Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

galera,

tenho 2 links no roteador tplino 480, um dedicado com ip fixo (20mb) e outro vivo fibra (300mb) o link dedicado esta configurado como backup

estou com 2 problemas.

1 -  não tem dia e nem data é bem aleatorio o link dedicado desconecta, preciso acessar o roteador via browser e clicar em salvar para conectar, ele não volta sozinho.

2 - quando o link vivo fibra cai(problema opeardora) ele desconecta no mesmo instante o link dedicado.

unica coisa que vi nos logs foram que o link dedicado se cair não tenta se conectar sozinho, isso so acontece com o link da vivo fibra.

alguém ja passou por isso?

ja liguei no suporte da tplink, mas não ajudaram.... o roteador esta com o firmware atualizado.

Postado

Tem um servidor por trás? Explique a topologia da rede, por favor. E poste o modelo correto. É esse da foto?

TL-R480T+_UN_9.0.jpg

Postado
agora, thiago.jj disse:

as internets chegam nesse tplink e ele é dhcp tbem.

OK, mas como elas chegam nele? Ele é um balanceador de carga e faz o roteamento, mas não recebe o link direto. Tem algum ONU ou modem por traz? Explica essa parte. Ele faz a mesma função de um Microtik. Sua instabilidade pode estar aí atrás.

Postado

Antes dele so os aparelhos da operadora…

não parece ser instabilidade do link dedicado ja eu consigo pingar o gateway(equipamento da operadora.

o tplink so não reconecta sozinho na internet dedicada, sem mexer em nada no equipamento do link dedicado acesso o roteador via browser pelo ip, acesso a configuração wan do link dedicado onde tem ip, gateway etc e clico em salvar volta a conectar.

quando Vivo cai e o dedicado cai ao mesmo tempo, nem desligando/ligando o roteador o dedicado volta automaticamenfe

os equipamentos estão ligados em nobreak(não tem registro de oscilacao no software) durante as paradas do dedicado

Postado

Correto. Seguinte, tem as formas de conexão, PPPoE, IP dedicado, etc... Em todas elas tem o modo de conexão. Entra nela e confere o tipo de conexão e se estão em modo automático. Parece que está em manual.

TP.png

Postado

pior que não tem, tem no ppoe e nesse que você selecionou, mas no ip fixo não tem.

creio que por ser fixo não precise conectar automaticamente digamos assim...

não tem nada relacionado a isso em outras configs do roteador

Postado

@thiago.jj Eu não conheço esse equipamento. Mas com base no manual, ele tem opções de configuração bastante avançadas. Parte delas, referem-se a um calendário no capitulo 3 que faz a configuração de intervalo de tempo permite definir intervalos de tempo especificando o período em um dia e dias em uma semana. O intervalo de tempo configurado aqui pode ser usado como o tempo efetivo para várias funções como Controle de Largura de Banda, Backup de Links, Roteamento de Políticas e assim por diante. Tem verificação automática do status da conexão, limite de sessão e por ai vai. Baixe o manual e dedique um tempo para leitura. São 185 pgs. 

https://static.tp-link.com/2018/201811/20181109/1910012492_TL-R480T470T_UG.pdf

Se não se importa, pode nos dizer qual a finalidade dessa sua conexão? Um link dedicado (que é caro) e um reserva remete a uma estrutura de rede bem instalada, com redundância, pressupondo que haja um TI por trás. Foi o Sr. mesmo quem configurou? Conhece os detalhes mais a fundo do equipamento?

Postado

eu cuido de la, mas dificilmente vou no local

você ja deve ter passado pela situacao onde não importa a recomendacao o lugar não muda e não liga se esta pagando muito ou não rsrs

escritorio pequeno e a matriz fica em outro estado, por dia deve ter 3-5 usuarios eles se revezam fazendo home

acho o equipamento bem básico, tipo equipamento de entrada com funcao basicas de load balance.

Postado

Certo. Pelo que pude ver, talvez essas quedas se dão por alguma configuração de tempo em alguma das funções. De resto, realmente não teria outras sugestões, visto não conhecer a fundo o equipamento. 

Postado

se desconectasse por conta de inatividade, deveria cair de madrugada ou final de semana.

quando for no local vou tentar desativar o funcao de link principal e backup, vou deixar so o load balance ativado para testar.

deixei um ping -t para o gateway e no ip configurado, não teve perda quando o ip parou de responder. ai acesso o browser, salvo e volta a conectar.

image.thumb.png.40cfeee4b95059830eea8e25c5d7cec5.png

Postado
3 horas atrás, thiago.jj disse:

se desconectasse por conta de inatividade

Não creio que seja por inatividade, mas por agendamento. Olhe por esse lado. Você tem que conferir o modem/router das operadoras, tá confiando muito neles, fica esperto! Tem uns que fazem reboot automático com agendamento. Tenho um da Intelbras que faz isso de madrugada. Nem mudei porque é bom reiniciar de vez em quando. Ajuda a ver se tem alguma coisa errada.

Postado

nunca vi esse tipo de reboot automatico por onde passei seja dedicado ou não... bem estranho.

nesse tempo de testes, o suporte da tplink pediu para alterar um recurso chamado online detection de sempre online para manual e colocar o dns do google(foi quando começou a cair varias vezes ao dia apenas o dedicado que seria o link backup), na terca desativei e deste então não caiu mais. so que ao voltar essa configuração  vem o outro problema quando o link da vivo fibra cair, o dedicado vai cair tbem.... como a Vivo não caiu, não deu para testar essa configuração que o suporte pediu.

https://www.tp-link.com/br/support/faq/701/

Vou deixar assim por hora e quando eu for no local vou desativar a opcao de link backup. deixando apenas o load balance ativado.

Postado

Talvez o problema seja o DNS do Google. Não é sempre estável por conta dos milhões de acessos. Eu não uso. Tenta outro mais estável e seguro para testar.

• 2 semanas depois...
Postado

Mega, so para atualizar.

aproveitei que estava proximo do local e fui na sexta e configurei da forma "correta" se posso dizer isso.

wan1 ficou a principal e wan2 backup, estava invertido, não vejo problema em fazer isso, mas tem algum bug pelo visto

nos testes no local a wan 2 estando off assumia quando a wan1 cai, e quando a wan1 volta a wan2 cai (normal ate onde sei)

a tplink ja tinha sugerido abrir rma, por enquanto esta ok.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!