Ir ao conteúdo

Processador Dual channel + placa-mãe 4 canais de memória, pode funcionar?

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Planejo comprar uma placa-mãe Gigabyte GA-B75M-D3H pois é uma placa bem completa e com suporte de até 32gb DDR3 a até 1600mhz. Pretendo unir ela a um processador Intel Core I5-3570, mas esse processador assim como o melhor disponível para o Soquete 1155 (I7-3770K), ambos possuem suporte para até Dual Channel.

Eu acho eu que isso quer dizer que esse processador suporta apenas 2 pentes de memória, certo? Queria saber se é possível fazer esse  processador trabalhar com 4 memórias totalizando os 32Gb, senão, se existe algum outro que suporte isso, obrigado :0

• Solução
Postado

@Fabricio192

Tem uma certa confusão, sobre o que são canais de memória e Dual Channel aí.. São coisas diferentes..

Todo processador de desktop comum tem 2 canais de memória.. Esses canais saem da CPU e são interligados ao soquete e placa-mãe, por pinos e trilhas até os slots de RAM.. Usando sua placa como referência, esse é o motivo da diferenciação por cores dos slots de RAM: cada cor, representa um dos dois canais de memória, que a CPU tem..

cd90ba9c-eb1a-4fd6-9893-f9f7edfe1c6e_1.9ed3f081a8ead2594b9016d0202ecf6c.jpeg

Um canal de memória é composto por 2 barramentos menores, que são ligados aos slots de RAM.. Por isso, dois brancos e dois azuis.. Cada slot individual, representa um desses barramentos menores..

O "Dual Channel" é simplesmente o fato de usar RAM nos dois slots de mesma cor.. Assim, você usa todo o barramento de RAM, o que melhora performance em vários cenários.. E sim, você pode usar 4 pentes de RAM, com essa CPU..

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...