Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Devo me preocupar com meu PC dando tela azul em algumas ocasiões? (geralmente é uma vez por semana que isso acontece).

• Moderador
Postado

Sim. Telas azuis são geradas quando o Windows detecta uma falha grave e é obrigado a suspender toda a operação do Sistema Operacional para evitar corrupção e perda de dados, sendo que isso pode ocorrer por inúmeros motivos diferentes, desde falhas de programas a até mesmo peças com defeito.

Caso queira auxílio para diagnosticar o seu PC, siga os procedimentos abaixo:

PASSO 1 - Perguntas

Há quanto tempo ocorre este problema?

Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?

Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?

Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?

O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?

Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?

O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?

O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?

O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?

O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?

Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?

Algum overclock foi feito no computador?

PASSO 2 - Coleta de logs

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

Ficarei no aguardo da resposta.

Postado

@GabrielLV
1 - Não sei exatamente dizer, mas acho que isso começou alguns meses depois de eu conseguir meu pc (2020)
2 - Não sei.
3 - Corsair VS500
4 - Não é um notebook
5 - Não sei, não mexo nessas coisas...
6 - Pelo o que eu saiba, não, mas tem fonte de internet com cabos plugados nele fornecendo internet para ele.
7 - Não me lembro.
8 - Não.
9 - Acho que sim.
10 - Não.
11 - Sim.
12 - Eu usava o DriverBooster, mas um tempo depois eu desinstalei.

@GabrielLV

LogsColetados.7z

@GabrielLV como eu baixo esse Speecy?

• Moderador
Postado

@FernandoMuniz12 Speccy: https://www.ccleaner.com/speccy/download/standard

Não encontrei nenhuma informação relevante nos logs, além do fato de que eles só vão até o dia 15/05, indicando que muito provavelmente você formatou o computador nesta data.

É um grave erro querer formatar um computador para resolver um determinado problema sem antes ter certeza de quem está causando o problema de fato. Se o problema fosse uma peça com defeito, a formatação além de não resolver o problema, iria apagar todos os logs que o próprio Windows gera em caso de falhas, logs esses que nos ajudariam a identificar rapidamente quem é o culpado pela tela azul.

Leia o artigo abaixo:

• Moderador
Postado

@FernandoMuniz12 O Speccy era para analisarmos melhor quais são as peças do seu PC.

Bem, pelos logs não tem nada de relevante, mas podemos rodar alguns procedimentos como se fosse uma "manutenção preventiva".

Rode todos os procedimentos a seguir:

1- Abra um CMD como administrador e digite o comando "sfc /scannow & dism /online /cleanup-image /restorehealth" (sem aspas) e tecle Enter. Aguarde o procedimento terminar.

2- Baixe e instale o Burn In Test. Esse programa serve para verificar se há peças com defeito no seu computador:

https://www.passmark.com/products/burnintest/index.php

Vá em Dashboard > Selecione as seguintes peças: CPU, DISK, 2D Graphics, 3D Graphics, Sound, Memory, Network, vídeo Playback, Bluetooth, GPGPU, TPM, Temperature. Defina a porcentagem de todos em 100% e rode o teste, veja se algum erro de hardware será detectado. Se possível, rode o teste pelo menos 4 vezes para totalizar 1 hora de execução, pois a versão free do Burn In Test permite apenas um teste de 15 minutos por vez.

Se estiver com dúvidas do resultado, salve-o clicando no ícone do disquete e poste-o aqui na sua próxima resposta.

3- Faça um teste mais detalhado na memória RAM do seu computador e também nas unidades de armazenamento (HDs e SSDs) seguindo os tutorias abaixo:

São testes bem demorados eu sei, mas é interessante fazê-los para termos certeza de que não há nenhum problema na memória RAM, HD/SSD e demais peças do seu PC, além de garantir que está tudo OK com o seu Sistema Operacional.

Postado

@GabrielLV Boa tarde, eu até agora realizei 2 testes com esse software que você havia me recomendado, mas no momento ele não apresentou erros nenhum durante o testes, EXCETO na categoria ''Bluetooth'',.
Eu realizei apenas 2 testes porque pensei que seria inútil continuar sendo que esse tempo todo não foi apresentado erro nenhum se desconsiderar a parte do bluetooth.
Segue em anexo abaixo os testes executados.

BurnInTestLog.log BurnInTestLog.log

• Moderador
Postado

@FernandoMuniz12 Deu erro no bluetooth pois não há dispositivos bluetooth conectados.

1 hora atrás, FernandoMuniz12 disse:

Eu realizei apenas 2 testes porque pensei que seria inútil continuar

Não é inútil amigo. Em alguns casos, existem falhas de hardware que só são detectadas pelas ferramentas com várias horas de execução. Eu recomendei que executasse 4 vezes no mínimo pois eu considero que 1hr de testes é um período de tempo razoável para que algo seja detectado. Recomendo que rode assim que possível, apenas para garantir que o seu hardware está em bom estado.

Lembrando que o fato de uma máquina ser nova, não impede de ter problemas. Já vi diversos casos de peças e até mesmo de computadores novos, recém fabricados, saírem da fábrica com problemas. Infelizmente isso acontece...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!