Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu processador não atinge o clock máximo dele!


Posts recomendados

Olá meu amigos! Preciso de uma ajuda! sou um pouco leigo na questão de overclock e afins. Mas o seguinte tenho um Ryzen 7 5700g e uma placa-mãe ASUS prime b450 BR e quando eu olho na BIOS sempre o clock está em 4.3 E na descrição do fabricante do processador o clock máximo dele é 4.6 porém mexendo na BIOS já tentei de todas as formas e não consegui colocar o processador para atingir o clock máximo dele que tem na descrição do fabricante que é 4.6 alguém pode me ajudar? Não acho nada no YouTube e como setar o clock dele fixo ou para atingir esse clock máximo quando necessário! Quando uso o msi sempre mostra que está em 4.3 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ericojuniorfc Olá amigo, tudo bem?

 

Vamos por partes..

 

Primeiramente, o Ryzen 7 5700g tem um clock base de 3.8GHz ou seja, essa é a velocidade padrão de funcionamento do CPU, porém, ele conta com um clock boost (Max Turbo) de 4.6GHz, essa não será a velocidade padrão "fixa" de funcionamento do CPU.

 

Dito isso, vamos esclarecer o que de fato é são os Boost Clocks: É o valor máximo de operação que o processador pode operar, mas esse modo de operação do CPU é ativado automaticamente quando necessário, ou seja, o próprio processador avalia a necessidade de aumentar o clock e assim o faz. Basicamente, esse sistema permite ao processador entrar em um modo de overclock automático, superando a sua velocidade base normal e dessa forma, melhorar a performance em situações específicas por um tempo específico também.

 

A questão é que você não escolhe a velocidade do boost, pois quando o sistema perceber que poderia ganhar mais clock, ele fará uma verificação da temperatura do chip e caso haja margem nos valores de temperatura para executar o boost, o processador vai subir seu clock até onde puder naquele momento.

 

Resumindo... a ativação do Turbo Max ou Boost Clock do CPU vai depender de dois fatores: a necessidade de aumentar a velocidade e da possibilidade de fazer isso levando em conta a margem de temperatura em que estará atuando.

 

Sobre alterar via BIOS, o que você está querendo é executar um overclock permanente na velocidade BASE do seu CPU, nesse caso, não importa se ele informa que é capaz de chegar a 4,6GHz, pois estará fazendo isso sobre o clock base dele (que seria 3.8GHz originalmente).

 

Particularmente, não recomendo overclocks de CPU sem um conhecimento básico ao menos, são coisas um pouco complexas de se executar e manter a performance sem problemas. Eu não faço overclock e não tenho segurança em explicar como faze-lo, se alguém quiser lhe ajudar nessa questão, fique a vontade.

 

O intuito do meu post é apenas esclarecer essa questão do Ryzen 7 5700g ter a capacidade de atingir 4.6GHz e acho que consegui explicar.

 

Segue link para maior esclarecimento: Como funciona o turbo de processadores? Entenda a tecnologia nos chips.

 

Espero ter ajudado de alguma forma.

Abraços!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!