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Olá, pessoal!

 

Sou iniciante no Excel e estou com dúvidas referentes a algumas coisas. O que estou querendo fazer deve ser algo bem básico, mas que não estou conseguindo.

 

Eu gostaria de aprender a apagar um valor quando eu coloco um dado em uma determinada planilha e, em outra planilha, inserir um valor quando eu coloco o mesmo dado. Eu não sei quais fórmulas usar ou até mesmo o que procurar no Google para me ajudar nessa tarefa. Explico melhor abaixo:

 

01. Eu criei quatro planilhas no Excel para fazer isso.

02. Na Planilha1, eu insiro os valores de 1 a 10.

03. Na Planilha2, a intenção é que os valores que eu coloquei na Planilha1 sejam apagados. Os valores foram colocados na Coluna1

04. Na Planilha3, a intenção é que os valores que eu coloquei na Planilha1 sejam, colocadas na coluna ao lado, uma forma de me mostrar que estes valores foram inseridos. Por exemplo: escrever "Presente", e deixar vazio quando o valor não for acrescentado. Na Coluna1, eu coloquei os valores, e gostaria que escrevesse ou deixasse vazio na Coluna2.

05. Na Planilha4, ao invés de escrever "Presente", escrever a Linha e a Coluna em que o valor foi inserido na Planilha1.

 

Isso eu estou fazendo para aquela tabela do controle de Figurinhas. Então, eu a simplifiquei aqui para ver o que eu posso fazer e como posso fazer. 

 

Desde já agradeço a atenção de vocês e a quem puder me ajudar!

 

Exemplo zglaucio.xlsx

 

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Bom dia.
Não entendi muito bem o intuito dessa planilha para uso pratico em algo, mas pela logica consegui fazer até a parte 4 que se pediu, com isso já deve ajuda-lo.
Na parte 5 que se pediu eu ainda não sei fazer pelos meus conhecimentos.

Espero que pelo menos ajude um pouco.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.xlsx

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@Bruno.MP4, muito obrigado! Vou conferir o seu arquivo e depois dou um feedback. Vou comentar sobre o uso prático.

 

Eu estou montando uma estatística a respeito das figurinhas que vem nos pacotes fechados com 20 envelopes cada. É um estudo que quero fazer, já que em coleções passadas, dois ou mais desses pacotes fechados podiam vir iguais. Então, os dados que eu insiro são os números das figurinhas nas ordens em que elas aparecem nos envelopes. Então, eu tenho 20 envelopes, que eu numero do primeiro ao vigésimo, e depois eu tenho as cinco figurinhas que vem em cada envelope. Eu coloco esses números nas planilhas com o título 1º Pacote, 2º Pacote etc. (Seria a parte 02 do que eu gostaria de fazer - inserir os valores, inserir os números).

 

O que eu tinha antes era a planilha em que tem o checklist das figurinhas. O que eu fazia era apagar o número e, por conta da célula não ter nenhum dado, ela me mostrava quantas figurinhas faltavam por país. Eu fazia isso manualmente. Mas, como agora eu estou inserindo os números das figurinhas que eu retiro a cada envelope aberto (que é essa primeira parte que eu passei acima), eu queria que esse número já fosse deletado na planilha do checklist, sem que eu precisasse fazer isso manualmente. (Seria a parte 03).

 

O que eu quero fazer, também, é que uma planilha me mostre em que momento uma determinada figurinha apareceu (em qual pacote). Esta é a parte 04. Por exemplo: quando eu digitar a figurinha 511 nas planilhas referentes ao pacote 5 e pacote 8, aparecer numa planilha que a figurinha 511 saiu nos pacotes 5 e pacote 8. Tudo isso para ver os padrões de organização das figurinhas por envelopes e por pacotes. 

 

A parte 5 seria referente ao Excel me informar em que pacote, envelope e em que ordem a figurinha apareceu. Por exemplo: a figurinha 511 apareceu no 5º Pacote, no 10º Envelope, e era a terceira figurinha desse envelope. O intuito disso é ver os pacotes com 20 envelopes que são iguais (ou, em qual ordem aparece diferentes figurinhas). Porque, o que acontece é de dois envelopes serem praticamente iguais, com pequenas variações. Por exemplo:

 

1º Pacote: Envelope 10: 511 - 40 - 67 - 580 - 211

2º Pacote: Envelope 15: 511 - 40 - 77 - 580 - 211

 

Esse estudo eu vou compartilhar numa comunidade internacional sobre figurinhas - a gente gosta de estudar esses padrões para ver as repetições, para ver se tem envelopes iguais nos pacotes.

 

Compartilho a planilha onde estou fazendo esse estudo. E sobre as planilhas:

 

Faltantes: é o checklist em que eu deleto o número e ele me dá quantas figurinhas faltam por país. Eu usei isso porque trabalhei com a função =CONT.VALORES

Quantidade: me mostra a quantidade de figurinhas de um determinado país por pacote aberto.

Fig-Pacotes: é a parte 4 da minha dúvida - que, quando eu inserisse um número da figurinha, aparecesse nessa parte o pacote em que o número foi inserido.

Num-países: é a planilha que me ajudaram a fazer e que ajuda na transformação do número da figurinha ao país que ela corresponde.

1º Pacote: é onde eu insiro os valores que são os números das figurinhas que vem em cada envelope no primeiro pacote que eu abri. Eu vou inserir esses dados em todos os pacotes que eu abri. Estou colocando do primeiro pacote que eu abri (eu filmei a abertura). Eu ainda não havia criado essa planilha e colocado os dados, que eu ia inserir depois. Mas já coloquei os dados do 4º e 5º Pacotes, que fui pondo enquanto eu abri os pacotes.

 

Espero que tenha ficado mais claro com o uso prático do que eu pedi. 

 

Album Copa Feminina - Cálculos.xlsx

 

 

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O excel não possúi uma função "procurar valor X numa matriz"... por que, eu não sei, mas é a vida. Você vai precisar fazer gambiarras.

 

Uma forma fácil seria criar uma cópia da tablea principal em forma de uma única coluna ou linha. Por exemplo, transformar uma 4x3 em uma 1x12. Depois você pode usar as funções PROCV ou PROCH para procurar pelo valor desejado (lembrando de colocar o modificador de não sorteado).

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@Imakuni , muito obrigado pela resposta.

 

Você poderia me ajudar com isso? Eu não entendo muito de Excel e estou querendo fazer coisas muito complexas. hehehe!

 

 

@Bruno.MP4 , não consegui transportar para a minha tabela, porque, quando eu coloco a função SE em um campo grande de informações, a célula é apenas alterada quando todo o campo recebe o valor que eu coloquei no SE. Eu queria que ele encontrasse ao menos uma única vez no campo e não que todo o campo recebesse esse valor.

 

Por exemplo: eu coloco o SE  e seleciono 4x4. Ele só altera o valor da célula se o 4x4 estiver com o valor que eu coloquei, e não uma das células desse 4x4.

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3 horas atrás, zglaucio1 disse:

@Imakuni , muito obrigado pela resposta.

 

Você poderia me ajudar com isso? Eu não entendo muito de Excel e estou querendo fazer coisas muito complexas. hehehe!

Por exemplo, assim. Eu acabei não usando PROC especificamente, mas é o mesmo princípio.

Exemplo.xlsx

Postado

@Imakuni Obrigado! Acredito que irá me ajudar. E sobre o apagar o valor de um célula numa planilha quando o número for inserido em outra planilha, existe alguma função ou fórmula para se fazer isso?

Postado
48 minutos atrás, zglaucio1 disse:

@Imakuni Obrigado! Acredito que irá me ajudar. E sobre o apagar o valor de um célula numa planilha quando o número for inserido em outra planilha, existe alguma função ou fórmula para se fazer isso?

Você pode usar a função SE para isso.

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