Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei um computador ontem, tudo conectado corretamente e conferido. Porém estou com um problema que a partir do momento que aperto o botão de ligar o PC demora para chegar na tela de boot da placa-mãe (a que aparece a logo), e antes disso acontecer ocorre uma sequencia de luzes piscando na placa-mãe (estão no vídeo a sequencia de luzes). Logo após piscar tudo e a ultima luz apagar, o PC da boot normalmente e vai para tela do Windows, porém está demorando cerca de 30 segundos esse meio tempo de ligar e chegar na tela da logo da placa-mãe, para a config do computador não é normal isso acontecer. Eu não sei se é por conta da placa-mãe estar fazendo tipo uma verificação nos componentes, ou se algo que tem que configurar na BIOS, procurei na internet não achei nada sobre. Se alguém souber algo agradeço.

Config:
B650m aorus elite ax
Ryzen 7 7700x
3060ti ASUS
2x8 fury 6000mhz DDR5
600w plus bronze corsair 

Postado

tenta ativar o fasty boot na BIOS pra ve se melhora mas eu acho que e so negocio da placa-mãe mesmo porque ela tem que verificar tudo certinho mas tenta isso

Postado

@Pedro Mangeon teoricamente, o seu caso é normal. como funciona o processo de inicialização do computador (na maioria dos casos):

ao apertar pra ligar, a BIOS/uefi dispara para a placa-mãe uma série de checagem (checar compatibilidade, lines, etc). primeiro ela passa pelo processador e ver se está tudo correto, depois ela vai pras memórias, unidade de armazenamento, placa de vídeo e se tudo estiver ok, ela mostra a parte de gráfica (exibição da logo, etc). algumas placas-mãe são mais rápidas do que as outras para fazer essa checagem ou em alguns casos fazem a checagem enquanto exibem a logo.

uma coisa que notei é a ausência do speaker na sua máquina. as pessoas menosprezam demais esse item, sendo que ele é muito importante para saber como está a sua inicial do computador. quando ele está plugado na placa-mãe ele serve como alerta. se ele liga e dê um bipe curto. ok. teoricamente se está tudo correto. se o pc ligar sem beepar, pode reiniciar a máquina e ver se acontece de novo. se acontecer, pode acender a luz vermelha na sua cabeça pois algo está falhando mas a placa-mãe não sabe dizer o que é. quando ela consegue identificar, ela começa a emitir uma série de beeps.

image.png.c55d3436264975f430ce753f73d77ddc.png

conforme dito pelo @Paocombatatafrita, você procurar nas configurações da sua placa-mãe algo relacionado a fastboot e ativa-lo para ver amenizar esse tempo de inicialização. as placas-mãe da ASUS costumam ter uma opção "delay logo", se estiver acima de 3segs (5segs ou mais), mude para 3segs.

Postado
3 horas atrás, Paocombatatafrita disse:

tenta ativar o fasty boot na BIOS pra ve se melhora mas eu acho que e so negocio da placa-mãe mesmo porque ela tem que verificar tudo certinho mas tenta isso

Já fiz isso, e faz essa sequência assim mesmo 

3 horas atrás, extremedll disse:

@Pedro Mangeon teoricamente, o seu caso é normal. como funciona o processo de inicialização do computador (na maioria dos casos):

ao apertar pra ligar, a BIOS/uefi dispara para a placa-mãe uma série de checagem (checar compatibilidade, lines, etc). primeiro ela passa pelo processador e ver se está tudo correto, depois ela vai pras memórias, unidade de armazenamento, placa de vídeo e se tudo estiver ok, ela mostra a parte de gráfica (exibição da logo, etc). algumas placas-mãe são mais rápidas do que as outras para fazer essa checagem ou em alguns casos fazem a checagem enquanto exibem a logo.

uma coisa que notei é a ausência do speaker na sua máquina. as pessoas menosprezam demais esse item, sendo que ele é muito importante para saber como está a sua inicial do computador. quando ele está plugado na placa-mãe ele serve como alerta. se ele liga e dê um bipe curto. ok. teoricamente se está tudo correto. se o pc ligar sem beepar, pode reiniciar a máquina e ver se acontece de novo. se acontecer, pode acender a luz vermelha na sua cabeça pois algo está falhando mas a placa-mãe não sabe dizer o que é. quando ela consegue identificar, ela começa a emitir uma série de beeps.

image.png.c55d3436264975f430ce753f73d77ddc.png

conforme dito pelo @Paocombatatafrita, você procurar nas configurações da sua placa-mãe algo relacionado a fastboot e ativa-lo para ver amenizar esse tempo de inicialização. as placas-mãe da ASUS costumam ter uma opção "delay logo", se estiver acima de 3segs (5segs ou mais), mude para 3segs.

Entendi, vou procurar essa questão do speaker, realmente não veio e nem lembrei disso. Sobre a questão do fastboot ativei e não mudou. Por isso estou achando que é algo relacionado a verificação da placa, porém não achei nada no manual. Mas enfim obrigado pelas dicas!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!