Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fusão entre dois computadores para um possível upgrade


Ir à solução Resolvido por SAFEDISK,

Posts recomendados

Boa noite pessoal, gostaria de tirar uma dúvida com vcs.. 

Tenho um PC gamer da época dos dinossauros aqui que montei por volta de 2013 eu acho kkkkk 

Equipado com,

 

Processador: AMD(FX) 4300 3.8ghz quadcore

Placa de vídeo: GTX 550ti 1gb

Ram: 8gb DDR3 "2 slots com 4gb"

placa-mãe: gigabyte ga-78LMT S2

Fonte: 500w

 

E um outro que era um antigo servidor se não me engano 

 

O processador: Intel (R) Xeon (R) e3-1220 v2 3.10ghz

4slots DDR3, 1 pente de 4gb equipado

placa-mãe: Hp Proliant Ml310e G8 671306-201 686757-001

Fonte 350w

 

A minha dúvida pra vocês seria se tem como eu fazer alguma "fusão" entre essas peças para eu dar uma melhorada no meu humilde Pc gamer rsrsrsrs.

Valeu pessoal, obrigado e Tmj!!

Screenshot_2023-07-26-22-32-23-063_com.android.chrome.jpg

Screenshot_2023-07-26-22-31-58-594_com.mercadolibre.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Thiago Araujo Mts Eu não diria que é vantajoso não, a unica troca que talvez valesse a pena seria trocar o Xeon pelo AMD FX. Porém, tem que ficar de olho na frequência das memórias RAM, no caso o máximo que o Xeon suporta é 1333, ou seja, a frequência no seu AMD é ainda maior, se não me engano esses FX pega quase 2000Mhz... Então você perderia perfomance. Seu setup mais antigo de 2013 está melhor que este que serviu de servidor, de fato, o servidor não tem nada que possa agregar de melhor.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SAFEDISK Em que realidade alternativa um FX-4300 será superior a um i5-3570 (equivalente ao Xeon)? A linha FX de processadores é a pior da história.

 

A frequência das memórias não terá impacto na performance, visto que há placa de vídeo e será usado primariamente para jogos.

 

Dito isso, é bem provável que a placa-mãe de servidor te dê certa dor de cabeça, suportando apenas RAM com ECC, apresente padrões proprietários nos headers do gabinete.

 

O manual da placa-mãe está disponível em diversos sites, como este, e cabe a você decidir se vale a pena ou não. 

 

Dependendo da expertise que você tem com componentes, seria interessante montar algo em torno da placa-mãe HP, mas precisará de outro pente de 4 GB com ECC no mínimo.

 

Se você ainda tem o gabinete padrão da HP, será bem mais fácil, já que não precisará se preocupar com padrões proprietários de tamanho e conectores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Razzee É que tem que entender que nem toda a linha xeon é decente (onde tu viu i5?), é só fazer uma comparação um com o outro. Todo mundo sabe que a Linha AMD FX é horrorosa, mas ninguém falou que ela é boa, maravilhosa. Mas em comparação com o servidor do rapaz ae, não compensa nem um pouco a troca, é como trocar 6 por meia duzia. 

 

Ambos os processadores são quad-core, e essa versão do Xeon é antiga e com certeza, até o clock máximo da FX é maior, não algo muito significativo, mas maior sim. Como já disse, em comparação a ambos, é como trocar 6 por Meia Duzia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, SAFEDISK disse:

@Razzee É que tem que entender que nem toda a linha i5 é decente (3º geração i5 é lixo), é só fazer uma comparação um com o outro. Todo mundo sabe que a Linha AMD FX é horrorosa, mas ninguém falou que ela é boa, maravilhosa. Mas em comparação com o servidor do rapaz ae, não compensa nem um pouco a troca, é como trocar 6 por meia duzia. 

 

Desculpe, mas com base no que você afirma que o i5 de terceira geração é lixo? rs

 

Utilizo Ivy Bridge desde seu lançamento. Pode ser obsoleto em relação às soluções que temos hoje, mas não é "lixo", e pode ser inclusive "luxo" para muitos.

 

O FX 4300 sequer chega a ser comparado com o i5-3570, e o FX 6300 é utilizado nas comparações, de tão injusto que seria colocá-lo lado a lado com o FX 4300.

 

i5-3570 vs FX 6300 vs i7-2600 (In 8 Tests) - YouTube

 

O OP poderia apenas comprar um pente de 4 GB com ECC (cerca de R$ 40,00) e vender o kit FX dele para juntar para um upgrade futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Razzee Na realidade eu editei porque me confundi, porque você citou i5, mas que i5 existente ae? sem contar que i5 de 3º geração não dá né cara, por um pouco mais você pega algo mais novo e com certeza melhor. Ta na cara que não compensa fazer trocar, vender ou algo assim. Não é esse o tema do assunto. FX consegue ser superior a um I5 3º geração cara, até a frequência de memória é maior, chega a ser incrível eu falar que uma FX parece ser melhor que um i3 comparada a piada que é a linha FX, mas é o que é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SAFEDISK Processadores da linha Xeon são equivalentes aos da Core i, desprovidos de gráfico integrado.

 

E3-1220 v2 vs i5 - YouTube

 

Como falei, frequência de memória não terá o menor impacto de performance. E daí que suporta até 2000 MHz? Ele comprará pente DDR3 de alta frequência a essa altura?

 

O OP esclareceu que ele literalmente já tem as peças, e quer montar um PC "definitivo" a partir do que ele tem à disposição.

 

Entre o FX 4300 e o E3-1220 V2, o E3 é claramente superior independentemente do contexto de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Razzee Em teoria sim, é superior, mas é claramente como eu disse, quase que não vai haver diferença. Em relação a frequência, não foi um comparativo em relação ao setup dele, mas sim em relação ao pretexto do que estamos discutindo agora. Eu acho que compensa muito mais o rapaz ae dar um upgrade de verdade nesse kit ao invés de tentar mesclar processadores já antigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!