar as buchas. Essa é a provável causa do problema. Use óleo de máquina de costura para embeber o feltro, se ele ainda estiver. A maioria desses ventiladores usam bucha grafitada que acaba com o tempo. Ideal é trocá-las por novas e usar feltro novo.

https://www.emondial.com.br/ventilador-de-coluna-mondial-black-premium-nv-61-6p/p

Camarada, eu vou deixar pra o faz tudo que vez  ou outra faz serviço aqui onde moro. você acha que devo comprar algo pra já deixar aqui tipo o fusistor e mais alguma coisa? 

Postado
1 minuto atrás, Álvaro Dínamo disse:

devo comprar algo pra já deixar aqui tipo o fusistor e mais alguma coisa? 

Precisa saber o modelo do fusistor, das buchas, feltros ou o que tiver para embeber e o óleo para lubrificar. É interessante medir a resistência do enrolamento para determinar se não está aberta ou em curto.

Postado
5 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Precisa saber o modelo do fusistor, das buchas, feltros ou o que tiver para embeber e o óleo para lubrificar. É interessante medir a resistência do enrolamento para determinar se não está aberta ou em curto.

O que é embeber? Como consigo identificar o modelo os itens citados? Tem nome incrustado neles?  Qual aparelho usa para medir a resistência e o enrolamento? Há uma numeração, unidade de medida que diz que aquela medida significa que estes itens ai estão saudáveis? 

Postado
1 minuto atrás, Álvaro Dínamo disse:

O que é embeber?

Encharcar, umidecer, acrescentar líquido.

2 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

Como consigo identificar o modelo os itens citados?

Abrindo e olhando.

Tem nome incrustado neles? 

No fusistor, talvez, nas buchas, improvável. Considere comprar um novo. Pesquise os preços. As peças não são caras, mas tem a mão-de-obra e a qualidade do serviço. Se der errado, é um investimento perdido.

Postado

Se achar que consegue, ache aquele fusistor. Dá para medir com um multímetro. Deve poder continuar usando. Entretanto, avalie o preço de um novo.

O multímetro deveria estar em qual posição ou nome? Tenho um de cor amarela, aqueles simples.

7 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Encharcar, umidecer, acrescentar líquido.

Abrindo e olhando.

No fusistor, talvez, nas buchas, improvável. Considere comprar um novo. Pesquise os preços. As peças não são caras, mas tem a mão-de-obra e a qualidade do serviço. Se der errado, é um investimento perdido.

Se você tivesse um ventilador, de quanto em quanto tempo você lubrificaria ele?

Postado

Na escala de resistência entre 200 e 2.000 K, dependendo da resistência do enrolamento. Pode começar na mais baixa e ir subindo na escala até encontrar um valor, se não estiver aberta. Sem nenhum valor, indica que está aberta ou em curto. Se for isso ou em curto, não compensa arrumar.

Postado

Na escala de resistência entre 200 e 2.000 K, dependendo da resistência do enrolamento. Pode começar na mais baixa e ir subindo na escala até encontrar um valor, se não estiver aberta. Sem nenhum valor, indica que está aberta ou em curto. Se for isso ou em curto, não compensa arrumar.

Camarada, terminamos por aqui, foi muito conhecimento. Vou comprar é outro. Só me tire esta dúvida: De quanto em quanto tempo devo lubrificar o ventilador? Tipo, este meu ventilador durou tipo, uns 5 anos e só lubrifiquei 1 vez. E eu sempre uso somente no nível mais fraco de ventilação. Então o normal é que quando desligar o ventilador, o capacete dele não esteja quente e se estiver quente, deve-se ver a possibilidade de lubrificar?
Você acha que se deixar no ventilador no nível de ventilação médio pra forte, ele estraga mais rápido? 

Camarada, terminamos por aqui, foi muito conhecimento. Vou comprar é outro. Só me tire esta dúvida: De quanto em quanto tempo devo lubrificar o ventilador? Tipo, este meu ventilador durou tipo, uns 5 anos e só lubrifiquei 1 vez. E eu sempre uso somente no nível mais fraco de ventilação. Então o normal é que quando desligar o ventilador, o capacete dele não esteja quente e se estiver quente, deve-se ver a possibilidade de lubrificar?
Você acha que se deixar no ventilador no nível de ventilação médio pra forte, ele estraga mais rápido? 

Eu vou guardar o motor do ventilador para estudo, análise.

Postado
9 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

De quanto em quanto tempo devo lubrificar o ventilador?

Se usa de forma intensa (diariamente), de 6 em seis meses ou uma vez por ano. Vai depender do ressecamento e da qualidade do óleo.

10 minutos atrás, Álvaro Dínamo disse:

o capacete dele não esteja quente e se estiver quente, deve-se ver a possibilidade de lubrificar?

Desligue da tomada. Aguarde esfriar. Terá que abrir para lubrificar bem.

nível de ventilação médio pra forte, ele estraga mais rápido?

Em teoria, sim. Gira mais rápido, gasta as buchas mais rápido. Mas se estiver bem lubrificado, não fará muita diferença. Use de acordo com seu conforto e bem estar. Não se preocupe muito com isso. Apenas usufrua.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...