Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu atualizei meu pc recentemente e minha config é essa:

Ryzen 5 4600g com o aircooler que vem e a pasta que vem
placa-mãe Gigabyte Aorus Elite b550m
2x 8gb Kingston Fury 3200Hz
GTX 750 Ti
Fonte Corsair CX550

Estou usando o pc tem uns 3 dias.

A temperatura mínima que o processador atinge é 30 graus e a máxima que atingiu foi 79. Achei bem alta, considerando que a máxima permitida para esse processador é 95 graus.

Eu tenho uma pasta térmica da deep cool z5 que eu comprei faz um tempo que eu poderia colocar no lugar da que vem.

O que me recomendam? Devo trocar a pasta? Eu não tô com grana no momento para fazer altos investimentos, até mesmo a compra de um cooler novo pro processador seria complicado no momento

image.png

• Solução
Postado

Já que tem pasta testa, remova o cooler com cuidado - não puxe para cima antes de perceber que esta solto, ou pode arrancar o CPU junto e danificar o soquete da placa-mãe.

Limpe  a pasta térmica da AMD usando um papel toalha e álcool isopropílico - de preferência;  e aplique a nova, monte o cooler e teste nas mesmas condições.

O único problema é se acontecer de piorar a temperatura. 😜 

Se você tem um gabinete com ventilação (airflow) ruim os 79º não estão exagerados para o cooler da AMD - que é pequeno.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Já que tem pasta testa, remova o cooler com cuidado - não puxe para cima antes de perceber que esta solto, ou pode arrancar o CPU junto e danificar o soquete da placa-mãe.

Limpe  a pasta térmica da AMD usando um papel toalha e álcool isopropílico - de preferência;  e aplique a nova, monte o cooler e teste nas mesmas condições.

O único problema é se acontecer de piorar a temperatura. 😜 

Se você tem um gabinete com ventilação (airflow) ruim os 79º não estão exagerados para o cooler da AMD - que é pequeno.

@Pirata Doidao Boa noite

Apenas complementando, já que o PC está ligando normalmente, antes de trocar a pasta térmica ligue o PC por uns 10 minutos.

Use o CPU-Z ou algum outro programa para estressar o processador e com isso evitar que o processador sai junto com o cooler.

Mesmo assim quando foi soltar o cooler, solte um pouco os quatro parafusos e gire levemente o dissipador de um lado para o outro só para ter certeza que está solto do processador.

Assim que o cooler se soltar da placa-mãe, não precisa tirar o processador do soquete para trocar a pasta térmica.

Só passar um papel higiênico no processador e no dissipador onde ele está, em seguida passar uma nova camada só no processador.

Camada bem fina.

16455648363273703157838765004030.jpg 

Para evitar isso.

ABBdcPY3bQgN7qca8dW7NL-970-80.jpg.webp

• Obrigado 1
Postado

WC de 120mm não vale pena, custa o dobro de um bom air cooler e baixa 1-2 graus se tanto, além de ser desnecessário para um 4600G, mas se prefere for razão de "estética" compre um de 240mm, assim poderá servir quando trocar de CPU.

• Curtir 1
Postado
20 horas atrás, Pirata Doidao disse:

a máxima que atingiu foi 79.

Não está ruim, principalmente levando em conta que você está com o cooler padrão da AMD.

Já que você tem uma boa pasta em mãos, faça o mais barato antes de investir em um cooler: troque.

• Curtir 1
Postado

Eu fiz a instalação da pasta direitinho como todos recomendaram aqui. A pasta tava até colando o processador já (tinha o quê, 3 dias que eu instalei o processador e já tava colado com a pasta que vem).

Tirei dando leves "rodadinhas" até soltar para não danificar o processador puxando. Saiu de boa, troquei a pasta e vou observar a temperatura.

Como vou ter que trocar o gabinete de outro pc, talvez eu coloque um novo gabinete nessa config e instale mais fans no gabinete novo para melhorar o fluxo de ar.

Obrigado pela ajuda, pessoal. Valeu mesmo

Postado

Pessoal, uma atualização:

O pc não chega nem a 70 graus na max agora que troquei a pasta. 

Realmente ajudou bastante. Máximo que chegou foi 66 graus, ou seja, uma diferença de mais de 10 graus. Vou parar de me preocupar com isso por enquanto.

Valeu!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...