Ir ao conteúdo

SSD para os programas e HD para jogos

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Olá,

Estou com a seguinte duvida... Possuo um SSD 128 GB que deixo o SO e HD para os jogos, se eu usar o SDD para deixar os Programas como Steam, Epic e Game Pass PC e baixar os jogos oferecido por esses programas no HD existe algum "problema" em relação a desempenho e leitura dos arquivo do jogo?

Pergunto isso por que percebi que recentemente alguns jogos tem como requisito um SSD (Starfield o exemplo mais recente), ai surgiu essa duvida.

• Membro VIP
Postado

Até o momento não tinha visto SSD como requisito, mas deve funcionar no HD sem problema.

Mas se pretende comprar um HD, esqueça essa ideia, é o mesmo valor de um SSD.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
  • Solução
Postado

@Ederson_XP Não vai ter problemas de leitura não, quanto ao desempenho por óbvio terá uma diminuição, a famosa demora em loading e coisas desse tipo, mas em desempenho do tipo de carregamento de textura por exemplo, não haverá diminuição.

Sobre SSDs serem requisitos em um jogo, acho exagero pensar dessa forma, na verdade, esse tipo de descrição se dá mais pelo fato de que HDs já estão se tornando uma tecnologia obsoleta, de modo com que as descrições de requisitos de sistema tratem do espaço de armazenamento disponível, apenas  como "SSDs", mas não quer dizer que não funcionará alocando os arquivos do jogo em um HD.

E por fim, como o amigo já recomendou, esqueça qualquer ideia de adquirir um HD novo, atualmente não vale a pena pois houve um barateamento de SSDs Sata e também M.2 NVMe.

Abraços!

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado

@guilherme_dr Certo, valeu pela dica.

digo isso por que estava vendo os requisitos do Starfield e apareceu essa do SSD. O esquema agora é buscar SSDs de 1TB para ajudar nessa questão.

Starfiled Requisitos Steam.jpg

• Moderador
Postado

@Ederson_XP  Sabe que andei lendo e realmente esse jogo está trazendo como requisito mínimo a alocação de arquivos em um SSD.. curioso, mas nada fora do que imaginei que fosse ocorrer, afinal a tecnologia evolui e os HDs já ficaram para trás.

Estou curioso para saber o que vai acontecer ao tentar instalar o jogo em um HD, mas enfim, é o primeiro de muitos jogos a fazer isso, acostume-se, recomendo que aposente seu HD e substitua por um SSD M.2 ou no mínimo um Sata 2,5.. os valore estão mais acessíveis atualmente.

Abraço.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...