Ir ao conteúdo

Estabilizar 4 pentes memória no Ryzen 7 5700g

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Olá, 

Alguém conseguiu ou sabe dizer se é possível/viável estabilizar 4 pentes de memória RAM num Ryzen 7 5700g?

No caso concreto, estou tentando fazer isso com 4 pentes de memória Kingston Fury Renegade 8GB DDR4, com frequência máxima de 3200MHz.

Minha placa-mãe é uma ASUS Tuf Gaming b550m-plus Wi-Fi II. 

Já tentei baixar a frequência para 2666MHz, mas continua instável. 

• Membro VIP
Postado

Verifique se as memórias são todas idênticas, é ter pequenas variações que podem levar a instabilidade.

Quando não são, é comum configurar o conjunto todo com as especificações mais baixas.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Imakuni @dwatashi

Olá, bom dia.

Pois é, as memórias são de modelos iguais. Foi uma das primeiras coisas que conferi.

Ainda não vi a questão da atualização da BIOS, darei uma olhada e dou feedback.

Pesquisando um pouco mais sobre o assunto, "reza a lenda" que placa-mães e processadores intermediários não são muito indicados para gerenciar 4 pentes. O ideal, caso eu queira 32Gb de ram, seria pegar apenas 2 pentes de 16Gb para evitar esse tipo de dor de cabeça.

Enfim, tentarei a questão da BIOS.

Valeu, pessoal, grande abraço.

• 2 semanas depois...
Postado

Boa tarde, pessoal. 

Dando feedback sobre o assunto, de fato, bastou uma atualização da BIOS para cessar a instabilidade.

Testei em jogos, aplicações corriqueiras e no memtest86. Não tive mais problemas. 

Agradeço a atenção 

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Poderia me falar qual versão da BIOS você instalou? porque estou com o mesmo problema que o seu, meu pc reinicia com 4 pentes 16gb cada mas com 2 de 16 ele funciona normal. Atualizei pra última versão da BIOS(3202) mas mesmo assim ele ta reiniciando meu PC

Postado
Em 10/06/2023 às 20:08, Luizlpm disse:

Olá, 

Alguém conseguiu ou sabe dizer se é possível/viável estabilizar 4 pentes de memória RAM num Ryzen 7 5700g?

No caso concreto, estou tentando fazer isso com 4 pentes de memória Kingston Fury Renegade 8GB DDR4, com frequência máxima de 3200MHz.

Minha placa-mãe é uma ASUS Tuf Gaming b550m-plus Wi-Fi II. 

Já tentei baixar a frequência para 2666MHz, mas continua instável. 

Uso o 5700g com 32GB de Ram, e as minhas memórias tem chips diferentes. Elas estão com 3666mhz na BIOS e nunca deu problema.

Screenshot_13.png

Screenshot_14.png

Screenshot_15.png

Screenshot_16.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...