Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu recentemente comprei uma placa de vídeo AMD RX 6600 8GB No aliexpress e 2 memória ram de 16gb 3200mhz, e tava pensando em pegar um processador AMD Ryzen 5 5600, mas quebra muito minhas pernas, é caro demais pro meu bolso atualmente, e fiquei pensando muito no processador E5-2640-V3, vi o pessoal comentando que era bom, mas sou meio leigo e tenho muitas dúvidas se vale a pena ou não.
no aliexpress ele tá por um preço bem acessível, que me permitiria comprar um water cooler e outros acessórios pro pc (553 reais)

Postado

Boa tarde amigo, o processador E5-2640-V3 é uma CPU já mais antiga de servidor e não é ideal para jogos modernos como os Xeons mais recentes. Embora seja barato no Aliexpress, pode dar um gargalo mesmo que mínimo com a AMD RX 6600 que você comprou. E lembre-se que comprando no Aliexpress pode haver impostos de importação e tempo de espera mais longo para receber seu produto.

Para evitar a fadiga calculei que o gargalo seria de 5% em cima do processador em tarefas de auto processamento de vídeo.

Se esse valor de gargalo não te incomoda, e de fato não ta podendo desembolsar um 5600, talvez seja uma opção viável.

Mas se há a possibilidade de esperar um pouco e comprar um 5600, o investimento tem um longo prazo maior em relação a futuros upgrades de placa e um suporte melhor a problemas e suas resoluções.

• Triste 1
Postado

Ao invés do Ryzen 5600 compre o 5500  ~R$ 420,00 no Allii.

Ou se precisar economizar mais, um Ryzen 2600 usado ~R$ 230,00.

Os demais componentes, como placa-mãe e memória tem pouca diferença ente o "kit Xeon" e o "kit Ryzen". Como já tem a memória, a placa-mãe

• Maxsun B550MTerminator ~R$ 435,00
  • Soyo B550M Dragon para o Ryzen custa R$ 475,00, ou a
  • Soyo A320M Dragon R$ 385,00.
  • Huananzhi QD4 para o Xeon custa R$ 435,00

Mas com o kit Ryzen não fica amarrada numa plataforma muito antiga, posteriormente pode comprar o 5600, 5700X.