Ir ao conteúdo

É possível criar rede mesh com roteadores diferentes?

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Pessoal tudo bem?

Estou com um problema de sinal de wi-fi na minha residência, o modem fica localizado no meu quarto e o sinal não chega direito nos outros cômodos, como tenho 2 roteadores antigos aqui, fiz eles de repetidores e coloquei um na sala e outro na cozinha, o da sala pegando o sinal do modem e o da cozinha pegando o sinal do roteador da sala, até que deu certo, mas ai acontece uma coisa que está me incomodando, quando eu vou para algum desses cômodos e depois retorno para meu quarto, os celulares não entram no wi-fi do quarto, mesmo com sinal baixo ficam conectados ou no roteador da sala ou da cozinha, a um tempo atrás tinha visto algo sobre rede mesh para não ter esse tipo de problema, ai minha dúvida, é possível criar uma rede mesh com roteadores diferentes? Caso não, tem alguma outra solução para esse meu problema?

• Curtir 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, MouraFox disse:

é possível criar uma rede mesh com roteadores diferentes?

Só se eles usarem o mesmo protocolo. Do contrário não funciona. Enquanto tiver sinal, vai ficar pendurado, por menor que seja. A tecnologia Mesh é baseada em protocolo e é ele que gerencia a transição. Forma uma rede única expandida.

EDIT:

Tem uma possibilidade que pode ajudar. Marca os 2 routers como AP's, desabilita o DHCP, muda o IP de acesso a eles (Tem que ser diferente), e muda o nome das SSID. Ex.: Router principal: REDE, router 2: REDE_1 e no 3° REDE_3. Talvez na transição desapega e conecta no sinal mais forte. Quanto mais longe um do outro, mais fácil vai reconectar no sinal mais forte.

Postado

@Mega Blaster Eu ativei neles o WDS para conectar na internet do outro, dessa forma, Sala conectado no Modem e Cozinha conectado na Sala, estão com o DHCP desativados e IPs diferentes, cada um com seu SSID distinto e senha distinta. Mas as vezes com 2 pontos de sinal o celular continua conectado, no caso desse lance de protocolo eu não consigo configurar os roteadores no mesmo protocolo?

Postado
5 minutos atrás, MouraFox disse:

não consigo configurar os roteadores no mesmo protocolo?

O protocolo vem neles de fábrica. Vou ver se tem como mudar.

Postado

@Mega Blaster Ok, já te agradeço pela ajuda mano.

Aproveito para marcar o @arfnetoque já me ajudou muito em outra oportunidade, nas configurações dos meu roteadores, para evitar perdas de qualidade da internet e já havia acompanhado algo sobre rede mesh que ele havia explicado mas não sei se pode ser aplicado no meu caso.

Postado
23 minutos atrás, MouraFox disse:

Mas as vezes com 2 pontos de sinal o celular continua conectado

Quanto mais longe um do outro, mais fácil a transição. Tem como afastar mais? Consegue ligar por cabo?

Postado

@Mega Blaster Então o da cozinha não da para mudar muito pois tenho poucos pontos com tomada, o da sala eu consigo deixar no centro da dela, infelizmente por cabo não consigo por isso pensei no repetidor de sinal.

Postado
40 minutos atrás, Mega Blaster disse:

O protocolo vem neles de fábrica. Vou ver se tem como mudar.

Não tem como mudar. Os protocolos são proprietários. A única chance é se, por acaso, as diferentes marcas usam o mesmo, o que é muito difícil. Por isso que uma rede mesh só funciona bem com todos iguais.

Postado

@Mega Blaster Ah sim entendi, bem, por enquanto vou manter dessa forma, fazer o que kkkkk n da pra investir numa rede mesh agora e mesmo se desse n acho que 2 roteadores mesh iriam resolver meu problema kkkkk

Postado
48 minutos atrás, MouraFox disse:

mesmo se desse n acho que 2 roteadores mesh iriam resolver meu problema

Errado, resolveriam sim. Apenas custos. Nada mais.

• Membro VIP
Postado

Distanciar os participantes do WDS vai diminuir a largura de banda entre eles. Como você tem um após o outro, a perda na ponta se torna alta. Lembre que roteadores antigos tendem a fazer 1×1 e isso causará grande impacto nos fluxos interdependentes.

Postado

@alexandre.mbm

6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Lembre que roteadores antigos tendem a fazer 1×1 e isso causará grande impacto nos fluxos interdependentes

Não entendi muito bem essa parte, pode explicar melhor por favor?

• Membro VIP
Postado

Três antenas externas podem estar alocadas a bandas diferentes, ou fazer o MIMO — na prática, outro nome para ir além do 1×1.

@MouraFox, o motivo da risada foi seu espontâneo preconceito tecnológico. Essa terminologia que estou usando, fui conhecer somente muito recentemente, mas as tecnologias começaram a aparecer já faz anos.

Inicialmente Wi-Fi veio para promover inclusão. Logo passou a ser sofisticação.

Em 21/04/2023 às 10:40, Mega Blaster disse:

Não tem como mudar. Os protocolos são proprietários. A única chance é se, por acaso, as diferentes marcas usam o mesmo, o que é muito difícil. Por isso que uma rede mesh só funciona bem com todos iguais.

Contudo, existe a seguinte leitura a considerar:

– Roaming de rede Wi-Fi com 802.11k, 802.11r e 802.11v no iOS, iPadOS e macOS

No rodapé tem algumas referências.

A fabricante TP-Link também se insinua como se estivesse apenas obedecendo a padrões:

– O que é Roaming (Fast Roaming)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...