Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera eu tinha/tenho uma z690 ASUS tuf o qual eu usava um kit 16gbx2 6800mhz c34, o qual só conseguia subir ate 7000 estáveis na z690 por isso resolvi comprar uma z790 e como surgiu uma boa promoção na gigabyte resolvi pegar ela.

De primeiro momento funcionou tudo perfeitamente, no primeiro teste já consegue de cara 7400 estáveis, ai fui ligar no outro dia e simplesmente não passava do post da placa-mãe, fica com o led parado no dram. Limpei cmos, atualizei BIOS e nada. Depois de muitos testes a placa só ligava com 1 modulo desse kit, e poderia ser em qualquer slot da placa que só funciona um modulo especifico, logo pensei que tinha estragado a memória, ai montei novamente meu kit z690 e funcionou normalmente os 2 módulos de memória sem problemas.

Eu também tinha o meu antigo kit de memória que é um corsair 5600mhz c36 , coloquei na z790 os 2 pentes e funcionou também de primeira.. Então estou sem saber  o que fazer, porque não tem logica alguma isso, o engraçado que no kit de 6800 MHz, é um modulo especifico que não funciona na z790 se eu colocar o outro tanto faz o slot funciona normalmente, mas e só colocar esse ''outro'' que a placa-mãe não dá o post.

Mas porque iria funcionar normalmente na z690 se fosse problema na memória?

A z790 está agora com as corsair operando em 6400 MHz pois como é memória samsung não sobe muito no overclock, processador está com a mesma configuração que eu tinha na z690.

BIOS atualizada, e BIOS zerada.... Tenho intenção de comprar um kit novo de 7600 ou 8000mhz pois vou fazer uma viagem lá pra fora em outubro, mas tenho medo de não funcionar, pois a placa pode estar com algum defeito.

O que acham que pode estar acontecendo? Se não funcionasse desde o primeiro momento iria suspeitar que a memória não é compatível com essa placa em especifico mas funcionar para depois parar é muito estranho.

Grato a todos.

Postado

@Edvaldo J. Frederico Sim, mas a placai infelizmente não está mais na garantia.

Eles mencionam pinos tortos na placa-mãe e incompatibilidade de memória.

A placa não tem nenhum pino torto, e a memória o estranho que o outro kit funciona perfeitamente inclusive fazendo oc e diminuindo o CL da memória. E o kit 6800mhz funciona tranquilamente na z690. No caso mesmo no padrão sem xmp que é 4800 só reconhece 1 modulo desse kit, é como se o outro modulo tivesse com defeito , mas na z690 da ASUS funciona normal.

Poderia até suspeitar da incompatibilidade, mas o engraçado que funcionou no primeiro dia... Ai a partir do segundo dia que começou a dar esses problemas.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...