Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola pessoal!

Quero fazer a inicialização de um serviço em vários computadores, o serviço já esta instalado em cada host basta apenas iniciar, gostaria de saber como fazer isso de forma automática.

Postado

@Eduardo Rafael Estou precisando fazer algo parecido e com a mesma dúvida.

Atualmente conheço apenas 3 formas de fazer isso, mas acredito que nenhuma delas é a maneira mais simples e atual.

Primeira, usando o agendador de tarefas, ele possui centenas de parâmetros que te permitem programar uma tarefa, inclusive para usuários na rede, mas há pouco conteúdo explicando sobre isso.

Segunda, usando o Ansible, ele permite programar um programa para ser usado em todas as máquinas clientes e dezenas de milhares de outras coisas, mas é como matar formiga usando uma arma nuclear.

terceira, que não se aplica a minha necessidade mas é a mais simples, é ir no seu servidor(se for windows server), ir nas configurações de politica (GPO) do seu domínio, em cada usuário tem uma área que permite executar um script, esses scripts ficam em c:\windows\sysvol\seu.dominio\scripts. lá você pode criar um script geral ou para cada usuário.

(o que estou querendo é que todos atualizem a hora[w32tm /resync], mas esse cmd precisa de permissão de ADM, então só se aplica ao Ansible, o que é algo muito grande para pouca coisa)

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Swalls disse:

@Eduardo Rafael Estou precisando fazer algo parecido e com a mesma dúvida.

Atualmente conheço apenas 3 formas de fazer isso, mas acredito que nenhuma delas é a maneira mais simples e atual.

Primeira, usando o agendador de tarefas, ele possui centenas de parâmetros que te permitem programar uma tarefa, inclusive para usuários na rede, mas há pouco conteúdo explicando sobre isso.

Segunda, usando o Ansible, ele permite programar um programa para ser usado em todas as máquinas clientes e dezenas de milhares de outras coisas, mas é como matar formiga usando uma arma nuclear.

terceira, que não se aplica a minha necessidade mas é a mais simples, é ir no seu servidor(se for windows server), ir nas configurações de politica (GPO) do seu domínio, em cada usuário tem uma área que permite executar um script, esses scripts ficam em c:\windows\sysvol\seu.dominio\scripts. lá você pode criar um script geral ou para cada usuário.

(o que estou querendo é que todos atualizem a hora[w32tm /resync], mas esse cmd precisa de permissão de ADM, então não só se aplica ao Ansible, o que é algo muito grande para pouca coisa)

Boa, vou tentar fazer um script para isso.

Sobre o seu caso, acho que seria mais adequado um ntp, não sei muito a fundo a configuração mas seria a automatização do servidor de horário.
Ja vi GPO para forcar esse paramentro.

• Curtir 1
Postado
Em 22/05/2023 às 14:42, Eduardo Rafael disse:

Ola pessoal!

Quero fazer a inicialização de um serviço em vários computadores, o serviço já esta instalado em cada host basta apenas iniciar, gostaria de saber como fazer isso de forma automática.

A forma mais rápida e prática pra isso é o agendador de tarefas... 

Basta na tarefa colocar o net.exe no iniciar programa  e o argumento opcional o start nome.do.serviço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...