Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo fazendo o PC desligar sozinho?


Ir à solução Resolvido por vinicius738,

Posts recomendados

Bom dia, o título é bem sugestivo, meu computador estava desligando em jogos pesados e aparecia isso no monitor:

- Perdão pelo textinho abaixo, mas tenho que contextualizar...

Citação

5700 XT PowerColor Red Devil   (monitor Quad HD 2.5k)
Corsair CX550w
Ryzen 5 1400



 image.png.a6203353165b015b82a299ab73c62795.png

 

 

Não adiantava mexer em tensão, até mesmo deixando o clock da placa de vídeo na metade (mantendo as tensões), desligava da mesma forma, eu testei de TUDO (clock, tensão, controle de fans, aumentar/diminuir a energia da GPU em si)
Então o problema não seria a GPU teoricamente, certo? Isso foi o que um leigo (eu) interpretou, pra mim era a fonte, já tinha testado CPU & RAM em programas "confiáveis".
Levei num técnico aqui perto, o cara me falou que era o processador, que por ser muito fraco pra minha configuração estava super aquecendo muito e desligando (CPU fica em 40% e GPU em 99% a todo vapor), e queria que eu comprasse um dele kkk... Paguei 100 pila à ele, cheguei em casa, fiz um undervolt, processador não tava batendo nem 70 graus e desligou novamente, observe que o teste de estabilidade foi feito antes de tentar rodar o game, para garantir que a tensão do processador estava adequadamente suficiente.

Testei com outra fonte da Corsair, bingo: PC desligando do mesmo jeito, não era a fonte.
Fui mexer nos drivers, pesquisei pra carambaaaaaaaaa, e testei vários. Mas tive que desinstalar com DDU e baixar um antigo de 2021 para funcionar, PAROU DE DESLIGAR! Era o driver, mas calmaí não acabou ainda.
Ele não estava desligando, mas os jogos fechavam com uns 30 minutos, essa placa vem com overclock em 2100MHz, fiz underclock para 1905 (clock máximo boost do modelo de referência) mantendo as tensões e parou de fechar, agora ta estável, joguei o dia todo e não desligou.

1. É normal dar esses problemas com drivers? Quer dizer, normal não é nem aqui e nem na China, mas é comum?
2. Pode acontecer da placa não aguentar esse Overclock (clock de 2100MHz) de fábrica? Também é comum? Os games que eu jogo é tipo Far Cry 6 tudo no ultra com escala de resolução em 1.5x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, vinicius738 disse:

Testei com outra fonte da Corsair, bingo: PC desligando do mesmo jeito, não era a fonte.

depende... teria que ser com outra fonte superior pelo menos pra tirar a duvida, e depende o modelo só sendo corsair não diz muito..

 

Seria interessante você monitorar a consumo da GPU e ver em que situação ela "normalmente" desligaria..   

 

Lembrando que o TDP da 5700xt é 225w.  E o recomendo pelo fabricante é 600W de fonte, logo modelos de 650w seriam melhor indicados..  Inclusive há recomendações aqui mesmo no CdH de Core reactor 650w para uma 5700xt que já enquadra-se nas GPU mig-range...   

Creio que aí possa ser o problema fonte apenas de 550w, ainda mais que você joga com ela em full 100% de uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Alex Weiss disse:

depende... teria que ser com outra fonte superior pelo menos pra tirar a duvida, e depende o modelo só sendo corsair não diz muito..

 

Seria interessante você monitorar a consumo da GPU e ver em que situação ela "normalmente" desligaria..   

 

Lembrando que o TDP da 5700xt é 225w.  E o recomendo pelo fabricante é 600W de fonte, logo modelos de 650w seriam melhor indicados..  Inclusive há recomendações aqui mesmo no CdH de Core reactor 650w para uma 5700xt...   

Creio que aí possa ser o problema fonte apenas de 550w, ainda mais que você joga com ela em full 100% de uso.

Mesmo só por causa de 50w ela pode causar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde você comprou essa placa de vídeo?

 

23 minutos atrás, vinicius738 disse:

2. Pode acontecer da placa não aguentar esse Overclock (clock de 2100MHz) de fábrica?

Se é de fábrica, logo não deveria acontecer.

 

10 minutos atrás, Alex Weiss disse:

E o recomendo pelo fabricante é 600W de font

Isso não significa nada, a fonte dele aguenta tranquilamente. 10 Razões para o fabricante da placa de vídeo pedir fonte de exagerada potência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Kohari disse:

Onde você comprou essa placa de vídeo?

 

Se é de fábrica, logo não deveria acontecer.

 

Isso não significa nada, a fonte dele aguenta tranquilamente. 10 Razões para o fabricante da placa de vídeo pedir fonte de exagerada potência

Vish, nem lembro, faz 3y mano

1 minuto atrás, Alex Weiss disse:

Se estiver em pico puxando os 225w sim.  

Pra tirar a teima teria que testar com uma 650w de boa qualidade. Se aí continuasse desligando então aí o problema seria voltado para a GPU em si.

porque tipo eu coloco 1200mV no talo a tensão e não desliga tlgd por isso penso que talvez não seja a fonte mas realmente só testando com outra mais "potente"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, vinicius738 disse:

Vish, nem lembro, faz 3y mano

Achei que fosse alguma placa de vídeo falsificada do Aliexpress que você comprou recentemente. Tendo em vista que faz três anos que você possui essa placa de vídeo, a possibilidade do defeito ser nela em si é muito grande. Você disse que o processador está batendo 70ºC, mas e a placa de vídeo, qual a temperatura dela?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Kohari disse:

Achei que fosse alguma placa de vídeo falsificada do Aliexpress que você comprou recentemente. Tendo em vista que faz três anos que você possui essa placa de vídeo, a possibilidade do defeito ser nela em si é muito grande. Você disse que o processador está batendo 70ºC, mas e a placa de vídeo, qual a temperatura dela?

60 graus de pico a noite, 13:30 da tarde bate 66

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Kohari disse:

a fonte dele aguenta tranquilamente

deveria 

 

Dados as informações, indica falha na alimentação..   Mas ok. 

 

@vinicius738 Sua CX possui 1 ou 2 cabos de alimentação 6+2 pra GPU?  se tiver 2 experimente troca-los, com o tempo de uso tamém pode ser um terminal passando menos corrente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Alex Weiss disse:

deveria 

 

Dados as informações, indica falha na alimentação..   Mas ok. 

 

@vinicius738 Sua CX possui 1 ou 2 cabos de alimentação 6+2 pra GPU?  se tiver 2 experimente troca-los, com o tempo de uso tamém pode ser um terminal passando menos corrente.

Pior que já tirei e passei limpa contato ;-;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Alex Weiss disse:

deveria 

 

Dados as informações, indica falha na alimentação..   Mas ok. 

A CX550 entrega 600W, a configuração dele consome, no máximo, 450W, são 150W de folga. Eu acredito que seja problema na placa de vídeo.

 

@vinicius738 Você tem essa fonte há quanto tempo? 

 

46 minutos atrás, vinicius738 disse:

Testei com outra fonte da Corsair, bingo: PC desligando do mesmo jeito, não era a fonte.

E qual era o modelo e potência dessa fonte que você testou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Kohari disse:

A CX550 entrega 600W, a configuração dele consome, no máximo, 450W, são 150W de folga. Eu acredito que seja problema na placa de vídeo.

 

@vinicius738 Você tem essa fonte há quanto tempo? 

 

E qual era o modelo e potência dessa fonte que você testou?

Tenho a fonte faz 3 anos também, o pc todo comprei em 2020

Testei uma VS450 do meu amigo, continuava do mesmo jeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Alex Weiss disse:

taloco kkkkk  Se tivesse escrito na letaral dela "Leadex III" até comprava a info... 

 

E neste mesmo tópico, o autor do tópico utilizou uma CX 550 com a RX 5700XT, numa configuração que consome mais que a do autor deste tópico, e não abriu outro tópico reclamando que a fonte não supriu o suficiente.

 

Veja que ela consegue manter a eficiência em 605W tranquilamente.

 

 

14 minutos atrás, vinicius738 disse:

Testei uma VS450 do meu amigo, continuava do mesmo jeito

Essa fonte não presta, mesmo sendo Corsair, é indicada para configurações sem placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Pedroou alterou o título para Placa de vídeo fazendo o PC desligar sozinho?

Eu mesmo uso uma CX550 rsrs conheço da capacidade, mas não conhecemos a cx do usuário..  

Eu aponto a alimentação pois com 3 anos pode ter aparecido alguma falha aí..  

Mantenho a recomendação de teste com modelo até superior se possível, ou no mínimo idêntico para ter base. 

Sem essas informações não coloco a mão no fogo pra defender uma fonte.. 

 

Posteriormente identificado problema na GPU ou na Fonte, é batata pra resolver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Kohari disse:

 

E neste mesmo tópico, o autor do tópico utilizou uma CX 550 com a RX 5700XT, numa configuração que consome mais que a do autor deste tópico, e não abriu outro tópico reclamando que a fonte não supriu o suficiente.

 

Veja que ela consegue manter a eficiência em 605W tranquilamente.

 

 

Essa fonte não presta, mesmo sendo Corsair, é indicada para configurações sem placa de vídeo.

Tô mexendo nas latências da RAM, o XMP tava 16 18 18 18 39 e quando eu olhei a ram era pra estar 16 20 20 20 40, vai que é isso que tá fazendo os games fechar

Como descubro as outras latências? tem um monte pra baixo vai que ta errada também

42 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Eu mesmo uso uma CX550 rsrs conheço da capacidade, mas não conhecemos a cx do usuário..  

Eu aponto a alimentação pois com 3 anos pode ter aparecido alguma falha aí..  

Mantenho a recomendação de teste com modelo até superior se possível, ou no mínimo idêntico para ter base. 

Sem essas informações não coloco a mão no fogo pra defender uma fonte.. 

 

Posteriormente identificado problema na GPU ou na Fonte, é batata pra resolver. 

Considerarei seu ponto, também desconfiei muito tempo da fonte, tentarei outras coisas, se nada funcionar só vai sobrar ela mesmo

Grato

#edit
Consegui, estou testando, até agora não fechou, em breve dou noticias

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Aparentemente resolveu, era o clock da RAM, já pensou? E eu tinha feito testes antes com o Intel Burn que é muito bem falado, MemTest também, e não teve nenhum erro! vou falar tudo que fiz para que possa eventualmente ajudar outra pessoa que veja esse tópico! 😃


x Formatei o PC (não resolveu)

Citação

 

- Desabilitei a atualização de drivers pelo regedit

Necessário para o Windows Update não ficar atualizando o driver toda hora, caminho: Computador\HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\DriverSearching

Muda o valor da chave SearchOrderConfig para 0
- Instalei uma versão antiga e estável do AMD Radeon PRO Software 21.Q4 (Dezembro, 2021), com excelente reputação pela comunidade, vide YouTube
Isso fez parar de desligar, mas os jogos ficavam fechando sozinhos, eventualmente. Às vezes não demorava nem 5 minutos, outrora umas três horas seguidas.
- Diminuí o clock da RAM, deixando-a "compatível" com meu CPU

Isso fez parar de fechar os jogos, até o momento

 

 

Porque eu acho que diminuir o clock da RAM possivelmente resolveu? Porque, segundo a AMD o processador Ryzen 5 1400 tem a sua Velocidade máxima da memória " em 2667MHz, e ela estava à 3200MHz, deixei o XMP ativado da mesma forma e mantendo os 1.35v, apenas diminuí o clock. Sem dúvidas dava pra tentar colocar um 2800 e descer a tensão um pouco, mas não compensa ficar mexendo por uns 3 ~ 5 FPS. Deixa quietinho lá... nunca achei que pudesse ser isso kkk, estava tão concentrado na GPU que esqueci o resto!

Queria expor minha opinião sobre a fonte, nessa altura do campeonato é quase certeza que não é ela, mas não dá pra cantar vitória ainda. Esse computador funciona bem quando quer, bichinho tem vida própria. Ainda preciso de mais testes de estabilidade na prática, jogando mesmo. Mas enfim, na minha opinião nenhum dos dois estão errados, não dá pra dizer que o @Alex Weiss tá errado, é o que a fabricante recomenda, está ali oficialmente. Mas como o @Kohari complementou, na prática não reflete isso, eles recomendam uma fonte com uma folga bem considerável. Bom mesmo é sem dúvida comprar a fonte cujo recomendam (em watts), mas se uma pessoa está com problemas de desligamento, e a fonte é "10% abaixo" da recomendável (falando em watts), o posicionamento do Alex foi correto, tem que prestar atenção, óbvio que não quer dizer que se a fonte é um pouquinho abaixo já quer dizer que é ela o problema, testes são necessários, como dito pelo colega. Mas é um ponto a ser levado em consideração mesmo, o importante é manter a discussão saudável para um bem-estar da comunidade, nenhum dos dois estão errados ao meu ver, e agradeço demais por ter tentado ajudar.

Se eu não voltar mais aqui (tomara, pra falar a vdd kkkk) foi porque não voltou a ter instabilidades, mas qualquer coisa marco vcs aqui novamente, abraços. Em três dias marco o tópico como solucionado, é o suficiente para testar.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogando até agora, nenhuma instabilidade, está oficialmente resolvido, estava há uns 2 meses tentando achar uma solução quando ela estava debaixo do meu nariz.
Meu S.O ficou bem mais fluido, acho que estava tão instável que até no Windows travava.
Além de conseguir ficar com clock em 2100MHz com undervolt de 1189mV para 1100mV (não testei menos).

 

Está rodando em gráficos incríveis, mesmo para 5700 XT


FarCry52023-8-9-14-52-13.thumb.jpg.57659d0013481f09407519417650e474.jpg

 

Grato!! 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!