Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um M.2 NVMe ou dois SSDs


pcb66
Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Salve, pessoal. Tudo na paz?

 

Meu SSD Asgard AN 3.0 M.2 NVMe 1 TB, com 9 meses de uso, morreu sem se despedir. Não sei se porque o produto era de baixa qualidade (acho estranho, afinal, eles dão 5 anos de garantia) ou se foi alguma combinação de hardware que danificou ele (também não sei se faz sentido, mas vi muitas pessoas com máquinas semelhantes à minha tendo problemas de tela azul e SSD indo pras cucuías).

 

Por causa disso, fiquei inseguro de deixar sistema e arquivos num mesmo SSD (mesmo que em partições separadas).

 

Minhas dúvidas:

 

Vale mais a pena eu pegar um M.2/NVMe de uns 256GB só pra sistema e outro SATA III de 2,5" de 512GB ou 1TB pra arquivos e jogos? Ou sinceramente não faz diferença, M.2 e SATA III de 2,5" tem mesmo risco/durabilidade?

 

A diferença de desempenho entre um NVMe Gen3x4 e Gen4x4 é perceptível no uso por meros mortais?

 

Quais marcas/modelos esquentam menos? Porque moro num lugar muito quente. Por exemplo, mesmo com ar-condicionado no 22ºC, meu Western Digital SN550 de 250GB fica em 47ºC (notebook usando suporte) enquanto o Netac SATA III fica em 36ºC.

 

Tchaubrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 minutos atrás, pcb66 disse:

A diferença de desempenho entre um NVMe Gen3x4 e Gen4x4 é perceptível no uso por meros mortais?

Não, eu uso ele no adaptador PCIE pois minha placa não tem slot para M.2. Vai ganhar 3 ou 4 segundos no tempo de ligar, e nada mais.

Recomendo você pegar um NVMe como o Kingston Nv2, Adata Falcon, Adata XPG SX6000 256gb lite para o windows e algumas aplicações e um SSD 2,5 para jogos e demais.

5 minutos atrás, pcb66 disse:

Por causa disso, fiquei inseguro de deixar sistema e arquivos num mesmo SSD

Arquivos de trabalho, faculdade, documentos pessoais (fotos) é bom manter um backup (Google tem planos de 1tb de armazendando por 6,99 ou 7,99/mês).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, pcb66 disse:

Vale mais a pena eu pegar um M.2/NVMe de uns 256GB só pra sistema e outro SATA III de 2,5" de 512GB ou 1TB pra arquivos e jogos? Ou sinceramente não faz diferença, M.2 e SATA III de 2,5" tem mesmo risco/durabilidade?

 

 

diferenca existe.. SSD sata e NVMe tem velocidades diferentes, eu usava essa solucao ate esse ano, era um NVMe de 250gb para windows e programas e outro SSD sata de 1tb para jogos.. depois de alguns testes e tendo um slot pci-e x16 livre na minha placa-mãe decidi vender o SSD sata q tinha e comprei um NVMe de 1tb pra usar nesse adaptador e mesmo funcionando em pci-e 2.0, apresenta nada menos q o dobro da velocidade do SSD sata q tinha antes.. pra jogos, maquinas virtuais q é o meu caso, mudou bastante.. fora a praticidade de não ter cabos conectando nada, o adaptador é uma placa q vai conectada no slot pci-e e nada mais

 

então eu pelo menos recomendo essa possibilidade

 

41 minutos atrás, pcb66 disse:

Quais marcas/modelos esquentam menos? Porque moro num lugar muito quente. Por exemplo, mesmo com ar-condicionado no 22ºC, meu Western Digital SN550 de 250GB fica em 47ºC (notebook usando suporte) enquanto o Netac SATA III fica em 36ºC.

 

 

em notebook, vai esquentar mesmo, não tem como escapar disso.. agora eu pelo menos uso atualmente 2 da samsung no meu pc de mesa comum e eles em idle sempre estão entre 39 ou 41 graus.. foi algo q me surpreendeu, ja q o meu samsung 970 evo plus q possuia antes esquentava absurdos.. enfim, talvez seja porque melhorei a circulacao de ar interna no meu pc colocando coolers com maior fluxo de ar e pressao estática, ou se os ssds sao melhorados nesse quesito.. não uso dissipadores no principal, apenas no adaptador onde está o NVMe de 1tb.. enfim

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@pcb66 Boa tarde

 

Você pode pegar dois SSD do tipo sata mesmo e por em raid1 se o que você guarda nele são coisas importantes.

Por isso que prefiro HD tradicional para colocar arquivos importantes

HD quando da defeito, fazendo barulho, travando na maioria das vezes você ainda consegui recuperar algo, agora SSD quando da problema é igual um copo que cai no chão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

colocar em RAID é algo bom quando se precisa de ganho de velocidade para ler/gravar arquivos... 4 bits de cada Byte vai para cada HD e tudo fica muito mais veloz... mas se perder 1 HD, perde-se tudo que está nos 2 HDs... absolutamente nada será recuperado...

 

não existe backup perfeito... pode cair um raio onde está o desktop e tudo vai pro espaço... mesmo que você passe para o papel os arquivos que possibilitem isso, até o papel pode pegar fogo ou se deteriorar com o tempo por diversas causas... ou seja, não existe perfeição, mas é possível minimizar os danos que poderia acontecer no caso de 1 HD dar pane, é tendo outro HD de backup... tudo que está em 1 HD você teria que manter atualizado no outro, constantemente... esse é o melhor caminho doméstico...

 

utilizar backup na nuvem é também uma possibilidade, mas você precisará de acesso a internet para recuperar algo... nada impede de um raio cair na "nuvem" e perder os arquivos que estão lá... agora, coincidir de perder lá e cá ao mesmo tempo é muito difícil de ocorrer... ou seja, está seguro, mas o custo será eterno... é como comprar um apto e ficar pagando as taxas de condimíio, como se fosse um eterno aluguel !!!

 

minha sugestão é ter 1 ou mais HDs para backup de tudo e aquilo que for extremamente importante, ter 2 backups... imagine o desenvolvimento de uma tese, com alguns anos de pesquisas, perder o original e o backup ??? e isso não é difícil de ocorrer porque em algum instante você precisará conectar o backup na mesma máquina para atualizar os arquivos e se você for azarado, um pico de tensão pode transformar seu longo trabalho em fumaça... nesse caso, backup do backup passa a ser muito importante, mas isso é caso extremo...

 

Sei de um caso em que uma loja de eletrodomésticos perdeu toda a sua contabilidade e controle de pagamentos dos seus clientes porque não tinha backup... lá pelos anos 1990... ela não sabia quem devia, quantas prestações faltavam, valores, que não estava em dia com os pagamentos mensais e nem o quanto ela própria devia... imagina o estrago !!!

 

PCB66 - "Vale mais a pena eu pegar um M.2/NVMe de uns 256GB só pra sistema e outro SATA III de 2,5" de 512GB ou 1TB pra arquivos e jogos" .. se possível, pegue um NV2 de 1 TB e quando der, um HD interno ou externo de 1 ou 2 TB... a diferença de preço entre 256 e 1 TB não é táo grande assim... já um NV2 de 2 TB a diferença é absurda... nem pensar... agora, um HD externo de 1 ou 2 TB a diferença é pouca também... compensa mais 1 de 2 TB...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
13 horas atrás, Elmo disse:

colocar em RAID é algo bom quando se precisa de ganho de velocidade para ler/gravar arquivos... 4 bits de cada Byte vai para cada HD e tudo fica muito mais veloz... mas se perder 1 HD, perde-se tudo que está nos 2 HDs... absolutamente nada será recuperado...

 

não existe backup perfeito... pode cair um raio onde está o desktop e tudo vai pro espaço... mesmo que você passe para o papel os arquivos que possibilitem isso, até o papel pode pegar fogo ou se deteriorar com o tempo por diversas causas... ou seja, não existe perfeição, mas é possível minimizar os danos que poderia acontecer no caso de 1 HD dar pane, é tendo outro HD de backup... tudo que está em 1 HD você teria que manter atualizado no outro, constantemente... esse é o melhor caminho doméstico...

 

utilizar backup na nuvem é também uma possibilidade, mas você precisará de acesso a internet para recuperar algo... nada impede de um raio cair na "nuvem" e perder os arquivos que estão lá... agora, coincidir de perder lá e cá ao mesmo tempo é muito difícil de ocorrer... ou seja, está seguro, mas o custo será eterno... é como comprar um apto e ficar pagando as taxas de condimíio, como se fosse um eterno aluguel !!!

 

minha sugestão é ter 1 ou mais HDs para backup de tudo e aquilo que for extremamente importante, ter 2 backups... imagine o desenvolvimento de uma tese, com alguns anos de pesquisas, perder o original e o backup ??? e isso não é difícil de ocorrer porque em algum instante você precisará conectar o backup na mesma máquina para atualizar os arquivos e se você for azarado, um pico de tensão pode transformar seu longo trabalho em fumaça... nesse caso, backup do backup passa a ser muito importante, mas isso é caso extremo...

 

Sei de um caso em que uma loja de eletrodomésticos perdeu toda a sua contabilidade e controle de pagamentos dos seus clientes porque não tinha backup... lá pelos anos 1990... ela não sabia quem devia, quantas prestações faltavam, valores, que não estava em dia com os pagamentos mensais e nem o quanto ela própria devia... imagina o estrago !!!

 

PCB66 - "Vale mais a pena eu pegar um M.2/NVMe de uns 256GB só pra sistema e outro SATA III de 2,5" de 512GB ou 1TB pra arquivos e jogos" .. se possível, pegue um NV2 de 1 TB e quando der, um HD interno ou externo de 1 ou 2 TB... a diferença de preço entre 256 e 1 TB não é táo grande assim... já um NV2 de 2 TB a diferença é absurda... nem pensar... agora, um HD externo de 1 ou 2 TB a diferença é pouca também... compensa mais 1 de 2 TB...

Bom dia 😊

 

Raid você só perde tudo se estiver em "Raid 0" (desempenho) agora se você montar "Raid 1" (redundância) ou "Raid 5" (redundância) ou " Raid 10" (redundância e desempenho) se um disco falhar você não perde nada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grato pela explicação, Edvaldo... não me aprofundei no tema, portanto sei pouco... quando se falava em RAID, lá no começo da coisa, os bytes eram divididos e havia um bom ganho de velocidade para ler e gravar arquivos, inclusive no boot, porque tudo era lento... quando surgiram as NAS, logo no início da coisa (também) eu adquiri uma para colocar backups de filmes e tinha que ter hds iguais e era RAID 0... não sabendo manipular o tema, perdi os filmes que estavam em 1 HD, quase 1 TB... nunca mais quis saber de RAID, nem aquele produto de nome RAID repelente de insetos... rsrsrs...

 

Hoje, com SSD como boot ou NV2, nem vou mais me preocupar com isso... mas saber não ocupa espaço e então agradeço pela correção...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!