Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

O Ar da placa de Vídeo é jogado dentro do gabinete, porém não temos nenhum exaustor próximo para puxa-lo para fora rapidamente, pois existe uma solução, fans de 80mm estão devolta ao mercado!!!!

gambiarra.JPG

Postado
47 minutos atrás, Necklace disse:

Isso não fica com um barulho de turbina extremo?

Não, agora se queres encontrar barulho encomodativo é só ir em uma creche 🤣

Postado

O gabinete Lian Li Lancool 216 vem com um suporte tipo caixa - "Rear Fan Bracket Installation", para colocar um fan de 120mm do lado de fora, sobre as coberturas dos slots de expansão (removidos), atuando como extrator do ar quente da VGA. Mas não é muito bem pensado, conflita com VGA de "3 andares" com duas filas de conectores, que seriam as mais beneficiadas por este fan.

216_1031-013.jpg

Postado

Esse gradeado, pelo menos no meu gabinete, fica com pressão negativa (mas eu tenho 2 fans de entrada, que são inclusive mais fortes, e só 1 de saída, então imagino que na maioria dos gabinetes ocorra o mesmo). Quer dizer, o fan da placa de vídeo empurrando o ar contra o dissipador cria uma zona de pressão negativa na região logo abaixo dele que acaba fazendo com que esse gradeado sirva como uma entrada passiva de ar frio. Isso dá pra perceber tanto aproximando um pedacinho de papel higiênico, que fica 'colado' ali, quanto pela poeira que se acumula do lado de fora, mas não de dentro, ao longo do tempo. Teve uma época que fiz uma gambiarra com um fan 80 mm ali jogando ar pra fora, mas não observei qualquer ganho de desempenho térmico e o fan (que era velho, beleza) ficava barulhento mesmo em baixa rotação, aí tirei fora. Então num gabinete que já tem fluxo bem dimensionado, suspeito um pouco que a adição de um extrator nesse local apresente boa vantagem, e em alguns casos talvez até atrapalhe...

Postado
5 horas atrás, Shaman93 disse:

Esse gradeado, pelo menos no meu gabinete, fica com pressão negativa (mas eu tenho 2 fans de entrada, que são inclusive mais fortes, e só 1 de saída, então imagino que na maioria dos gabinetes ocorra o mesmo). Quer dizer, o fan da placa de vídeo empurrando o ar contra o dissipador cria uma zona de pressão negativa na região logo abaixo dele que acaba fazendo com que esse gradeado sirva como uma entrada passiva de ar frio. Isso dá pra perceber tanto aproximando um pedacinho de papel higiênico, que fica 'colado' ali, quanto pela poeira que se acumula do lado de fora, mas não de dentro, ao longo do tempo. Teve uma época que fiz uma gambiarra com um fan 80 mm ali jogando ar pra fora, mas não observei qualquer ganho de desempenho térmico e o fan (que era velho, beleza) ficava barulhento mesmo em baixa rotação, aí tirei fora. Então num gabinete que já tem fluxo bem dimensionado, suspeito um pouco que a adição de um extrator nesse local apresente boa vantagem, e em alguns casos talvez até atrapalhe...

É um Riotoro CR1280 Prism full tower, melhor fluxo de ar não há. Mesmo trocando a pasta térmica da GPU pela Coolermaster Gelmaker as temperaturas ainda continuaram altas em fulload, então busquei essa solução, o fan não é barulhento, comprei recentemente. Existe um outro fan preto acima da fonte que serve de entrada ativa de Ar Frio vindo pela parte inferior - traseira. Não faz sentido o gradeado ter essa função pois o fluxo de ar é constante para mesma direção, ou seja, os fans frontais acabam empurrando o ar frio para dentro e saindo pela grade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!