Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vale a pena fazer um overclock no meu caso?


Ir à solução Resolvido por extremedll,

Posts recomendados

Comprei meu pc com um 5600g  para dar upgrade com uma placa de vídeo dedicada depois, enfim, comprei uma RTX 3060ti e estou pensando se valeria a pena fazer um overclock.

 

Jogo em full HD e uso o cooler box original do processador sem nenhum problema de temperatura, mas já pretendo comprar um air/water cooler para pôr caso faça realmente o overclock, minha dúvida é a seguinte:

  • Jogando em full HD eu teria um bom aumento de performance no overclock? e caso eu fosse jogar em 2K?

 

E outras dúvidas também,

  • Eu preciso de um processador melhor para extrair o máximo da minha placa de vídeo?
  • Uso 2x8gb 3200mhz em dual channel de RAM, no caso dos jogos (tanto em full HD quanto em 2k), eu precisaria de mais RAM ou uma frequência mais alta?

 

Lembrando que com valer a pena eu quero dizer um aumento de performance significativo.

Levando em conta que jogo jogos online em configurações altas com + de 120fps na maioria dos casos, e jogos triple A também em configurações altas entre 50~80fps dependendo do jogo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Fabian Figueiredo Boa tarde, beleza?

 

Cara você acabou de fazer o upgrade o bacana seria você testar para ver se você consegui rodar seus jogos em 2kda maneira que veio o kit, e usou por alguns dias ou meses e você viu que ainda não está legal o desemepnho, ai sim você faz o overclock para ver a diferença.

Fazer o overclock só tem graça se você testa o antes e o depois.

É claro se a temperatura do processador da GPU se estiverem bacana, e qual seria a fonte que você está usando?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fabian Figueiredo a RTX360ti não é uma placa focada em 2K. se for jogar em 2k e a 144fps/hertz, já vai pensando em diminuir as texturas e usar dlss. então nesse caso, você teria que fazer um overclock na placa-vídeo e não no processador

 

observação: e mesmo com overclock, não é garantido que você vai conseguir os 144fps em 2k. depedendo do jogo, já é complicado fazer 144fps em fullhd

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Fabian Figueiredo depende muito do jogo. tem jogo que pegam mais pro lado do processador e outros mais pro lado da placa de vídeo. se você não for entuasiata, fazer overclock não deveria ser a sua preocupação inicial.

 

duas coisas que você deve respondem antes de qualquer overclock:

- quantos fps minha placa faz nesse jogo? já tá fazendo os 144fps em fullhd? (se sim. não é preciso ir para a próxima pergunta)

- não estou chegando aos 144fps. onde está meu gargalo? (você terá quer usar programas como msi afterburner para descobrir quem tá capando o desempenho).

 

depois dessas duas perguntas, você vai saber onde deverá fazer o overclock
 

obs1: se no jogo x você tá fazendo (sei lá).. uns 80fps.. nunca que um overclock vai te fazer sair de 80fps para 144. no máximo uns 110 (isso se não for preciso fazer overclock processador + placa de vídeo + memória). a não ser que você faça overclock e desça um pouco a qualidade gráfica. já é plausível os 144fps. mas se você já está disposto a abaixar a qualidade gráfica.. talvez seja melhor descer mais a qualidade gráfica do que fazer o overclock. pois qualquer overclock vai elevar a temperatura (e temperatura mais alta, reduzir a vida últil das peças). e nessa história toda você tá usando cooler box no processador. se for necessário e/ou você quiser fazer overclock no processador, já pode ir pensando em um air cooler como o hyperx 212x (ou um air cooler mais recente) ou um wc de 240mm. fora que você terá que ter um bom airflow dentro do gabinete (que dependendo do modelo não é possível)

 

obs2: se depois disso ainda quiser um overclock, não comece por um overclock agressivo. primeiro teste um overclock "seguro" (perceba as aspas) de 8% sobre o boost máximo. depois suba para 10% (cada peça tem o seu limite. terá que pesquisar de acordo com o modelo do seu processador/placa de vídeo para ter uma noção até onde pode ir). no caso do processador, recomendo ter pelo menos uma placa-mãe intermediária decente por conta da temperatura, quantidade e qualidades do vrm da sua placa-mãe, entre os fatores com relação a placa-mãe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 02/07/2023 às 13:45, extremedll disse:

@Fabian Figueiredo depende muito do jogo. tem jogo que pegam mais pro lado do processador e outros mais pro lado da placa de vídeo. se você não for entuasiata, fazer overclock não deveria ser a sua preocupação inicial.

 

duas coisas que você deve respondem antes de qualquer overclock:

- quantos fps minha placa faz nesse jogo? já tá fazendo os 144fps em fullhd? (se sim. não é preciso ir para a próxima pergunta)

- não estou chegando aos 144fps. onde está meu gargalo? (você terá quer usar programas como msi afterburner para descobrir quem tá capando o desempenho).

 

depois dessas duas perguntas, você vai saber onde deverá fazer o overclock
 

obs1: se no jogo x você tá fazendo (sei lá).. uns 80fps.. nunca que um overclock vai te fazer sair de 80fps para 144. no máximo uns 110 (isso se não for preciso fazer overclock processador + placa de vídeo + memória). a não ser que você faça overclock e desça um pouco a qualidade gráfica. já é plausível os 144fps. mas se você já está disposto a abaixar a qualidade gráfica.. talvez seja melhor descer mais a qualidade gráfica do que fazer o overclock. pois qualquer overclock vai elevar a temperatura (e temperatura mais alta, reduzir a vida últil das peças). e nessa história toda você tá usando cooler box no processador. se for necessário e/ou você quiser fazer overclock no processador, já pode ir pensando em um air cooler como o hyperx 212x (ou um air cooler mais recente) ou um wc de 240mm. fora que você terá que ter um bom airflow dentro do gabinete (que dependendo do modelo não é possível)

 

obs2: se depois disso ainda quiser um overclock, não comece por um overclock agressivo. primeiro teste um overclock "seguro" (perceba as aspas) de 8% sobre o boost máximo. depois suba para 10% (cada peça tem o seu limite. terá que pesquisar de acordo com o modelo do seu processador/placa de vídeo para ter uma noção até onde pode ir). no caso do processador, recomendo ter pelo menos uma placa-mãe intermediária decente por conta da temperatura, quantidade e qualidades do vrm da sua placa-mãe, entre os fatores com relação a placa-mãe.

overclock nem sempre aumenta a temperatura comparado ao processador em stock, muitas vezes você consegue um clock maior com tensão igual ou ate com tensão menor, porque de fabrica os processadores geralmente vem com mais tensão do q precisam, tanto q undervolt é a melhor forma  de reduzir a temperatura sem afetar o desempenho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dwadf sim. por que comentei que fazer um overclock de 8% a 10% é um overclock "seguro". o mesmo vale para o undervolt. overclocks mais agressivos que realmente vão ser o que vão dar grandes saltos de performance (pelo menos em tese), com certeza irá ter que subir a tensão e com isso, temperatura. que no caso do undervolt, será preciso diminuir o clock. é tudo uma questão de procurar conhecer melhor o hardware e a condição de temperatura tanto do hardware, como do ambiente para saber até onde é possível ir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!