Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

comprei 3 fans deste aqui e tenho um adaptador de 4 pinos com 3 entradas pra eu conectar os 4 pinos das fans diretamente na entradas sys_fans da placa-mãe,  vão funcionar tranquilo sem sobrecarregar minha placa-mãe? https://www.pichau.com.br/ventoinha-cooler-master-sickleflow-120-mfx-b2nn-18npk-r1?gclid=Cj0KCQjwu-KiBhCsARIsAPztUF3ssjPUiykXY_3Uc7ZsnrMQT-IzvxFziAi6NA2goYdWadP8U25zQrMaAn4JEALw_wcB

minha config:

fonte corsair cv 550 80 plus bronze 550W

GTX 1650 4gb

8x2 16gb memória RAM corsair 3200mhz

amd Ryzen 5 5600

b450m DDR4

sdd 240gb HD 1tb

Postado

Cada fan deste consome 0,15 Amperes, verifique no manual se é especificado a corrente máxima suportada pelo SYS_FAN.

Se não estiver especificado considere 1 Ampére. Então até 4 fans por conector é seguro

Postado

@1lokos sim, eu não achei aqui as especificações sobre isso, mas eu tenho um adaptador de 4 pinos que irei conectar na sys_fans juntamente os 3 coolers nele encaixado e aí tive essa dúvida se era tranquilo 

• Moderador
Postado

POST EDITADO

Acabei postando uma resposta aqui que era pra outro tópico.. 😅

Mas já que fiz isso, vou aproveitar para tentar auxiliar.

Seguinte, a sua placa-mãe possui 1 conexão SysFan, não acho bacana conectar muitos fans em um só conector, pois isso pode gerar problemas na funcionalidade das ventoinhas, as vezes girando mais devagar do que deveriam.

O que recomendo é que utilize um Splitter PWM como esse: ADAPTADOR MOLEX PICHAU 4XFANS 24CM, PCH-MOLEX.

Nesse caso, o adaptador vai conectado diretamente na fonte via cabo Molex e as fans conectadas no adaptador.

Abraço!

• Moderador
Postado
agora, g1910pp disse:

@guilherme_dr ? não entendi 

Olá, peço desculpas pelo post anterior a edição.. acabei postando nesse tópico quando era para postar em outro.

Mas já editei o meu primeiro post com a indicação para o seu caso.

Abraço!

Postado

@guilherme_dr ah sim, sem problema! 

então, eu já tenho conectado na minha fonte dois coolers também, aí não quero sobrecarregar ele mais com mais 3 que comprei, como eu já tenho o adaptador pra colocar na sys da placa-mãe, ia colocar por lá mesmo mas queria saber se daria algum problema 

• Moderador
Postado
14 minutos atrás, g1910pp disse:

@guilherme_dr positivo, mas eu fazendo desse outro jeito não teria problema também? 

Teoricamente você não teria problemas, pois cada cooler desse modelo tem uma corrente de 0,15A e normalmente conexões SysFan são para até 1A, ou seja, no seu cado 3x 0.15 = 0.45A.

Porém não consegui encontrar no manual online da sua placa-mãe a especificação exata do conector SysFan.

• Obrigado 1
Postado

Uma solução melhor que o cabo splitter SATA é um HUB com conexão PWM e alimentado pela fonte.

Assim tem o controle de RPM dos fans e o monitoramento da RPM de um deles, ao passo que a alimentação vem da fonte.

Cabo Hub Multi Fans Até 10 Cooler 3 E 4 Pinos Controle Pwm Molex - R$ 39,83

Hub para Fan Cooler 5 portas Pwm Splitter + Molex 12v - R$ 49,90

Fans-PWM-molex.jpg

• Curtir 2
Postado

Se não passar de 4 fans pode usar o splitter simples - alimentado pelo conector PWM da placa-mãe; como o Guilherme_BR explicou acima o consumo total de 4 fans ficará abaixo de 1 Ampere, que é o típico destes conectores.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...