Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo bom?

Seguinte, estou querendo fazer um upgrade no meu processador, atualmente uso um Ryzen 6 1600. Tinha pensado em pegar um Ryzen 7 5700X. Contudo, minha MB é uma ASUS EX-A320M e pelo que eu andei lendo, se atualizar a BIOS vai até funcionar, mas não compensa um Ryzen 7 nessa placa.
Sendo assim, qual processador os amigos sugerem? Trocar de MB está fora de questão porque vou investir também numa placa de vídeo nova. Seria mesmo só o upgrade do processador para durar aí mais uns anos com uma placa de vídeo mais atualizada que a minha (tenho uma RX 580 Red Devil).

Valeu!

Postado

sim as a320 sao bem ruims pega uma b550 porque ai você não vai ter que trocar de novo a placa-mãe ela vai durar uns 5anos exemplo b550 tuf gaming e b550 ds3h

Postado

Boa noite. Qual processador você tem atualmente? Não vejo nenhum problema na sua placa que te impeça de por um Ryzen 7 5700X, além de ela ser uma placa aparentemente bem construída, tem dissipador no VRM e tal, o 5700X é um processador bastante eficiente, e é limitado a apenas 65W, o mesmo TDP de um Ryzen 5 5600/5600X, então não vai ter muita diferença para o placa-mãe.

• Curtir 1
Postado
2 minutos atrás, Diego Filipini disse:

@GuilhermeGB Atualmente estou com um Ryzen 5 1600. Nada a reclamar dele, só queria aproveitar uma grana para dar um upgrade mesmo.

Você já teria um ganho bastante expressivo com um Ryzen 5 5600, por causa da sua placa de vídeo não veria aumento de FPS em todos os jogos, mas teria melhor estabilidade (mínimas mais altas). Atualmente existem poucos jogos que vão se aproveitar dos núcleos a mais do 5700X, na maioria deles o desempenho dos dois (5600 e 5700X) será quase idêntico, mas se você pretende manter esse novo processador por alguns anos, então será interessante pegar o Ryzen 7. Se o orçamento for limitado, o 5600 ainda é uma boa.

Também observo que esses processadores mais novos funcionam melhor com memórias de 3200MHz ou mais. Os primeiros Ryzen não costumavam ficar estáveis com frequências desse nível, então é provavel que você tenha RAM de 2666MHz ou algo próximo. Se você tiver, sugiro trocar para não acabar limitando o potencial do novo processador em algumas situações. E não se preocupe com a placa-mãe, a controladora de RAM fica no processador, e é basicamente ele que determina a compatibilidade com as frequências de RAM. De vez em quando acontecem bugs de compatibilidade entre placa-mãe e RAM que poderiam interferir nisso, mas é bem raro.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB Pelo que vi, realmente compensa abrir mão do Ryzen 7 e pegar o 5. São R$400,00 reais de diferença que eu posso então trocar a memória, que você acertou sobre os 2666MHz! hahaha...
E a placa de vídeo eu tava pensando em dar uma chutada de balde. Achei uma Red Devil RX 6700XT nova num preço "bom". Vai dar gargalo? Provavelmente, mas vida que segue!

Valeu!

Postado
9 minutos atrás, Diego Filipini disse:

@GuilhermeGB Pelo que vi, realmente compensa abrir mão do Ryzen 7 e pegar o 5. São R$400,00 reais de diferença que eu posso então trocar a memória, que você acertou sobre os 2666MHz! hahaha...
E a placa de vídeo eu tava pensando em dar uma chutada de balde. Achei uma Red Devil RX 6700XT nova num preço "bom". Vai dar gargalo? Provavelmente, mas vida que segue!

Valeu!

Sim, também acho que vale a pena ficar no 5600 por enquanto. A RX 6700 XT é uma excelente placa, e vai fazer uma combinação muito boa com o Ryzen 5.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: Aprenda a Ler Resistores e Capacitores

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!