Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualização de Placa de Vídeo, qual é a melhor?


Ir à solução Resolvido por Kohari,

Posts recomendados

Boa noite, pessoas

Eu tenho uma dúvida aqui e estou disposto a gastar  R$2,5K que é o melhor valor em promo no momento. 
Então na minha lista tenho as seguintes placas em vista:

RTX 3060 Ti 8GB : Tem a Marca Galak ou LeadTek
RTX 3060  12GB: Tem a Marca Galak ou INNO 3D

E tem a Radeon  RX 6600 8GB com um preço bem reduzido.


Meu motivo para trocar é performance. Eu ja fiz alguns tópicos sobre meus problemas de tela preta jogando OW2, Elden Ring e afins. E são problemas onde a Placa de Vídeo faz tanto barulho a ponto de desligar o PC, ou dar tela preta e o jogo e call continuar funcionando em som, mas me obrigando a reiniciar o PC. Enfim, quero mudar isso.

Minhas configurações atuais são as seguintes:
 

AMD Ryzen 5 3600
RAM 16,0GB Dual-Channel DDR4 @ 1599MHz
placa-mãe MSI B350M GAMING PRO
Vídeo Radeon RX 580
GABINETE VINIK HUNTER 24870
Fonte CX600W Corsair


Eu pretendo fazer que a placa de vídeo dure muito, para que futuramente eu possa gastar com outras peças como placa-mãe, processador ou mais pentes de memória porque vi que Silent Hill 2 Remake vai pedir muito do desempenho do PC. Então minha escolha nessas placas de Vídeo para uma configuração 'fraca" como a minha, seja porque pretendo atualizar aos poucos. 

Meu gabinete e minha placa-mãe pequena são pequenos. Então acho que a placa de vídeo pode ficar um pouco para fora, né? Esse Gabinete da VINIK HUNTER com as seguintes informações:
 

Formato: Torre Média |   placa-mãe Compatível: Micro-ATX  | Dimensões 195X460X395 MM |  Dimensões máximas: Comprimento 310 MM, Lagura: 140 MM

o gabinete é meio pequeno como na foto mesmo.

Obrigado.

imagem_2023-06-11_025657735.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Bruno Brito disse:

E tem a Radeon  RX 6600 8GB com um preço bem reduzido.

Em questão de custo/benefício, é a melhor dentre ela e a 3060 12GB, possuem desempenho semelhante, mas a 3060 se sobressai por conta da longevidade e recursos da NVIDIA.

 

5 horas atrás, Bruno Brito disse:

Eu pretendo fazer que a placa de vídeo dure muito, para que futuramente eu possa gastar com outras peças como placa-mãe, processador ou mais pentes de memória porque vi que Silent Hill 2 Remake vai pedir muito do desempenho do PC. Então minha escolha nessas placas de Vídeo para uma configuração 'fraca" como a minha, seja porque pretendo atualizar aos poucos. 

Se você quer que dure muito, você precisará de uma placa com, no mínimo, 12GB de VRAM, apesar da 3060 possuir um desempenho inferior a 3060TI, ela será mais longeva por conta desses 12GB de VRAM. Uma placa de vídeo excelente e bastante longeva é a RX 6750XT, possui um preço parecido a 3060TI, performance igual a de uma 3070TI custando R$ 1.000 a menos. Se quiser saber o porquê da longevidade e da escolha:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kohari Eu dei uma pesquisada aqui, e de fato os valores são parecidos dando em torno de R$ 100 mais caro para essa placa RX 6750 XT. Porém ela funciona na minha configuração que é um tanto "fraco" com um processador  Ryzen 5 3600?
Tentei ver se ela cabe na minha placa-mãe/gabinete e parece que ela está no limite do tamanho do meu gabinete que é mid-tower bem apertado e que não cabe um Water Cooler. Gabinete  Suporte para Placa de vídeo Dimensões máximas: Comprimento 310 MM, Lagura: 140 MM

Eu fiquei justamente nas duvidas sobre essa questão de VRAM que acho que é o que são os GB das placas. Todo mundo fica falando que a 3060 TI 8GB é muito melhor que uma 3060 12GB. Sendo que os GB são menores. Então para eu notar a longevidade da placa eu tenho que olhar essa VRAM que são os GBs, né? E sobre ser Radeon ou NVIDIA, parece que a Radeon é mais compacta para gabinetes menos espaçosos ou estou enganado? Eu olhei meio que rápido as dimensões dos mesmos.

Eu estava vendo na Terabyte e os preços mais baixos estão entre a RX 6750 XT ou RX 6700 XT ou a RX 6650 XT.
Minha fonte por ser uma Corsair CX600CW não vai sofrer, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Bruno Brito disse:

Porém ela funciona na minha configuração que é um tanto "fraco" com um processador  Ryzen 5 3600?

Não se preocupa, seu processador aguenta a RX 6750XT/3060TI.

 

21 minutos atrás, Bruno Brito disse:

Tentei ver se ela cabe na minha placa-mãe/gabinete e parece que ela está no limite do tamanho do meu gabinete que é mid-tower bem apertado e que não cabe um Water Cooler. Gabinete  Suporte para Placa de vídeo Dimensões máximas: Comprimento 310 MM, Lagura: 140 MM

Cabe sim.

 

21 minutos atrás, Bruno Brito disse:

Eu fiquei justamente nas duvidas sobre essa questão de VRAM que acho que é o que são os GB das placas. Todo mundo fica falando que a 3060 TI 8GB é muito melhor que uma 3060 12GB. Sendo que os GB são menores. Então para eu notar a longevidade da placa eu tenho que olhar essa VRAM que são os GBs, né?

VRAM não significa, necessariamente, desempenho superior. No seu caso, a 3060 12GB é mais recomendada pois você quer longevidade, outra coisa, além da VRAM, a placa de vídeo precisa ter um chip gráfico forte o suficiente para empurrar a quantidade total de VRAM, o chip gráfico da 3060 12GB é fraco, empurra até uns 10GB, mas é suficiente para garantir sua longevidade.

 

21 minutos atrás, Bruno Brito disse:

Eu estava vendo na Terabyte e os preços mais baixos estão entre a RX 6750 XT ou RX 6700 XT ou a RX 6650 XT.
Minha fonte por ser uma Corsair CX600CW não vai sofrer, né?

A RX 6650XT não compensa, mesmo caso da 3060TI, apenas 8GB, vai depender muito do preço dela também. E sua fonte aguenta tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Bruno Brito disse:

A 3060 12gb dura mais que essas RX? 6700 6750 12GB?

Não, pois as duas RX realmente entregam o 12GB, enquanto a 3060 só entrega 10GB por causa do seu fraco poder gráfico.

 

25 minutos atrás, Bruno Brito disse:

A diferença em torno de 200R$ realmente compensa? Elas tem uma longevidade realmente boa?

Na minha opinião, não. R$ 200 a mais por 8FPS a mais, além da RX 6750XT ser mais esquentadinha... Pega a RX 6700XT mesmo.

image.thumb.png.f8c34a45ee78c25359d082e8a55f74fe.png

 

Outra coisa, eu aproveitaria para pegar um gabinete novo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kohari image.thumb.png.4825636f0ee9149c29cebce5fa4d779c.png

Comparando esse grafico que você mandou ficou mais "claro" para mim. Então realmente a RX 6700 é quase igual a RX 6750 e tem essa diferença de R$200 e que eu poderia usar em um gabinete um pouco maior, né?
Esses 8FPS não faz tanta diferença, certo? Sobre a temperatura então ambas são iguais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Bruno Brito disse:

Esses 8FPS não faz tanta diferença, certo?

Não, ainda mais por R$ 200.

 

43 minutos atrás, Bruno Brito disse:

Sobre a temperatura então ambas são iguais?

A RX 6700XT é mais fria, especialmente esse modelo de 3 FANS.

 

43 minutos atrás, Bruno Brito disse:

e que eu poderia usar em um gabinete um pouco maior, né?

Exato.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Kohari disse:

Não, ainda mais por R$ 200 reais.

 

A RX 6700XT é mais fria, especialmente esse modelo de 3 FANS.

 

Exato.

Perfeito! Muito obrigado, acho que vou pegar a RX 6700 XT mesmo pelo valor de promo, e eu pesquisei o histórico de preço e promo de todas elas, e a promo desse mês é a mais baixa desses ultimos 2 anos. (Ao menos em sites BRs)
Ai só vi que independente de placa de Vídeo que citamos aqui, da Radeon ou Nivdia, eu que vejo pedem no minimo uma fonte 650W, mas uma da Corsair CX600W deve aguentar por enquanto porque não sou do tipo que vai querer jogar todos os jogos no grafico ultra super sempre e brilhoso sempre, né? Ai futuramente posso tentar pegar uma fonte de 650W ou 700W, se não fica muito salgado gastar tudo isso logo de cara. Afinal a Corsair não é uma marca vagabunda para fazer uma fonte que iria queimar meu sistema. Acho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
2 minutos atrás, Bruno Brito disse:

Ai só vi que independente de placa de Vídeo que citamos aqui, da Radeon ou Nivdia, eu que vejo pedem no minimo uma fonte 650W

Não se preocupa com isso de recomendado, dá uma lida: 10 Razões para o fabricante da placa de vídeo pedir fonte de exagerada potência.

 

2 minutos atrás, Bruno Brito disse:

Perfeito! Muito obrigado, acho que vou pegar a RX 6700 XT mesmo pelo valor de promo, e eu pesquisei o histórico de preço e promo de todas elas, e a promo desse mês é a mais baixa desses ultimos 2 anos. (Ao menos em sites BRs)

Boa, o preço está ótimo mesmo, normalmente eu só vejo a RX 6750XT valendo a pena.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...