Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, tudo bem?

Primeiramente gostaria de agradecer a todos que puderem me ajudar neste upgrade que pretendo fazer, sinceramente não tenho aptidão e conhecimento igual ao de vocês, por isso toda ajuda será bem-vinda.

O objetivo é para jogos em 4k. Sinceramente não me incomodo muito em jogar a 120 FPS, jogando no full entre 60 a 100 FPS já me dou por satisfeito.

Atualmente minha máquina possui essas configurações:

- Processador: Intel Core I7 10700KF CPU 3.80ghz 10ª Geração;
- placa-mãe: ASUS TUF Gamming Z490-Plus;
- memória RAM: 32 GB(4x8) DDR4 3000Mhz Corsair;
- Armazenamento: SSD 1TB Crucial P1 3D NAND M.2 PCIe Gen 3.0 x4 NVMe 1.3 - Modelo CT1000P1SSD8;
- Placa de Vídeo: Nvidia GForce  RTX 3060TI "Gainward" 8GB GDDR6 256bits;
- Fonte: Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular;
- Water Cooler Corsair iCUE H115i Elite Capellix, RGB, 280mm;

Vamos as substituições e dúvidas:

- Processador: Esse é um ponto que encontro enormes dificuldades, eu sei que esse processador é bom, porém, é 10ª Geração, pensando em jogos existe melhor? Se sim, posso substituir por qual?

- placa-mãe: Esse também é um ponto que não conheço muito, a minha dúvida é com o upgrade ela vai dar conta? Acredito que não consigo ir para os processadores de 11ª em diante (posso ter me equivocado).

- memória RAM: Quero substituir por uma Corsair Vengeance 64GB (2x32GB) DDR4 3600mhz. Aqui tenho uma dúvida, existe uma enorme diferença de 64GB para 128GB ou é desperdício?

- Placa de vídeo: Aqui tenho dúvidas em relação a duas placas visando o objetivo que eu passei: ASUS GeForce RTX 4090 Tuf Gamming OC 24GB 384Bit ou ASUS GeForce RTX 4080 Tuf Gamming OC 16GB 256Bit

- Armazenamento: Também não faço ideia se existe melhores e se sim a diferença é muito grande.
- Fonte, minha atual suporta esse upgrade? Ou preciso partir para uma de 1000w?

Agradeço mais uma vez a todos que puderem me ajudar.

Postado
53 minutos atrás, KaueFeitoza1988 disse:

O objetivo é para jogos em 4k. Sinceramente não me incomodo muito em jogar a 120 FPS, jogando no full entre 60 a 100 FPS já me dou por satisfeito.

Ou seja, o que você quer melhorar é a placa de vídeo.

53 minutos atrás, KaueFeitoza1988 disse:

Processador: Esse é um ponto que encontro enormes dificuldades, eu sei que esse processador é bom, porém, é 10ª Geração, pensando em jogos existe melhor? Se sim, posso substituir por qual?

- placa-mãe: Esse também é um ponto que não conheço muito, a minha dúvida é com o upgrade ela vai dar conta? Acredito que não consigo ir para os processadores de 11ª em diante (posso ter me equivocado).

- memória RAM: Quero substituir por uma Corsair Vengeance 64GB (2x32GB) DDR4 3600mhz. Aqui tenho uma dúvida, existe uma enorme diferença de 64GB para 128GB ou é desperdício?

- Placa de vídeo: Aqui tenho dúvidas em relação a duas placas visando o objetivo que eu passei: ASUS GeForce RTX 4090 Tuf Gamming OC 24GB 384Bit ou ASUS GeForce RTX 4080 Tuf Gamming OC 16GB 256Bit

- Fonte, minha atual suporta esse upgrade? Ou preciso partir para uma de 1000w?

1. Sim, existe melhor. Não, não vale a pena trocar.
  2. Vide acima.
  3. Não faça isso. Se quer melhorar sua RAM, pegue os pentes que você já tem e faça o overclock manualmente; não adianta colocar mais RAM que isso não vai ajudar. Inclusive, é justo o contrário, só vai dificultar fazer o OC para ganhar desempenho.
  4. Se você tem dinheiro para uma 4090...
  5. Mais ou menos. Se você controlar a 4090 para diminuir um pouco o consumo dela, você pode manter sua fonte sim. Mas se quiser desempenho máximo a custo de sacrificar eficiência, precisa de uma fonte melhor.
Postado
7 minutos atrás, Imakuni disse:

Ou seja, o que você quer melhorar é a placa de vídeo.

1. Sim, existe melhor. Não, não vale a pena trocar.
  2. Vide acima.
  3. Não faça isso. Se quer melhorar sua RAM, pegue os pentes que você já tem e faça o overclock manualmente; não adianta colocar mais RAM que isso não vai ajudar. Inclusive, é justo o contrário, só vai dificultar fazer o OC para ganhar desempenho.
  4. Se você tem dinheiro para uma 4090...
  5. Mais ou menos. Se você controlar a 4090 para diminuir um pouco o consumo dela, você pode manter sua fonte sim. Mas se quiser desempenho máximo a custo de sacrificar eficiência, precisa de uma fonte melhor.

@Imakuni

Opa, Beleza?
Primeiro agradeço por tirar seu tempo para me ajudar.
De resumo a sua sugestão é trocar a placa de vídeo por exemplo por uma RTX 4090 o resto eu mantenho e faço overclock no MHz da ram, já que sair de 32gb para 64gb eu posso piorar o desempenho da máquina. Fazendo isso eu já consigo jogar no ultra em 4k os jogos, claro respeitando um FPS acima dos 60. Há RTX 4080 eu já conseguiria esse objetivo ou somente na 4090?

Seguindo o que me explicou eu vou manter a placa-mãe, neste ela suporta uma tecnologia melhor de armazenamento? Se sim, qual e se vale a pena!

Agradeço mais uma vez!

Postado

Não vale a pena gastar com armazenamento, isso não vai te dar mais desempenho. Se está faltando espaço no PC, você pode considerar mais, mas mesmo nesse caso, não há necessidade de ser um dispositivo high end.

Sobre a placa de vídeo, dá para usar uma 4080 também, a 4090 só é consideravelmente melhor (e muito mais cara).

Postado
Em 28/05/2023 às 15:58, Imakuni disse:

Não vale a pena gastar com armazenamento, isso não vai te dar mais desempenho. Se está faltando espaço no PC, você pode considerar mais, mas mesmo nesse caso, não há necessidade de ser um dispositivo high end.

Sobre a placa de vídeo, dá para usar uma 4080 também, a 4090 só é consideravelmente melhor (e muito mais cara).

@Imakuni

Agradeço muito, mas uma vez pela sua ajuda.
Amanhã vou realizar a compra da ASUS GeForce RTX 4080 Tuf Gamming OC 16GB 256Bit. Pelo que eu andei pesquisado das 4080 ela é a melhor versão, certo?
Se na RTX4090 para focar no desempenho eu precisaria trocar a fonte conforme você tinha mencionando anteriormente, na RTX 4080 eu também vou precisar? Se sim, poderia me indicar alguma?

Prometo que essa é a minha última dúvida.

• Solução
Postado
37 minutos atrás, KaueFeitoza1988 disse:

Amanhã vou realizar a compra da ASUS GeForce RTX 4080 Tuf Gamming OC 16GB 256Bit. Pelo que eu andei pesquisado das 4080 ela é a melhor versão, certo?

Não tem diferença significativa.

37 minutos atrás, KaueFeitoza1988 disse:

Se na RTX4090 para focar no desempenho eu precisaria trocar a fonte conforme você tinha mencionando anteriormente, na RTX 4080 eu também vou precisar? Se sim, poderia me indicar alguma?

Pode manter sua fonte com uma 4080.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!