Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala, galera

beleza?

Seguinte, tenho um notebook samsung NP350XAA, comprei em 2018 tem o win 10, ele tava muito lento então resolvi comprar um SSD NVMe (kingston) e uma ram 16 gb (crucial).

Fiz um clone do HD para o SSD, instalei o SSD e a ram, ambos são reconhecidos pelo sistema, porém continua lento.

Na BIOS em boot option priority só aparece a opção de win boot manager (sata 1) - creio que é o HD, win boot manager e disabled. Não aparece a opção de iniciar pelo SSD. Tanto na boot option #1 como na boot option #2.

já procurei soluções mas não encontro 

alguém consegue me ajudar nesse caso?

• Membro VIP
Postado

Na parte da lentidão, quando muda do HD para o SSD, o normal é não ter mais lentidão.

Eu imagino que o Windows de 2018 esteja repleto de arquivos inúteis e outras coisas mais que deixam a máquina lenta.

Eu tenho certeza que se salvar seus arquivos em outra unidade e fazer uma formatação limpa, apagando tudo que havia antes, o Windows vai ficar rapidinho, sem nenhuma lentidão e depois de uns seis meses de uso é que vai começar a ficar lento de novo por conta de coisas que vão se agregando.

Postado

@fredblaster @fredblaster tentei desligar o boot priority e tirei o hdd, mesmo sem hdd e com disabled não vai! 😕

IMG_7249.jpeg

@Pincipi eu limpei de arquivos inúteis e desfragmentei o disco mas parece que não surtiu muito efeito. Certamente a velocidade Sata é inferior ao NVMe mas tá lendo com 104 e escrita 100 de acordo com o crystaldisk. Tenso.

• Membro VIP
Postado

Acho que não me expressei bem, você sabe por onde o notebook está inicializando? Se pelo HD ou pelo SSD?:

O Windows depois de instalado vai acumulando coisas ao longo do tempo, não adianta remover, limpar, desfragmentar (SSD não se desfragmenta) ou usar qualquer solução no mercado para otimizar o sistema.

Quando se faz o clone do HD para o SSD todos os problemas vem juntos.

A única coisa que funciona na prática é a formatação limpa do zero, ai sai como se tivesse sido fabricado no dia, sem nenhum problema que cause lentidão, depois de formatar ainda tem o inconveniente de localizar os Drivers e instalar seus programas favoritos.

No site do fabricante a propaganda diz que a inicialização é pelo SSD NVMe:

sd.thumb.jpg.965c3b91a35e1699094c4fcfb2b3b1bb.jpg

Pode ser que o modelo exato de seu notebook não seja o que está na propaganda.

Eu tenho certeza que se você colocar de volta a configuração que ele veio de fábrica, a mesma memória e o mesmo HD (só que apagado, sem nenhum dado) o notebook vai dar a tela acima, dizendo que procurou e não encontrou o boot, ai você tem que espetar ou um pendrive ou um DVD com o Windows 10 fornecido pela Microsoft ou um disco de recuperação criado por você mesmo.

Feito isto, na próxima vez que ligar, acesse a BIOS e ai sim vai aparecer a opção de boot pela USB ou pelo DVD.

Eu não sei se na Samsung apertar o F8 mostra as opções de boot.

E se conseguir abrir a instalação do Windows 10, o normal é que ele reconheça a chave digital e caso ele não reconheça, vai recuperar ela se estiver atrelada a sua conta Microsoft ou então se você anotou a chave anteriormente para o caso de não ser reconhecida.

Se você conseguir formatar o HD, dá para remover ele e tentar a mesma coisa com o SSD, se der certo com o SSD, ai sim pode trocar a memória.

Essas máquinas Samsung são muito enjoadas com modificações.

Ainda tem o detalhe técnico de verificar se seu Kingston não é falso, rodando o KSM do fabricante, se for listado é autêntico e se não for listado é falso.

Todas estas coisas são fáceis para mim, o difícil é transmitir como fazer de uma forma que outra pessoa possa compreender e executar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...