Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu recentemente comprei uma placa de vídeo AMD RX 6600 8GB No aliexpress e 2 memória ram de 16gb 3200mhz, e tava pensando em pegar um processador AMD Ryzen 5 5600, mas quebra muito minhas pernas, é caro demais pro meu bolso atualmente, e fiquei pensando muito no processador E5-2640-V3, vi o pessoal comentando que era bom, mas sou meio leigo e tenho muitas dúvidas se vale a pena ou não.
no aliexpress ele tá por um preço bem acessível, que me permitiria comprar um water cooler e outros acessórios pro pc (553 reais)

Postado

Boa tarde amigo, o processador E5-2640-V3 é uma CPU já mais antiga de servidor e não é ideal para jogos modernos como os Xeons mais recentes. Embora seja barato no Aliexpress, pode dar um gargalo mesmo que mínimo com a AMD RX 6600 que você comprou. E lembre-se que comprando no Aliexpress pode haver impostos de importação e tempo de espera mais longo para receber seu produto.

Para evitar a fadiga calculei que o gargalo seria de 5% em cima do processador em tarefas de auto processamento de vídeo.

Se esse valor de gargalo não te incomoda, e de fato não ta podendo desembolsar um 5600, talvez seja uma opção viável.

Mas se há a possibilidade de esperar um pouco e comprar um 5600, o investimento tem um longo prazo maior em relação a futuros upgrades de placa e um suporte melhor a problemas e suas resoluções.

• Triste 1
Postado

Ao invés do Ryzen 5600 compre o 5500  ~R$ 420,00 no Allii.

Ou se precisar economizar mais, um Ryzen 2600 usado ~R$ 230,00.

Os demais componentes, como placa-mãe e memória tem pouca diferença ente o "kit Xeon" e o "kit Ryzen". Como já tem a memória, a placa-mãe

• Maxsun B550MTerminator ~R$ 435,00
  • Soyo B550M Dragon para o Ryzen custa R$ 475,00, ou a
  • Soyo A320M Dragon R$ 385,00.
  • Huananzhi QD4 para o Xeon custa R$ 435,00

Mas com o kit Ryzen não fica amarrada numa plataforma muito antiga, posteriormente pode comprar o 5600, 5700X.

O Xeon ideal seria o E5-2667 V4 ~R$ 275,00 no Allii, o preço do "kit" ficará próximo do "kit" do Ryzen 2600.

• Amei 1
Postado

@1lokos E que dizem que o consumo de energia é muito grande das versões mais novas do xeon. eu acho que seria uma boa o AMD Ryzen 5 5500, agora a placa eu não sei muito bem, a placa-mãe, essas que você citou são as melhores opções né meu caro ? 
estão viavéis elas.

Postado

Com R$ 250,00, você consegue montar um kit de Xeon LGA1366 e placa-mãe compatível, se comprar da China.

Eu diria que é uma opção interessante, de fato, a menos que a placa-mãe por exemplo não suporte SATA3 e USB 3.0, no caso de hardware mais antigo.

Memórias DDR3 de 8 GB custam em média R$ 85,00 no Mercado Livre e muito menos no Aliexpress.

Alguns Xeon são equivalentes a i7 de linha extreme (ex.: LGA2011) e por isso consomem bastante, mas a maioria é equivalente a processadores desktop.

Outra coisa que você deve levar em consideração é que os Xeon têm muitos núcleos, e por isso o desempenho single-threaded (o que mais importa para jogos) é menor.

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Nekro disse:

@1lokos E que dizem que o consumo de energia é muito grande das versões mais novas do xeon. 

Os Xeon V4 são mais eficientes no quesito de consumo do que os V3.

Quando à placa-mãe para o Ryzen as citadas Maxsun/Soyo são bom custo beneficio, claro, tem placa melhor da ASUS, Gigabyte, MSI.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...