Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Usava um i3 10100F e uma H410M da ASUS, recentemente fiz o upgrade para uma ASRock B550M-HDV e um Ryzen 5 5500. 

Desde então meu PC demora um pouco para iniciar, os perifericos demoram um pouco para acender, enquanto nas minhas peças antigas (i3 + h410m) era algo que quase instatâneo.

Não sei se isso é uma particularidade da ASRock, visto que é meu primeiro contato com a marca, mas me causou estranheza.

Minha configuração atual:

r5 5500

ASRock B550M-HDV

16GB RAM

RTX 2060 SUPER

Fonte Pichau Nidus 500w

O que será que pode ser?

Segue um vídeo para ajudar a visualizar o problema.

Postado

Não falou o principal: modelo dos discos.

Além do mais tem mais alguns detalhes: drivers todos atualizados?Qual a origem das peças?Foi uma reinstalação do sistema?

Postado

@PedraX Um SSD da Pichau e um SSD da Netac, ambos funcionando normalmente. Não cheguei a ver os drivers, fiquei com medo de atualizar a BIOS porque está chovendo muito ultimamente por aqui 😅. Imagino que com origem você esteja falando se são nacionais ou da china, algumas nacionais e outras da china, mas não sei no que isso interfere. Sim, eu reinstalei o sistema, mas cheguei usar um pouco antes sem reinstalar e também estava assim.

EDIT: Esqueci de especificar, mas só o SSD da Netac e o Ryzen são da China, o resto é nacional. E só para constar o SSD Netac não é o que eu utilizo para sistema, apenas para jogos.

Postado

Eu também já suspeitei disso.

Tive um r5 5600g + gigabyte b450m s2h. Agora, tenho outro r5 5600g + msi b450m. E tive a mesma sensação de que a configuração de agora demora uns 2 segundos a mais pra iniciar. É como se o tempo entre pressionar o botão de ligar e todos os processos necessários serem executados e aparecer a tela de carregamento do sistema, dependesse só da placa-mãe. Vou seguir essa discussão aqui pra ver as resposta de quem entenda sobre.

Postado
1 hora atrás, fuwateatime disse:

Não cheguei a ver os drivers, fiquei com medo de atualizar a BIOS porque está chovendo muito ultimamente por aqui 

Bem, atualizar os drivers é imprescindivel . Sobre tempo de boot ou o acesso aos perífericos não deveria acontecer um tempo de lentidão. 

Ainda mais que a gen da PCI-e da nova MB é mais moderna(gen4 contra gen3, o barramento permite até o dobro da velocidade).

Se o Windows foi reinstalado deveria performar mais rápido, mas pode acontecer de dar problema se os drivers não forem atualizados direto do site da AMD, isso porque está usando drivers da Microsoft, que são genéricos.

O Windows é a mesma versão em ambos os casos?

PS: colocou um cronometro?ás vezes pode ser só impressão.

• Curtir 1
Postado

@Neto_S.Cruz Investigando no Reddit e em fóruns pude ver que é um problema comum nas placas mãe da ASRock, infelizmente ainda não achei nenhuma solução, alguns resolveram mudando a versão da BIOS mas como eu disse, prefiro não arriscar já que é tempo de chuva por aqui. Espero que o post lhe ajude de alguma forma, mesmo que sejam marcas diferentes 😉

@PedraX A versão do Windows é a mesma, fiz uma instalação limpa, porém mantive os drivers genéricos do Windows, quando eu chegar em casa irei tentar baixar alguns drivers direto da fabricante mas não sei se vai adiantar algo. Não sei se você viu o vídeo, mas tanto monitor quanto periféricos demoram uns segundos para ligar.

• Amei 1
Postado
agora, fuwateatime disse:

uns segundos para ligar.

Se for alguma coisa em torno de 10segundos tá normal. Uma coisa que pode retardar um pouco são algumas opções na BIOS:p.e., apresentação da logo da ASRock, verificação da RAM, etc.

Tem que dar uma fuçada na MB e ver essas opções. Como minha MB é de geração mais antiga (X470)não vou poder ajudar para dar dicas mais detalhadas.

Mas não é nada para se preocupar porque uma vez que o sistema subiu o que vai importar mesmo é o clock da RAM.

Por falar nisso, habilitou tudo o que tem de direito? Para mim, que uso um mix de RAM 2993 e 3200 fez uma barbaridade subir o clock da RAM(todos os 4 pentes) a 3200Mhz, dá uma diferença danada.

Já experimentei ir até 3600, dependendo da "formada" dos chips acho que passa de 4.000Mhz tranquilo com uma MB dessa nova série.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, PedraX disse:

Bem, atualizar os drivers é imprescindivel

14 minutos atrás, PedraX disse:

se os drivers não forem atualizados direto do site da AMD

Poderia explicar um pouco mais? O que exatamente precisa ser atualizado direto do site da AMD? porque no meu caso, só o processador é da AMD. Estou confuso agora.

Postado
13 minutos atrás, Neto_S.Cruz disse:

porque no meu caso, só o processador é da AMD.

Ops, foi engano, é no site da ASRock de fato. Também pode atualizar a BIOS, pode ser que tenha BIOS mais atuais.

https://www.ASRock.com/mb/AMD/B550M-HDV/index.asp#Download

AMD chipset driver ver:4.7.13.2243

Só tome cuidado para não passar direto de uma versão de BIOS mais nova sem passar para as intermediárias porque ás vezes tem atualização para correção.

A versão atual dá para ver no aplicativo CPUZ

• Obrigado 1
Postado
9 horas atrás, fuwateatime disse:

Baixei e instalei esses drivers mas não mudou nada infelizmente..

Analisando as duas CPUs não ví nenhum motivo para o Ryzen ter menor desempenho, a única explicação que eu encontro é algum tipo de instabilidade, que pode ser causada por:calor(veja as temperaturas da CPU), qualidade da VRM(que causa atraso nas velocidades da RAM e na CPU).

Também pode ser a velocidade no clock da RAM(conseguiu algum nível de OC?)Suponho que as memórias ainda sejam as mesmas.

E o Ryzen está com clock acima do clock básico ou conseguiu o boost(4,2 GHz)?

Eu costumo usar o HWinfo64 para ver o comportamento.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!