Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Meu processador não atinge o clock máximo dele!


Posts recomendados

Olá meu amigos! Preciso de uma ajuda! sou um pouco leigo na questão de overclock e afins. Mas o seguinte tenho um Ryzen 7 5700g e uma placa-mãe ASUS prime b450 BR e quando eu olho na BIOS sempre o clock está em 4.3 E na descrição do fabricante do processador o clock máximo dele é 4.6 porém mexendo na BIOS já tentei de todas as formas e não consegui colocar o processador para atingir o clock máximo dele que tem na descrição do fabricante que é 4.6 alguém pode me ajudar? Não acho nada no YouTube e como setar o clock dele fixo ou para atingir esse clock máximo quando necessário! Quando uso o msi sempre mostra que está em 4.3 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ericojuniorfc Olá amigo, tudo bem?

 

Vamos por partes..

 

Primeiramente, o Ryzen 7 5700g tem um clock base de 3.8GHz ou seja, essa é a velocidade padrão de funcionamento do CPU, porém, ele conta com um clock boost (Max Turbo) de 4.6GHz, essa não será a velocidade padrão "fixa" de funcionamento do CPU.

 

Dito isso, vamos esclarecer o que de fato é são os Boost Clocks: É o valor máximo de operação que o processador pode operar, mas esse modo de operação do CPU é ativado automaticamente quando necessário, ou seja, o próprio processador avalia a necessidade de aumentar o clock e assim o faz. Basicamente, esse sistema permite ao processador entrar em um modo de overclock automático, superando a sua velocidade base normal e dessa forma, melhorar a performance em situações específicas por um tempo específico também.

 

A questão é que você não escolhe a velocidade do boost, pois quando o sistema perceber que poderia ganhar mais clock, ele fará uma verificação da temperatura do chip e caso haja margem nos valores de temperatura para executar o boost, o processador vai subir seu clock até onde puder naquele momento.