Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual melhor posição pros fans e em qual sentido deixar elas?


Posts recomendados

Bom dia pessoal!

 

Tenho um gabinete da Nox (link) que vem com 2 fans padrão, um na parte traseira e outro na frontal. Comprei um kit de 3 fans com controlador e estou em dúvida em qual das posições colocar elas, e se deixo tirando o ar do gabinete ou puxando.

 

Sobre o gabinete, ele tem os seguintes locais de fan:

Refrigeração de Ar:
- Frontal: 3x120mm (1x incluída)
- Traseira:1x120mm (incluída)
- Topo: 1x120mm (não incluída)
- Compartimento PSU: 2x120mm (não incluídas)

 

Não sei se influencia em algo mas segue as especificações do pc:

Gigabyte Aorus B550 Elite

Ryzen 5 5600g

2x 8GB ram

Mance Thunder 500W

Kingspec 512gb M.2.

 

Qual seria  melhor posição para colocar eles? E quantos e quais eu deveria deixar puxar/tirando o ar?

 

Edit: Os fans que comprei são de 120mm de 4.2W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@David Maxwell O ideal é sempre seguir o fluxo natural do ar, ou seja, o ar precisa resfriar de baixo para cima o PC, onde a entrada de ar será por uma das laterais e/ou por baixo (Ar Frio) e sairá por cima e/ou pelo outro lado do gabinete (Ar quente). A explicação se deve a dilatação que ocorre na matéria, todo material quando aquecido aumenta seu tamanho, isso altera sua densidade, pois o calculo da densidade leva em consideração o Volume (tamanho) e o Peso (que não se alterou), consequentemente, se o material dilata, se torna menos denso e tende a subir. Tem esse exemplo abaixo que explica melhor (Fonte: Tópico do CdH)

image.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alexsandro Krzj Ótima explicação! Meu gabinete não tem o suporte pra fan lateral, e como terei 5 fans, eu deveria dar prioridade para tirar o ar quente ou puxar o ar frio?

 

image.png.90619beaa60465509b658ff4eebe6d25.png

 

esse é o sistema de ar do gabinete, divulgado pela própria empresa.  A entrada e saída da parte inferior esquerda, é o local da fonte. Sendo assim, eu deveria deixar as 3 na frente puxando o ar, e duas em cima tirando ? Se eu deixar duas na frente e colocar mais uma em baixo, teria problema ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
1 hora atrás, Pedroou disse:

Ou 3 na frente jogando ar para dentro, 1 topo e uma traseira tirando ar para fora.

Na parte de baixo você não vai colocar. Se colocar em baixo, vai ficar puxando ar quente da fonte.

Seu gabinete tem a frente fechada, então vai ter um fluxo de ar ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, David Maxwell disse:

 

 

image.png.90619beaa60465509b658ff4eebe6d25.png

 

 

Esse esquema sugerido é esquema ideal, porém o seu gabinete tem a frente fechada, tornando os fans da frente ineficientes, rode um jogo e veja temperatura, remova a frente do gabinete e meça de novo.

 

Então tem que experimentar, mesmo que no topo seja recomendado colocar os fans como saída - a mencionada termodinâmica; pode ser que no seu caso fique mais eficiente colocar os fans de entrada ali.

 

Nem sempre a regra geral é a melhor opção, vide este teste feito com um gabinete tipo o seu, frente fechada  - Daeyang Case Lucio (Coreia do Sul):

 

Casey-by-case.jpg

 

E também, encher o gabinete de fans não adianta muito, isso se não adiantar nada.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@1lokos Entendi! De fábrica ele já vem com um na frente, e apesar de ter um espaço de uns 2cm entre a parte que o fan fica colado e a frente, acho q n muda muita coisa.  Eu tava pensando em seguir a sugestão da fabricando, com exceção do fan de cima que fica na frente, ele eu colocaria também pra saída de ar. Dessa forma ficando 2 em cima e 1 na traseira pra saída, e 2 na frente meio/baixo para entrada. Li em alguns lugares que a saída de ar quente é mais importante que a entrada de ar frio, mas não sei se procede

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!