Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabiente argb funciona em placa-mãe sem argb?


Posts recomendados

@Hinkelzin Se esses fans tiverem conector próprio de aRGB e uma alimentação para controladora própria, todos irá ligar na parte de iluminação.

 

Sem isso, nem liga.

 

Recentemente troquei meu gabinete, e o meu atual tem fans com aRGB e minha placa-mãe não tem a função, mas o gabinete tem uma controladora própria que faz os LEDs funcionar.

 

Recomendo verificar atentamente os cabos originais que vem com o gabinete, pois pode ocorrer de algum desses ser de alimentação para iluminação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hinkelzin No anuncio do gabinete tem um aviso falando que precisa de controladora.

 

Logo os fans nem vai ligar, só girar, até que seja adicionado controladora.

 

 

Eu recomendaria investir mais em placa-mãe e pegar uma de marca conhecida boa e com suporte para aRGB.

 

Melhor uma placa-mãe da ASUS, MSI ou ASRock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth po amigão infelizmente foi o que deu pra conseguir tlg.

 

ai to tentando buscar uma solução agora e to pensando em pegar uma controladora.

https://www.pichau.com.br/controlador-pwm-pichau-feather-p1-10-portas-12v-preto-pg-hubp1-blk?gclid=Cj0KCQjwnf-kBhCnARIsAFlg491a36cVlDj2jbidQydABlQTb5CcCjc_MHRhM1IJWjnDCvELhjjuGAgaAm14EALw_wcB

Sera que essa ja da pro gasto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth sou muito leigo mano, tô pesquisando e não to entendo, tem a parte com as entradas e tal porém o cabo q vai na placa-mãe ta 3 pin porém esse 3 pin n deveria ser 4? Se tiver alguma recomendação também aceito

6 minutos atrás, Hinkelzin disse:

@Elder Nauvirth sou muito leigo mano, tô pesquisando e não to entendo, tem a parte com as entradas e tal porém o cabo q vai na placa-mãe ta 3 pin porém esse 3 pin n deveria ser 4? Se tiver alguma recomendação também aceito

Sei que tem umas que vão direto na fonte, acho qseria melhor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@HinkelzinTem fan PWM e fan com apenas 3 pinos para fazer ele girar.

 

E tem RGB e aRGB, que a diferença deles também é a quantidade de pinos, onde o RGB é 12V com 4 pinos e o aRGB é 5v com 3 pinos.

 

Só o padrão RGB e aRGB é que não podem ser encaixados em conexões opostas, o RGB é OOOO, enquanto o aRGB é OOXO.

 

Você já está com esse gabinete e placa-mãe ?

 

Para aRGB (LEDs apenas), compre essa controladora: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1970664749-controladora-a-RGB-3-pinos-5v-controle-pc-led-enderecavel-_JM#position=6&search_layout=grid&type=item&tracking_id=c83790c2-8559-4bac-a119-f0f59acce63a

 

Tem outras controladores que podem ser mais baratas, mas tem que prestar atenção no padrão de conexão de LED, OOXO.

 

Se precisar colocar mais de 1 fan e todos eles só tiver 1 conector só, coloca um splitter https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3035707201-cabo-extensor-splitter-hub-1-para-4-fans-5v-3-pinos-argb-_JM#position=6&search_layout=grid&type=item&tracking_id=62ed4c63-78ad-4359-a4a9-98beb9f0d534

 

 

 

Pega também aquela controladora da Pichau que você mandou o link, coloca os fans conectados nela para fazer girar, e depois conecta ela na placa-mãe e na fonte.

 

Aquela controladora da Pichau, precisa de ser alimentada pela fonte, e o cabinho que vem com ela é conectado no SYS_FAN ou CHA_FAN da placa-mãe, para fazer a sincronia de rotação dos fans.

 

 

Quando for montar, se surgir duvidas, volta aqui, já com tudo comprado fica mais fácil de montar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth estou esperando elas chegarem, bom consegui dar mais uma super pesquisada e acabei chegando nesse com bona reviews de controladora pro gabiente

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3680959738-controladora-de-fan-argb-para-gabinete-gamer-_JM?attributes=LED_COLOR:QVJHQg==

1 hora atrás, Hinkelzin disse:

@Elder Nauvirth sou muito leigo mano, tô pesquisando e não to entendo, tem a parte com as entradas e tal porém o cabo q vai na placa-mãe ta 3 pin porém esse 3 pin n deveria ser 4? Se tiver alguma recomendação também aceito

Sei que tem umas que vão direto na fonte, acho qseria melhor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hinkelzin Essa controladora nova que mandou o link é uma boa por unificar tudo.

 

Mas ainda não elimina a parte de precisar de uma controladora aRGB a parte.

 

Note que essa ai do link do mercado livre que você trouxe tem um cabinho aRGB, precisa colocar algo li para ter iluminação dos fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@Hinkelzin Essa controladora nova que mandou o link é uma boa por unificar tudo.M

 

Pois é, a descrição do anuncio no M.L. esta enganosa, isso ai é só um HUB multiplicador de conexão PWM e ARGB - 1:4; é conveniente para quem tem uma placa-mãe com conector ARGB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A controladora ARGB Coolmoon vai atender, tem conector para 8 fans PWM e para 8 LEDs ARGB (3 pinos com falha, 5 volts), vem com controle remoto sem fio para controle no caso de placa-mãe que não tem conector ARGB.

 

Conectando o cabo PWM da controladora num conector SYS_FAN ou CHA_FAN PWM na placa-mãe terá controle da rotação dos fans pelo curva de fans no BIOS, ou via algum software de controle de fans.

 

No vídeo o cara demonstra os LEDs funcionando sem ligar em placa-mãe.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, essa placa-mãe TUF resolve o problema de "fru fru" dos LEDs, tem dois conectores ARGB - ADD_GEN2 (3 pinos, 5 volts). 😉

 

No entanto não permite overclock, se acha que isso valha a pena.

No entanto, se os cabos dos 4 LEDs dos fans do gabinete não tiverem conector macho e fêmea que permite ligar em "Dayse Chain" (em série) vai precisar de cabo splitter, ou do HUB do M.Livr3 linkado acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!