Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal estou com o seguinte problema tenho 24 GB e meu pc só reconhece 7,9 utilizo o Windows 11. Todos os pentes das memórias funcionam. Na placa-mãe identifica os 24 GB.

Se alguém puder me ajudar agradeço.

pc.png

pc2.png

pc3.png

pc4.png

pc5.png

pc6.png

pc7.png

Postado

@Fabio Iij  Se não for alguma alteração feita no MSConfig. Poderia ser erro de hardware, seja ele nos slots ou nas memórias.

- Poderia tentar atualizar ou resetar a BIOS;

- Testar memória por memória em todos os slots e verificar se o problema ocorre quando tem duas memórias instaladas por vez;

Postado

@Fabio Iij você chegou a testar as memória separadamente? uma de cada vez e em todos os slots? pode ser problema de hardware ou alguma configuração/atualização de sistema operacional ou BIOS. tem uma tem memória que não está com o xmp ativado. se eu tivesse que apostar, arriscaria na configuração da BIOS OU incompatibilidade (visto que nenhum dos modulos que você possui são certificados pela gigabyte. fora que tem pelo menos uma memória que nem tem número do modulo).

https://download.gigabyte.com/FileList/Memory/mb_memory_ga-ax370-gaming_raven_v3.pdf?v=e4e6748fde335a504851f1dc941b28d8

Postado

@extremedllsim testei uma de cada vez e todas dão boot normal estranho que eu sempre usei 16 gb mas do nada deu esse problema. Dai resolvi comprar esse outro pente, para ver se solucionava e quando instalei aconteceu o mesmo problema já atualizei a BIOS resetei e nada. O estranho que na BIOS reconhece e também no CPUZ. Testei também no Ubuntu e lá também não utiliza toda a memória ram.

Postado

@extremedll coloquei dessa forma funcionou não reconheceu tudo mais já está bom dessa forma agora ficou o de 8 gb parado será que se eu comprar mais um outro de 8 GB vai reconhecer corretamente ? Lembrando se eu colocar o outro pente a memória só reconhece 7 GB

image.thumb.png.87a046f5e22c5b53b604cd2f1350cb7b.png

Postado

@Fabio Iij  Eu citei anteriormente:

Em 12/07/2023 às 08:22, Gui GC disse:

- Testar memória por memória em todos os slots e verificar se o problema ocorre quando tem duas memórias instaladas por vez;

O fato é que você ignorou completamente, já que agora testou e viu que as memórias se comportam de maneira diferente em slots diferentes.

Esse teste é justamente para verificar se o problema é em alguma memória ou em algum slot.

Com 1,1gb isso poderia ser alguma configuração da BIOS. Já os 16Gb indicariam algum erro em algum slot e/ou canal da controladora de memória da CPU.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...