Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 4600g PIOR que Ryzen 3200g.


Posts recomendados

Olá a todos! Vou tentar ser o mais breve possível. 

 

Eu tinha uma build com um Ryzen 3 3200, SSD sata 3 256, placa-mãe gigabyte a320m e 2 pente Adata (4x8) 2666mhz.

Com essa build eu fazia loucuras, tais como rodar resident evil 4 remake a 30 FPS com Lossless Scaling e AMD adrenalin boost ativado e outros jogos como destiny e skyrim rodavam lisinho sem muitos defeitos, tenham em mente que eu usava só o poder bruto do gráfico integrado e outros jogos como o remake de Resident Evil 2 e 3 rodavam super tranquilos no medium.

Um dia minha fonte foi ser artilheira do vasco e peguei essa oportunidade pra fazer um upgrade;
° Ryzen 5 4600g
° 2 pentes HyperX Fury (4x16) 2666mhz
° placa-mãe gigabyte A520M DS3H
° Fonte MSI MAG A650BN, ATX, 650W, 80 PLUS Bronze
° SSD M.2 256gb

fiz esse upgrade em mente para continuar fazendo as loucuras que eu ja fazia com o R3 e deixar espaço tanto energético quanto físico para futuramente por uma placa de Vídeo e me beneficiar do Dual GPU do Ryzen 5.

porém meus amigos, eu não estaria fazendo esse post se tudo tivesse dado certo, o desempenho TA UMA ***** 

Skyrim? Se eu botar no medium o jogo roda que nem um chevette com gasolina ruim
Destiny 2? se eu botar no ultra low o jogo ainda sim roda a 16~22 FPS
Resident evil 4 remake? ELE TRAVA NA TELA INICIAL KKKKKKKKKKKKKKKKK
Photoshop? é excruciante o quanto essa ***** fica lenta
Premiere? eu sinceramente nem tentei, se o photoshop que é mais leve ja ta dando ruim, imagina o premiere.

O que eu ja fiz para tentar resolver o problema:
- rodei mdsched. 0 problemas em todas as ram
- memtest86. Igual o de cima
- instalei os drivers graficos mais recentes do meu processador
- verifiquei o QVL das minhas memórias para ver se eram compatível com a placa-mãe, são compatíveis.
- atualizei a BIOS para versão mais recente
- botei as memórias antigas
- botei as novas de volta
- Crystal disk mostra tudo numa nice e saudável 
- botei tudo no SSD novo
- devolvi tudo pro SSD velho
- rodei MSI afterburner, tudo mostra uma tensão e temperaturas saudáveis e quando ta rodando algo, continuam sendo saudáveis, a temperatura não chega a bater 62° rodando alguma coisa pesada
- Coloquei 2 pentes HyperX com +1 pente de 4gb da kingston com overclock pra 2666mhz pra fechar em quantidade de memória múltiplas de 8, 0 diferença
- Instalei o windows 11 original do zero 5 vezes, nada.

Ja postei no reddit, ja postei no próprio fórum da AMD e ninguém faz ideia do porque essa build ta um lixo de desempenho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

@Leonnardo Mileo da Rocha Olá amigo, bom acredito ter 2 questões a serem vistas, observando o relatado.

1º Temperaturas, especialmente do VRM, placas de entrada como as AX20 costumam ter construções bastante simplórias para economizar custos, tanto na quantidade de fases para alimentação do Vídeo integrado, como para alimentação do próprio CPU, a alta nas temperaturas juntamente da ineficiência para arrefecer esse calor, causa uma queda de frequência para diminuir a potência e consequentemente a temperatura. Essa oscilação de frequências é conhecida como thermal throttling, e faz com que seu hardware sinta essa queda de performance na sua telinha.


SOLUÇÃO : (1A) Ajustar o fluxo de ar do gabinete com suas fans, puxando o ar pela frente, e levando em consideração o teto do gabinete e a parte traseira como exaustores, se não for possível, de preferência ao menos use uma FAN com fluxo no sentido de exaustor em cima do VRM (na parte de trás do gabinete)

                      (1B)instalar dissipadores de calor com um thermalpad em cima dos VRM's se for esse o caso, então monitore as temperaturas antes de realizar qualquer procedimento citado.

2º Verificar as frequências e tensões, Vídeo integrado tem uma diferença muito grande de performance relativo a frequência da memória RAM, afinal ela também é a memória VRAM nas APUS, Se você utilizar 2 pentes de 8Gb nos canais A2 e B2 ( Sim há diferença nos canais, especialmente se o chip for Dual Rank ou Single Rank nos Ryzen) e quem sabe experimentar um Overclock nessas memórias, talvez de 3200mhz você consiga um grande salto de performance, assim como alimentar com mais tensão a APU, há programas específicos para isso como o Ryzen master e o Ryzen DRAM Calculator, e inúmeros tutoriais na internet, lembrando que você faz por sua conta e risco, eu não me responsabilizo, e nem a AMD, você perde a garantia ao realizar overclock.

SOLUÇÃO : (2A) Remover 2 pentes de memória, dos canais A1 e B1, verificar se o problema persiste ( Há placas em que chips Dual rank funcionam a 2133mhz nos slots de memória A1 e B1), sim 4 pentes podem ser piores do que 2 espaço não é tudo, latência e velocidade sim, imagina uma fábrica grande em que você tem poucos funcionários que tem que dar uma volta muito grande pra pegar os produtos, agora troca isso por um espaço menor e mais bem otimizado, com funcionários rápidos que fazem as coisas em um tempo muito mais curto.

                     (2B) Overclock no chip gráfico somente, Sim tem como fazer somente na IGPU subir somente o clock da Vega, e nas memórias principalmente. Memórias rápidas são tudo no vídeo integrado.

Espero ter ajudado, e lembre-se faça somente os procedimentos que estiver seguro para fazer, e faça por sua conta e risco, Na dúvida é melhor ter algo ruim funcionando do que não ter nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!