Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pasta termica solução ou besteira?


Posts recomendados

com alguns problemas no meu pc sobre aquecimento acima do normal queria saber se a pasta termica que estou usando é decente ou mt ruim:
https://www.pichau.com.br/pasta-termica-deepcool-g15-nano-material-dp-gs-tp-g15?gclid=Cj0KCQjwyLGjBhDKARIsAFRNgW-zdZ09UE8BQ_r7N99kCjxnYYrDGOBkMBAh8VZ2r-chXs9PKoIxp3UaAtx-EALw_wcB
estou usando essa g15 da deepcool, quanco comprei achei a condutividade termica alto e achei q so isso importava e pensei q era boa, agora ja comprei a MX-6 (ainda vai demorar um pouco para chegar/trocar) 

mas sera que posso esperar uma diferença consideravel? (tipo 4-5 graus) ou sera mais insignificante? sei que a MX-6 é uma das melhores do mercado, ja sobre esse g15 não sei NADA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou longe de ser expert, mas pela minha experiência, da uma diferença boa sim, mas é algo meio complicado de explicar essa diferença que eu vejo, por exemplo, eu uso as vezes a MX-4, uso porque tenho um tubo gigante dela e quando é só para ver se está tudo ok uso ela, eu noto que ela aguenta bem em um espaço de tempo curto, se ficar forçando temperatura nela horas, ela fica meio estranha, até difícil de se limpar, parece que seca sei lá, e vejo isso na performance também, depois de um tempo parece que o rendimento cai, depois volta tudo normal.

 

A que eu uso de verdade, que eu coloco quando é para fechar o PC, é a kingpin, ela é azul, bem diferente, aguenta muito bem, cpu a 95 graus tudo igual durante horas, e na hora de limpar ela tudo ok também.

 

Outra que eu gostei também foi da noctua, veio um tubo com um cooler que peguei deles, troquei ela depois de um ano e meio mais ou menos e estava ótima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite.

Não sei te informar se você terá esse ganho esperado fazendo a troca da pasta. De fato, essa da Deepcool nunca ouvi falar, e a Artic MX-6 é bem conhecida.

Existem diferenças de desempenho térmico entre as várias pastas que temos no mercado sim. A questão é a relação custo-benefício.
Perca alguns minutos e assista esse vídeo do teclab (veja a partir dos 6:34:28 que é a parte dos resultados) e tire suas conclusões.
Vale a pena ler os comentários também, com o feedback de quem usa alguma das pastas.

Um ponto que vale ressaltar é: pasta térmica nenhuma faz milagre.
Seria interessante você informar a configuração completa do seu PC, inclusive modelo do gabinete e fans.
Além disso, informar as temperaturas que você está observando e em quais condições.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

Boa noite.

Não sei te informar se você terá esse ganho esperado fazendo a troca da pasta. De fato, essa da Deepcool nunca ouvi falar, e a Artic MX-6 é bem conhecida.

Existem diferenças de desempenho térmico entre as várias pastas que temos no mercado sim. A questão é a relação custo-benefício.
Perca alguns minutos e assista esse vídeo do teclab (veja a partir dos 6:34:28 que é a parte dos resultados) e tire suas conclusões.
Vale a pena ler os comentários também, com o feedback de quem usa alguma das pastas.

Um ponto que vale ressaltar é: pasta térmica nenhuma faz milagre.
Seria interessante você informar a configuração completa do seu PC, inclusive modelo do gabinete e fans.
Além disso, informar as temperaturas que você está observando e em quais condições.
 

Não comentei pois já estou pra trocar outras coisas, mas queria saber sobre pasta termica, uso um watercooler sangue frio 2(240mm).

Vi que minhas ventoinhas só tinha 1 de pressão, troque por algumas de 2,5. Troquei o gabinete pra um maior melhor ventilado... Tinha um redragon grapple e vou colocar um Pichau Pegasus... Por aí vai, no geral acredito que vou ganhar uma boa mudança, mas queria algo mais pontual sobre a pasta termica...

Outra dúvida é sobre trocar os fans do water cooler, vi um que melhora mesmo, mas só quero trocar pelo phanteks t30 (melhores de mercado) vi num H60 stock diminuiu 18graus usando as phanteks t30... Mas são muito caras 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Lundgren Com certeza você vai ter um ganho só na troca do gabinete, a ventilação do Pegasus é muito melhor que do anterior.

Utilizar fans com CFM maior que 50, já é suficiente pra manter um bom fluxo de ar.
As que vem no gabinete prometem 82 CFM, então quanto a ventilação não terá problemas.

Em relação a pasta, o vídeo que mandei talvez ajude.
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Ceron Lombardi Só o CFM não quer dizer muita coisa, tem q olhar a pressão, e os que vem é de 1... Muito ruim, já comprei 3 de 140mm com 67de CFM e 2,5 de pressão...

E os que vem no gabinete não são os FEATHER, entrei em contato e ela me passou as especificações das ventoinhas que vinham e eram mais fracas, não tô com os dados exatos, mas lembro q era 1,pouco a pressão e uns 68 + ou- o CFM, mas eu já caí no conto se só olhar o CFM e tenho umas de 58 achando q eram boas... Mas tem 0 força pra empurrar o ar, elas tem 1,07 de pressão, são basicamente ventoinhas de enfeite

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Lundgren Acho que gabinetes bacanas não deveriam vir com fans, nunca vi um gabinete vir com fan bom, sempre são fans de segunda linha modelo antigo algo do tipo, lianli mesmo não coloca fans nos gabinetes, em especial porque você consegue gastar muito mais em fan do que no próprio gabinete.

 

Mas sobre CFM pressão etc... eu já me empolguei muito nisso, uma vez eu importei uma quantidade absurda de fans dessa loja aqui https://www.performance-pcs.com/  ,peguei até um que esqueci o nome, mas era muito legal porque as pás eram unidas, bem bacana, e outro que chegava a 3k rpm e fazia uma barulheira danada... testei muitos tipos, na época em um H440, gabinete bem fechado, difícil de ventilar... Minha conclusão foi, noctua, e uso eles desde então, noctua industrial ip67, até hoje perdi apenas um desses, mas acho que foi porque meu filho ficou batendo nele rs... uso eles para tudo, radiador, exaustor, tudo, não fazem barulho, são discretos e funcionam bem pra caramba, um que chegou bem perto foi o bgears, mas ele não era pwm e nunca vi para vender aqui no BR.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Gustavo Ceron Lombardi disse:

@Felipe Lundgren.. a ventilação do Pegasus é muito melhor que do anterior.

 

Se as especificações não forem "para Inglês ver", no anuncio do Pichau Pegasus diz:

 

Ventoinhas:

  • Rotação: 800 a 1800 ± 10%
  • Fluxo de Ar: 82 CFM
  • Pressão de Ar: 1,17 mmH2O
  • Nível de Ruído: 33,6 dbA @ 1.800RPM
  • Conectores: PWM + ARG 3 Pinos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@Felipe Lundgren Acho que gabinetes bacanas não deveriam vir com fans, nunca vi um gabinete vir com fan bom, sempre são fans de segunda linha modelo antigo algo do tipo, lianli mesmo não coloca fans nos gabinetes, em especial porque você consegue gastar muito mais em fan do que no próprio gabinete.

 

Mas sobre CFM pressão etc... eu já me empolguei muito nisso, uma vez eu importei uma quantidade absurda de fans dessa loja aqui https://www.performance-pcs.com/  ,peguei até um que esqueci o nome, mas era muito legal porque as pás eram unidas, bem bacana, e outro que chegava a 3k rpm e fazia uma barulheira danada... testei muitos tipos, na época em um H440, gabinete bem fechado, difícil de ventilar... Minha conclusão foi, noctua, e uso eles desde então, noctua industrial ip67, até hoje perdi apenas um desses, mas acho que foi porque meu filho ficou batendo nele rs... uso eles para tudo, radiador, exaustor, tudo, não fazem barulho, são discretos e funcionam bem pra caramba, um que chegou bem perto foi o bgears, mas ele não era pwm e nunca vi para vender aqui no BR.

Esse noctua é qual?

https://www.kabum.com.br/produto/391232/cooler-fan-noctua-120mm-preto-e-marrom-nf-f12-ippc-3000-ip67-24v-q100-pwm?gclid=CjwKCAjw67ajBhAVEiwA2g_jED_PK3dMVZgsThTfMJ8HQ39koLhNBeHwgroBMPuTYqo_FQEbJPJClRoCa9EQAvD_BwE

Esse de 3000?rpm

Parece ótimo sim, mas já comparou com o phankets t30? Vi em testes o noctua chegando em 2 lugar , o que é MT bom ainda. Em 1 dos testes dele deixava os decibéis em 35 e o t30 era o que melhor refrigerava. Assim como deixando tudo em 100% e em qualquer outra situação, o noctua é minha segunda opção, ainda tô estudando sobre fora que o noctua tá mais barato e mais fácil de achar pra vender.

agora, 1lokos disse:

 

Se as especificações não forem "para Inglês ver", no anuncio do Pichau Pegasus diz:

 

Ventoinhas:

  • Rotação: 800 a 1800 ± 10%
  • Fluxo de Ar: 82 CFM
  • Pressão de Ar: 1,17 mmH2O
  • Nível de Ruído: 33,6 dbA @ 1.800RPM
  • Conectores: PWM + ARG 3 Pinos

Isso é horrível né? CFM MT bom, mas pressão baixíssima 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Lundgren Não é esse não... Já testei esse de 3k rpm, é animal, mas o barulho deixa ele inviável, é barulho de vento mesmo, não tem o que fazer, ar batendo nas coisas, não rola...

 

Os que eu uso são esses

https://www.waz.com.br/ventoinha-cooler-14cm-noctua-industrial-nf-a14-industrialppc-2000-ip67-pwm-html/p

 

Eles vem cru, é o fan e um conjunto de 4 parafusos cromados, ponto, mais nada... não é como aqueles bequiet que vem uma caixa de acessórios, para noctua até a cor das borrachinhas tem que ser comprada separada, mas o bom é que você consegue muita coisa no aliexpress se quiser, e tudo original, uso um U14S-TR4-SP3 e troquei os fans por 2 chromax que comprei no aliexpress, veio tudo certinho e estão aqui funcionando bem faz alguns anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o gabinete já comprei umas sickleflow de 140, não são das melhores mas quebra um galho.

Estou querendo 2 high end só para o processador, aí a velocidade vai acompanhar a temperatura, não vai ficar em 100% o tempo todo, só vai chegar a 3000 rpm num caso mtt extremo dependendo da forma q eu configurar, devo colocar pra bater os 3000 só acima de 90 graus, coisa que não vai chegar com um watercooler equipado com um t30 ou um noctua de 3000 rpm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!