Ir ao conteúdo

Tela Azul Nitro 5 DRIVER_POWER_STATE_FAILURE - ntoskrnl.exe

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Tenho um Acer Nitro 5 AN515-55 e ele vem apresentando tela azul quando estou usando o navegador, um padrão que notei é quando estou assistindo Vídeo no youtube, após o problema ele liga, porém não reconhece mais a placa de Vídeo no gerenciador de dispositivos e fica utilizando a placa dedicada do processador. Para a placa de Vídeo voltar a funcionar eu preciso desligar o nitro 5 e ligar ele deixando o botão de ligar pressionado por 15 segundos para a placa de Vídeo voltar ao normal. Quando estou jogando e estressando bastante a placa de Vídeo nunca da tela azul, somente em tarefas básicas como navegador.

Ja realizei diversos procedimentos como:
Formatar o PC, 
Atualizar todos os drivers baixados direto do site da Acer
Atualizar placa de Vídeo direto pelo GeForce Experience ou o driver direto do site da Nvdia
Verificação da integridade de memória RAM que não apresentou nenhum problema
Trocar a RAM de slot
Realizei os comandos SFC /SCANNOW e o chkdsk não encontrou nenhum problema

Utilizei o blue screen view e ele detectou os seguintes parâmetros da tela azul:
Dump File        : 060123-6265-01.dmp
Crash Time        : 01/06/2023 10:46:44
Bug Check String  : DRIVER_POWER_STATE_FAILURE
Bug Check Code    : 0x0000009f
Parameter 1       : 00000000`00000003
Parameter 2       : ffffb98f`847d5060
Parameter 3       : ffffe28c`b2287b88
Parameter 4       : ffffb98f`8f571a30
Caused By Driver  : afd.sys
Caused By Address : afd.sys+15899
Processor         : x64
Crash Address     : ntoskrnl.exe+42b8f0
Full Path         : C:\Windows\Minidump\060123-6265-01.dmp
Processors Count  : 8
Major Version     : 15
Minor Version     : 22621
Dump File Size    : 2.223.449
Dump File Time    : 01/06/2023 10:47:05

Especificações do notebook Acer Nitro 5 AN515-55:

Processador: Intel Core i5-10300H

GTX 1660 Ti

memória RAM: 16 GB DDR4

Tela: 15,6 Full HD 144 Hz

Vou deixar anexado o LOG do erro no Blue Screen View e da tela azul, nelas apresentam o erro DRIVER_POWER_STATE_FAILURE devido ao ntoskrnl.exe+42b8f0.

Se alguém ja passou por isso e puder ajudar, pois não tenho mais a garantia do equipamento, só me resta tentar resolver.

BlueScreen.png

LOG Blue Screen.txt

Postado
Em 05/06/2023 às 09:45, Guilherme Hannemann disse:

Verificação da integridade de memória RAM que não apresentou nenhum problema

Usou o Memtest86? Estressa bastante ela. 

Em 05/06/2023 às 09:45, Guilherme Hannemann disse:

DRIVER_POWER_STATE_FAILURE

Diz que é falha de energia no estado do driver. Verifica o estado de energia e altere o padrão para alto desempenho. Confere o estado da bateria e da fonte. Vê se a programação do estado de suspensão pode estar afetando o driver. Da uma conferida no BIOS se tem alguma função de energia que possa ser alterado. A impressão que com baixo consumo da VGA, ela entra em suspensão.

Tem algo errado nos logs. Repare nas datas.

Postado

Realizei o teste, ele quase finalizou, mas tive que usar o PC e encerrei o teste, mas do tempo que ficou não apresentou problemas na ram. Deixei anexado.

Quanto a energia e sempre uso em modo equilibrado porque Nitro 5 esquenta abrindo um paint kkkkk mas deixei no modo desempenho máximo até o momento não deu problemas, mas não utilizei o suficiente para confirmar.

Quanto ao log realmente ta estranho, mas hoje enquanto estava no modo equilibrado deu mais umas telas azuis, vou deixar anexado caso consiga desmistificar algo.

Teste RAM.JPG

Tela azul 2.png

Tela azul BIOS.png

• Solução
Postado

Tem problema de energia. Erro no ACPI. Reveja as configurações no BIOS. Veja na foto 2. Precisa resolver a questão do aquecimento. Veja se o dissipador está limpo, ventilador girando 100%. Verifica a saúde a da bateria. Tudo encaminha para isso. Talvez uma base ventilada para ajudar na temp.

Tela azul BIOS.png

Postado

Quanto a temperatura ele se mantém nos 80º em stress, isso nos jogos principalmente, a um mês fiz a troca da pasta térmica e limpeza nas ventoinhas.

Mas vou tentar fazer a validação da bateria e a parte da BIOS, agradeço a ajuda.

Caso persista o problema retorno o chamado, caso contrário dou um feedback sobre a situação. 

Obrigado 😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...