Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu computador é responsável por meu trabalho, meus estudos e grande parte de minha diversão; Conto com vocês!

Processador:    Ryzen 5 5600x

Placa de vídeo: RTX 3070 GAINWARD 

SSD Kingston A400 480GB

+ 1 HD Seagate BarraCuda, 1TB, 3.5´, SATA - ST1000DM010

Watercooler Corsair h80i V2

Mémoria Kingston HyperX Fury 2133mhz:  16,0 GB (2x 8ram, dual channel)

placa-mãe: ASUS TUF GAMING b550m plus

FONTE: XPG CORE REACTOR 850w - 80 PlusGold

Gabinete Gamer Riotoro, Prism RGB, Full Tower – 3 coolers no topo jogando ar quente para fora e 2 coolers frontais jogando o ar frio para dentro.

Filtro de linha ICLAMPER DPS

Olá pessoal! Quero deixar tudo bem explicado para que possam me ajudar da melhor maneira. Agradeço muito desde já. Segue a cronologia do que aconteceu:

1-    Meu computador NUNCA tinha dado problema; nem sequer um restart, uma piscada de tela, nada! Então, após 3 anos, notei que a frente do gabinete estava com algumas gotas. Ao abrir o PC, a surpresa: SAL, muito sal!

2-    Descobri que, apesar de não morar perto da praia (por isso minha falta de preocupação com isso), o lugar onde moro, por ser na parte alta da cidade, recebe diretamente o vento que vem da praia, daí muita maresia onde moro L

3-    Desmontei todo meu PC, lavei o gabinete, limpei todas as peças com Spray Limpa-Contato, mesmo com a rápida evaporação do limpa-contato, sequei tudo com cuidado usando uma secadora, remontei e... Não ligava. Desconectei tudo, confirmei que tudo estava devidamente seco e deixei para remontar no outro dia - eu estava MUITO exausto (mentalmente e fisicamente).

4-    Novo dia, nova tentativa. Reconectei tudo... E nada.... Fui fazer outras obrigações e, no final do dia, mais uma tentativa e... LIGOU! Mas parando na luz laranja da placa-mãe (erro DRAM) – pelo menos havia ligado, o que me deixou mais aliviado – como já era tarde e eu precisava dormir, deixei para continuar no outro dia.

5-    Novo dia, nova tentativa. Com o erro DRAM acusando na placa-mãe, removi os pentes de memória, limpei os contatos com uma borracha, reconectei e.… nada! Repeti o processo, mas dessa vez também tirei a bateria da placa por 20s e, ao colocar tudo de volta (memória e bateria) e ligar, finalmente funcionou! E funcionou TUDO NORMAL! Pelo resto do dia fiquei prestando atenção nas temperaturas da CPU e Placa de vídeo, e estava tudo ok! Pelo visto tudo estava de volta ao normal, no final do dia desliguei o PC aliviado e fui dormir.

6-    Novo dia e... PC sem ligar! Pois é, voltou a ficar como estava no primeiro dia de problema: aperto o botão power e o pc não liga. Desmontei, remontei, mas nada dessa vez. Retirei a bateria da placa-mãe, refiz tudo que tinha feito antes, e nada! PC não ligava! Troquei o plug “power sw” com o “reset sw” na placa-mãe (quem sabe o problema não era no no plug power sw) e tentei ligar o PC pelo reset do gabinete, mas não funcionou. Tentei ligar agora encostando a chave de fenda nos dois pinos onde pluga o “power sw”, e não ligou (nesse momento desconfiei que o problema deveria ser a placa-mãe, por não estar ligando assim).

7-    Novo dia. Fui na casa de um amigo, que tinha um computador encostado sem usar há mais de um ano, e o trouxe para casa para alguns testes. Primeiro tirei as memórias dele, coloquei na minha placamãe, mas continuou sem ligar. Então peguei a fonte dele (corsair CX600 80plusBronze), liguei no meu pc, mas também não ligou. Então fiz o contrário e peguei a MINHA fonte e coloquei no dele, e ligou.

Depois de tudo isso, realmente desconfio que o problema está na minha placa-mãe. Confirmei que minha fonte está funcionando. O meu processador não pude testar no pc de meu amigo pois não é compatível na placa-mãe dele (intel LGA), mas meu cpu não possui nenhum problema visível (manchas, contato empinado) e até então nunca tinha retirado ele do socket da placa-mãe e só o retirei agora, com muito cuidado, para poder limpar a placa-mãe no dia que descobri o sal. E ele funcionou perfeitamente depois (quando o pc ficou um dia sem problema). Poderia a CPU ser responsável por não deixar a placa-mãe nem ligar?

Que componente poderia fazer o PC não ligar (após eu ter limpado o sal) e, no outro dia funcionar normalmente como se nada tivesse acontecido, para no outro dia (e até então) voltar a não ligar? Como eu disse, desconfio que quem se encaixa nisso seria a placa-mãe, mas AGRADECERIA IMENSAMENTE as suas opiniões e qualquer ajuda! 

Postado

@Henrique - RJ Oi Henrique, obrigado pela sugestão!

Eu fiz isso. Apenas a fonte e a placa-mãe (sem memória, cpu, placa de Vídeo e etc), tocando nos dois pinos do plug "power sw" para ligá-la. Não tenho speaker, mas ela tem as luzes para indicar se está ok. Não ligou.

Então tentei depois com a cpu conectada (imaginei se por acaso a placa-mãe não ligaria com ausencia de cpu), mas o resultado foi o mesmo: a placa-mãe continou sem ligar!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!