Ir ao conteúdo

Compatibilidade entre Kingston HyperX Blu e ASUS P5Q3 Deluxe/WiFi-AP @n

Ir à solução Resolvido por Razzee,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, tenho uma placa-mãe P5Q3 Deluxe/WiFi-AP @n, gosto desse tipo de hardware mais antigo e quero utilizar o máximo potencial que essa tecnologia ultrapassada pode oferecer. Encontrei um anúncio vendendo 4 pentes da memória Kingston HyperX Blu, cada um com 4GB DDR3 1600Mhz, e eles serviriam perfeitamente na minha placa-mãe, já que ela tem 4 slots e capacidade máxima de 16GB DDR3. Nesse momento estou apenas em dúvida sobre a compatibilidade entre esses dois componentes.

Eu queria comprar essas memórias pelo design delas e também por causa da cor azul vívida do dissipador que combinaria bastante com o dissipador da placa-mãe. Pelo que li no manual da placa-mãe ela é incompatível com pentes que tenham 128MB em cada um dos chips da memória, esse modelo da HyperX tem 512MB por chip, então acredito que não haverá incompatibilidade nesse sentido. De toda forma, vocês saberiam me dizer se a chance de ambas as peças serem incompatíveis é grande?

Postado

Penso que você tenha interpretado errado o manual.

A placa-mãe não funcionará com pentes de memória com mais de 256 MB por chip. Ou seja, pentes de 4 GB single-sided ou pentes de 8 GB (qualquer um).

Esses pentes de memória que você linkou são 100% incompatíveis com a sua placa-mãe. Não irá passar do POST.

Veja um exemplo de modelo compatível com placas-mãe LGA775, LGA1156 e LGA1366 (antigas): Kingston KVR1333D3N9/4G.

Postado

@Razzee Acredito que tenha interpretado errado mesmo, até cogitei que essa limitação a partir de chips de 128MB fosse se estender para chips com capacidades maiores, o que por si só é bem lógico, mas de toda maneira queria a opinião de pessoas com mais conhecimento por que não entendo muito bem sobre essas configurações específicas. Meu conhecimento sobre informática e hardware é vasto como um oceano, mas profundo na mesma proporção da fundura de uma piscina pra criança.

Postado

@lugu9 Você interpretou corretamente o manual. Dei uma olhada, e faz essa menção a chips de 128 MB.

image.png.1f4a3e5b8ec1e71e7c9a2b0aba3081f6.png

Eu tenho até dificuldade em acreditar nisso, visto que um pente de 1 GB não funcionaria. Em 2008, 4 GB de memória eram uma quantidade excelente.

Em todo caso, embora haja uma quantidade mínima de memória por chip, a quantidade máxima ainda prevalece.

O manual só não fará menção a isso porque os pentes de alta densidade chegaram bem depois dessa placa-mãe ser lançada, em meados de 2011.

Postado
2 minutos atrás, Razzee disse:

O manual só não fará menção a isso porque os pentes de alta densidade chegaram bem depois dessa placa-mãe ser lançada, em meados de 2011.

Sim, de fato, mas de toda maneira o máximo que cada canal de memória na placa-mãe poderia suportar iria ser 4GB, justamente pela limitação em 16GB que a placa-mãe possuí. Só que ainda permaneço um pouco confuso quanto ao funcionamento dessas memórias, recapitulando então pra ver se consigo entender tudo:

1. Minha placa-mãe não suporte pentes que tenham 128MB por chip, ou seja, um pente de 1GB com 8 chips de 128MB não é suportado.
  2. Pentes que possuam capacidade de 8GB e acima disso também não são suportados por conta da limitação do chipset P45, já que o máximo que cada slot pode comportar é 4GB.
  3. Agora entra no que fiquei em dúvida: o manual fala dos chips de 128MB não serem suportados, ele estabelece esse limite justamente considerando que na época não haviam capacidades maiores do que essa, certo? Ou seja, 256MB, 512MB, nenhuma memória com essas densidades nos chips iria funcionar?
  • Solução
Postado
20 minutos atrás, lugu9 disse:

Sim, de fato, mas de toda maneira o máximo que cada canal de memória na placa-mãe poderia suportar iria ser 4GB, justamente pela limitação em 16GB que a placa-mãe possuí. Só que ainda permaneço um pouco confuso quanto ao funcionamento dessas memórias, recapitulando então pra ver se consigo entender tudo:

1. Minha placa-mãe não suporte pentes que tenham 128MB por chip, ou seja, um pente de 1GB com 8 chips de 128MB não é suportado.
  2. Pentes que possuam capacidade de 8GB e acima disso também não são suportados por conta da limitação do chipset P45, já que o máximo que cada slot pode comportar é 4GB.
  3. Agora entra no que fiquei em dúvida: o manual fala dos chips de 128MB não serem suportados, ele estabelece esse limite justamente considerando que na época não haviam capacidades maiores do que essa, certo? Ou seja, 256MB, 512MB, nenhuma memória com essas densidades nos chips iria funcionar?

1. Correto, e isso é muuuito estranho. Hoje não existem pentes de 1 GB (DDR4, DDR5), mas na época sair de 3 para 4 GB, por exemplo, era um upgrade considerável.

2. Sim, mas vale se atentar que nem todo pente de 4 GB funcionará. 

3. A restrição da placa-mãe sobre os chips de 128 MB não tem relação alguma com a incompatibilidade com chips de 256 MB+.

Honestamente, eu nem acredito que exista essa incompatibilidade com chips de 128 MB.

Assumo que alguns modelos específicos não funcionavam e a ASUS por garantia decidiu alegar que todos são incompatíveis, para não abrir margem para reclamação.

Postado

@Razzee Interessante, sobre o segundo ponto você destacou que nem todo pente de 4GB vai funcionar, isso se deve por conta da capacidade dos chips da memória, como no caso da Kingston HyperX Blu que citei no início do tópico, pelo fato dos módulos dela serem de 512MB? Ou essa incompatibilidade acontece por causa da construção do pente ser em single-sided, e somente pentes double-sided iriam funcionar corretamente? Acho que só mais essa questão mesmo que ficou um pouco confusa ainda pra mim, de toda forma você mantém essa sua posição inicial abaixo, correto?

3 horas atrás, Razzee disse:

Esses pentes de memória que você linkou são 100% incompatíveis com a sua placa-mãe

Memória Kingston utilizada pelo cara do post

Atualização de meu comentário: dando uma pesquisada aqui no fórum encontrei o post de um cara com um problema de inicialização justamente com um modelo de memória single-sided da Kingston. Pelo visto não há o que ser feito nesse caso mesmo, memórias single-sided não vão funcionar de jeito nenhum pra essa placa-mãe, acho que vou precisar perder mais um tempinho procurando por algum modelo 4GB compatível que tenha um design interessante. Você teria alguma sugestão em mente de um modelo que eu possa garimpar pela OLX ou ML?

Explicação mais detalhada para quem porventura estiver interessado no assunto.

image.png.0d2123e0c94ba7e0b3adce9163fbf718.png

Postado
30 minutos atrás, lugu9 disse:

@Razzee Interessante, sobre o segundo ponto você destacou que nem todo pente de 4GB vai funcionar, isso se deve por conta da capacidade dos chips da memória, como no caso da Kingston HyperX Blu que citei no início do tópico, pelo fato dos módulos dela serem de 512MB?

Se você tem um pente de 4 GB, precisa repartir essa quantidade em 8 ou 16 chips. Obs.: isso não se aplica a memória com ECC, que tem bem mais chips.

O modelo KVR1333D3N9/4G é o mais comum de ser utilizado nesses sistemas, e ainda hoje é amplamente comercializado.

Ex.: memória RAM ValueRAM 4GB 1 Kingston KVR1333D3N9/4G - R$ 44,99 (ele me disse por mensagem que envia com NF)

Se for imprescindível um modelo com dissipador, por questões estéticas, aí as opções são bem mais limitadas, já que a gente não consegue ver quantos chips tem.

Creio que seja uma alternativa razoável adquirir quatro pentes compatíveis de 4 GB e encaixar um dissipador em cima. 

Ex.: Kit 10 Dissipadores Calor P/ memória RAM DDR2 DDR3 DDR4 - R$ 49,90

• Obrigado 1
  • 1 ano depois...
Postado

@Razzee Finalmente após 1 ano comprei as memórias e coloquei o teste em prática! Utilizei exatamente a KVR1333D3N9/4G. Em um primeiro momento consegui fazer apenas 3 pentes funcionarem sem nenhuma modificação na BIOS, 2 pentes nos slots laranjas e 1 no slot preto. Estavam rodando no clock original da memória de 1333mhz. Ao colocar o último pente o PC simplesmente não dava vídeo.

Pelo que pesquisei o motivo disso é que os controladores de memória dessa linha P5Q da ASUS não são os melhores infelizmente, os modelos P45 da Gigabyte por exemplo tem controladores bem melhores e permitem os 16GB de RAM com frequências mais altas.

Mas é aquela velha história, quem não tem cão caça com gato. O que fiz para os 16GB serem reconhecidos foi reduzir o clock das memórias para 800mhz na BIOS. Desliguei a máquina e adicionei o quarto pente, liguei e milagrosamente funcionou. Depois disso testei com 1066mhz e também deu certo, mas de jeito nenhum consegui vídeo com o clock em 1333mhz.

image.png.71aaa024dd390643af67153d25720854.png

image.png.c863904a4556184c2ef981205191c452.png

Detalhe importante é que estava utilizando a última BIOS lançada pela ASUS, não cheguei a fazer a modificação dos microcodes na BIOS para o Xeon X5460 ser reconhecido completamente, mas acredito que isso não vá interferir no funcionamento da RAM. Pelo que vi também caso queira fazer Overclock no processador terá que ser pelo aumento do Front Side Bus (FSB). Ou seja, ao mesmo tempo em que o clock do processador ficará maior, o mesmo também acontece com o clock das memórias.

Ainda vou estudar mais sobre o assunto e fazer mais testes, mas até o presente momento esse meu projeto de PC retro está muito bem encaminhado. Quem diria que uma placa-mãe LGA 775 suportaria 16GB de RAM. Se tiver qualquer dica ou conselho sobre o que posso fazer para melhorar esse sistema te agradeço muito.

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...