Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, espero que estejam bem. Atualmente a configuração do meu desktop é bastante simples, composta pelas seguintes componentes:

- placa-mãe Gigabyte B450M DS3H, Chipset B450, AMD AM4, mATX, DDR4

- Processador AMD Ryzen 3 3200G 3.6GHz (4.0GHz Turbo), 4-Cores 4-Threads, Cooler Wraith Stealth, AM4

- 2x Memória DDR4 Corsair Vengeance LPX, 8GB 3000MHz, CMK8GX4M1D3000C16

- Fonte Corsair VS550 550W, 80 Plus White, PFC Ativo, CP-9020171-BR

- SSD Sandisk Plus, 480GB, Sata III, Leitura: 535MBs e Gravação: 445MBs, SDSSDA-480G-G26

- placa de vídeo GTX 1660 Super Gaming X MSI

Estou querendo dar um upgrade no meu processador com o objetivo de obter mais fps em jogos como CS GO e também para jogar outros jogos como Diablo IV, então gostaria de saber qual seria a melhor opção de processador, pensei em um Ryzen 7 mas não tenho certeza se a minha placa-mãe suporta ou até mesmo a fonte seria suficiente. Se puderem deixar sugestões de processadores que seriam interessantes e permitiriam jogar jogos como os mencionados eu agradeço !

Aproveitando, uma placa de vídeo RX 6600 vale mais a pena do que a GTX 1660 q tenho hoje ?

Postado

@ThiagoLucas13 Esqueceu de informar o orçamento, mas aqui vão minhas recomendações:

Provavelmente um R5 5600 será suficiente para empurrar o Counter Strike e o Diablo. Outra coisa, é importante observar que a Corsair VS550 é considerada uma fonte de nível básico e pode não oferecer recursos avançados de proteção contra sobretensão, sobrecarga ou curto-circuito, como as fontes de alimentação de maior qualidade da Corsair, a RX 6600 é sim mais potente que a 1660s, porém, fique atento a troca de fonte.

Opte por uma A550BN R$ 390 que será suficiente para a RX 6600.

Postado

Fico em dúvida entre um R5 5600 ou ir para um R7 logo, mas também se a configuração atual suportaria. Acha que compensa mais um R5 ainda assim ? E se fosse para um R7 o que precisaria mudar dessa configuração?

Postado
13 horas atrás, ThiagoLucas13 disse:

Fico em dúvida entre um R5 5600 ou ir para um R7 logo, mas também se a configuração atual suportaria. Acha que compensa mais um R5 ainda assim ? E se fosse para um R7 o que precisaria mudar dessa configuração?

@pedrin_howzz

Postado

@ThiagoLucas13 Para jogos, o R7 5800x3D é o melhor processador e o mais otimizado, mas vai ter um certo gargalo em seu setup, visto que o mesmo é um topo de linha. O processador 5800x3D necessita de uma melhor dissipação de calor nos VRMs que a B450 acaba por não oferecer.

Leia este tópico: 

Postado
1 hora atrás, pedrin_howzz disse:

@ThiagoLucas13  O processador 5800x3D necessita de uma melhor dissipação de calor nos VRMs que a B450 acaba por não oferecer.

Nem é questão de dissipação de calor, mas de corrente que o VRM é capaz de fornecer.

Da Gigabyte B450M DS3H ou DS3H V2 é 75 Amperes, o que é OK para até um Ryzen 5600X, 5700X em stock, para o 5800X3D complica.

@ThiagoLucas13

No melhor dos cenários - o jogo CS:GO - porque esse jogo tem engine antigo, que beneficia de clock; o 5700X rende ~9% a mais de FPS que o Ryzen 5600, em jogos "mainstream" (bobagens como Spider Man) fica na casa de 1-2%.

• O Ryzen 5600 compra por R$ 900,00 (no BR, no Allii hoje estava por ~R$ 530,00).
  • O Ryzen 5700X compra por R$ 1.250,00 (no BR)

O que é  ~39% a mais, então baseado no seu uso avalie se vale a pena.

Porcentagens deste teste, feito com uma RTX 3070, com VGA mais fraca as diferenças serão menores.

5600x5600-Xx5700-X.jpg

• Curtir 2
Postado

@1lokos Me convenceu cara ! Kkkkk De fato axho que não faria muito senrido ir de Ryzen 7, optei pelo r5 5600 e estou esperando chegar !! Cara, você consegue me dar um help em outro ponto, estou querendo melhorar o resfriamento do meu gabinete, a ideia é um cooler para a CPU (estava buscando um water cooler q fosse bom e não fosse absurdamente caro, algo na faixa dos 500-600) e umas 4 fans, porém não tenho ideia de quais marcas são interessantes e compatíveis com minha placa-mãe, que se não me engano precisará de uma controladora externa, ela não vem com o plug de fans nativo. Consegue dar um ajuda? Desde já agradeço

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!