Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos.

Recentemente montei um computador com as seguintes especificações:

 

- placa-mãe Gigabyte Aorus B760m Elite LGA 1700 Matx DDR5

- PROCESSADOR Intel Core I7-13700F, 16-CORE, 24-THREADS, 2.1GHZ (5.2GHZ TURBO), CACHE 24MB, LGA1700

- Memória XPG Lancer, 32GB (2x16GB), DDR5, 5200MHz

- SSD 2TB XPG S70 Blade, PCIe Gen4x4, M.2 NVMe, Leitura: 7400MB/s e Gravação: 6400MB/s, 3D NAND - AGAMMIXS70B-2T-CS

- Placa de Vídeo MSI NVIDIA GeForce RTX 4070 Ti Ventus 3X OC, 12GB, GDDR6X, DLSS, Ray Tracing

- Fonte SuperFrame, 850W, 80 Plus Gold, Full Modular, Com Conector PCIe 5.0, PFC Ativo

 

Está funcionando perfeitamente, não dá nenhum problema ao rodar jogos pesados e nem superaquece. A temperatura do processador varia de 60 a 70 graus quando rodo jogos pesados.
O problema ocorre após 4 horas de uso: A imagem congela e é impossível fazer qualquer coisa, usar mouse, teclado, etc. Para sair, só desligando/reiniciando. Depois que reinicia, o computador funciona normalmente por mais 4 horas e então congela novamente. E é sempre assim, de 4 em 4 horas ele congela, jogando, deixando parado na área de trabalho, ou até mesmo na tela da BIOS. As vezes ele só fica congelado, as vezes ele congela e reinicia sozinho depois de 10 segundos.
Já tentei de tudo: Usei todo tipo de software de monitoramento de desempenho e temperatura e parece tudo normal. Tentei atualizar, resetar e configurar a BIOS de todo jeito, atualizar todos os drivers, trocar as memórias, usar outra GPU, formatar e instalar o windows em outras unidades de armazenamento, até tentei outra fonte de 750w e o problema persiste. Aliás, com a fonte de 750w, o problema é agravado. Ao invés do PC travar de 4 em 4 horas, ele trava de 10 em 10 minutos.
Eu e meu amigo que montamos o PC estamos lutando para conseguir descobrir o que está causando o problema, mas não conseguimos identificar se é fonte, placa-mãe, se é uma questão de configuração de BIOS ou defeito mesmo. E cada dia que passa, fica mais difícil acionar a garantia de algum item de hardware porque não temos um diagnostico exato do problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!