Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola, quero montar um pc para rodar valorant 144hz e fazer streaming(talvez), a config que eu tinha pensando inicialmente seria: RTX 3060 ti(galax), i5 12400f, placa-mãe (ainda não sei porque tem algumas que eu dei uma lida e diz que tem limitacao a 60hz algo do tipo, e tambem tem limitacoes na memória ram) memória ram comprada no aliexpress 2x8 4000mhz (quero uma placa-mãe que suporte isso), fonte 600w plus bronze, SSD M.2 NVMe 1tb (também do aliexpresskkkk), gabinete (ainda não sei), cooler (não sei nada sobre), e e isso, queria ajuda de alguém experiente para me falar se tem coesao as pecas escolhidas(e me ajudar a escolher as que eu não sei, como a placa-mãe) e se eu consigo extrair 100% delas.
Obs posso gastar ate no maximo 5500

Postado

@F1nesse Primeiro: quanto você tem pra gastar, seu orçamento total (não que iria gastar o valor inteiro mas pra ter uma noção do que você pode ou não gastar)

Segundo: A questão de alcançar ou não a quantidade desejada de Hz é de alguns fatores dos quais são, seu Monitor, que precisa ter a taxa de quadros de 144Hz embutida nele pra conseguir usufruir e sua máquina conseguir rodar os jogos e programas no geral em 144 FPS de preferência, pra Streaming isso não vai fazer a menor diferença pois a maior parte dos sites de streaming só aceitam a taxa de 60 FPS máxima se não me falha a memória (Corrigindo, gravações de vídeo e streaming são todos em 60FPS no geral)

Enfim, uma 3060 TI e um I5-12400f com certeza deve empurrar a maior parte dos jogos com 144 Hz e FPS facilmente, desde que não jogue em 4K, afinal se for gravar e/ou fazer streaming seu PC vai sofrer um pouquinho também, até por quê a maior parte dos Streamers famosos pra não passar por esse gargalo usam uma máquina secundária pra Captura de Imagem e fazer a transmissão/gravação pro computador não sofrer tanto rodando os jogos.

Postado

então, eu tenho ate 5500, agr sobre os Hz, eu tava com essa duvida porque por exemplo no site da kabum ta escrito isso aq image.png.885265fb2fc219d73ceb229a3044716c.png
e como eu não sei muito de placa-mãe, queria alguém experiente para que pudesse me ajudar uma placa-mãe que comporto 4000mhz de memória ram, tenho slot M.2, e pegue os 144hz

Postado
15 horas atrás, F1nesse disse:

então, eu tenho ate 5500, agr sobre os Hz, eu tava com essa duvida porque por exemplo no site da kabum ta escrito isso aq image.png.885265fb2fc219d73ceb229a3044716c.png
e como eu não sei muito de placa-mãe, queria alguém experiente para que pudesse me ajudar uma placa-mãe que comporto 4000mhz de memória RAM, tenho slot M.2, e pegue os 144hz

Sobre as entradas de Vídeo da placa-mãe:

DisplayPort 1.4 alcança até 240Hz pra mais

HDMI 1.4 quase alcança os 240Hz mas precisa de uma ajudinha, porém os 144Hz alcança facilmente

e o VGA é obsoleto, da pra alcançar talvez uns 75Hz mas não forçaria muito a barra com esse não

Agora, sobre a placa-mãe você não deve usar o gráfico integrado dela se for utilizar uma placa de vídeo ainda mais se for jogar, os gráficos integrados não tem tanta capacidade pra rodar jogos ainda, no máximo a AMD com a Linha G deles ou a Apple que coloca embutido o dela, mas esse nem tem como usar, então não conecte o seu monitor na placa-mãe, e sim na placa de vídeo

Agora sobre o orçamento, eu vi só agora que você já tinha colocado o valor antes, erro meu

Não compre do Aliexpress produtos muito caros, a taxação de no máximo 50$ já está em vigor em agosto se não me engano, então teoricamente você vai sempre pagar uma taxa de 17% de imposto em cima dos produtos de até 50$ ou 60% de imposto em produtos que passarem de 50$

Então tecnicamente não ta valendo a pena comprar produtos de fora, somente se o preço realmente valer a pena, mesmo com o imposto em cima

Ou se conseguir burlar e pedir pro rapaz taxar como um produto de 50$, o que ocorria bastante antes, mas não sei se funcionaria ainda

Agora sobre as peças

Imagino que vai sair bem caro boa parte delas pra uma configuração de última geração mas ai vai

I5-12400F

placa-mãe B660M

Memória DDR4 4000MHz (2x8)

RTX 3060 12GB Gigabyte

M2 NVMe 1TB WD Black

Fonte Gigabyte P750GM 750W Plus 80 Gold

Gabinete Ninja Saizo Mid Tower

Somando tudo hoje deu mais ou menos uns R$ 5.350,00 em média

Da pra trocar algumas peças ainda pra deixar mais barato, peguei umas prontas de uma planilha que já havia montado antes, era pra um kit mais puxado pra Setup High-End

então só fiz a substituição de algumas peças como processador e placa-mãe

Mas eu montei baseado no que você pediu mais ou menos, eu recomendaria trocar algumas peças ainda então da pra abaixar mais o valor se olhar com tempo

Outra coisa, você já tem o monitor?

E mais, se for pra Valorant, não precisa de uma placa de vídeo super forte, uma mais fraca resolve isso

Postado

vlwzao por respoder a duvida da placa-mãe, sobre o que vou pegar no aliexpress, vai ser so as memória, SSD e fans, agora monitor, tava vendo os da superframe que e bem barato, mas n sei muito da qualidade deles, talvez de repente pegar ate um de 240hz que as vezes fica 999 o que voce me diz?

• Curtir 1
Postado

@F1nesse Monitor eu não posso te falar sobre essas marcas a parte

as Principais que eu confio como Samsung, Dell, LG, Aoc, Acer e por ai vai já costumam dar problema de Ghosting, vazamento de Luz, Dead Pixel etc, imagina uma de segunda linha

Se quiser ir pesquisando a vontade, o bom é se basear sempre em Reviews, o bom é ter arrependimento de 7 dias, então se tiver algum defeito, algo que não gostou ou ele não entregou o que queria dentro de 7 dias pode pedir reembolso ainda

Agora se passar de 7 dias e der algum defeito se contente com garantia sempre, não tenha medo de pedir, as vezes você pode dar sorte com uma remessa que veio sem defeitos ou uma remessa repleta de defeitos

Ah, e evite reviews sensacionalistas, que só estão fazendo puro marketing do produto, procure pesquisar bem os defeitos gerais que o produto costuma ter em mão dos consumidores finais

e depois vá atrás de Reviews sobre as qualidades dos produtos e tente pegar em promoções sempre

tem muito monitor (inclusive o meu) que tava bem caro antes e hoje em dia ta barato, base de 1000-1200 reais mais ou menos, se não menos

Postado

Acho que a config que o amigo mandou acima esta muito boa, a única coisa que eu faria é, trocar a 3060 por uma 6600XT ou 3060Ti, caso aperte o orçamento, vale a pena ir da b660 pra uma h610 e o SSD para um mais barato, como por exemplo o kingston nv2, acredito que com essas duas economias de para ir para uma placa de vídeo um pouco melhor e um 13400f talvez.

Postado

@LeVader Isso sim, mas o orçamento dele é 1 pouco apertado pra dar um upgrade assim

E eu montei baseado no que ele queria mesmo, mas o I5 de 12 pra de 13 geração é um salto absurdo se contar com os núcleos de eficiência que tem no de 13 geração

e uma 3060 ta saindo base de uns 1600-1700 reais, já as 3060TI ta em base de 2000-2200 pra mais

@F1nesse Ah, sobre as memórias, eu já comprei as da Asgard que gostei de 3200Mhz no Ali, mas hoje em dia pelo preço das memórias que tem no Brasil imagino que não compense pedir pelo Ali só pela diferença mínima de valor, por procurar as de 4000Mhz talvez compense mas da uma boa analisada na diferença pra saber se vale ou não a pena

e SSD/M.2 não pega uma marca aleatória, vai nas confiáveis também, Kingspec por exemplo eu não confiaria nela mesmo tendo um valor super baixo

e Foge de SSD A400 da Kingston

as Fans imagino que não faça diferença, eu comprei aqui no Brasil as minhas mas admito que pouco importa se for do Paraguai ou via Aliexpress, basta ter os conectores corretos e ta tudo beleza

Achei o link das minhas Fans

se tiver interesse eu comprei essas especificamente -> Link

Postado

@Adriel SG Sim sim, mas acho que se a gente ajustar ali e aqui a gente chega no equilíbrio ideal, algumas sugestões que posso dar são assim

Trocar a placa B660M por uma H610 - https://kabum.com.br/produto/365050/placa-mãe-msi-pro-h610m-b-DDR4-lga1700-matx-DDR4 (549 reais)

Trocar o Core i5 12400F por um 13400F - https://www.kabum.com.br/produto/405766/processador-intel-core-i5-13400f-4-6ghz-max-turbo-cache-20mb-10-núcleos-16-threads-LGA-1700-bx8071513400f (1350 reais)

Trocar a 3060 por uma 4060 ou 3060Ti com a diferença da placa-mãe de 400 reais - https://www.pichau.com.br/placa-de-Vídeo-inno3d-GeForce-RTX-4060-twin-x2-8gb-gddr6-128-bit-n40602-08d6-173051n (1959 reais)

Fonte de 550W, dado o consumo da 4060 ser baixo - https://www.terabyteshop.com.br/produto/15882/fonte-xpg-pylon-550w-80-plus-bronze-pfc-ativo-75260162 (319 reais)

e para terminar de ajustar, colocar um SSD um pouco mais barato para o valor ficar equilibrado, exemplo: https://www.kabum.com.br/produto/380745/SSD-1-tb-kingston-nv2-m-2-2280-pcie-NVMe-leitura-3500-mb-s-e-gravação-2100-mb-s-snv2s-1000g (270 reais)

• Curtir 1
Postado

@LeVader Tem que se atentar com a velocidade máxima do slot que a placa-mãe permite

Essa indica - Supports 1R 2133/ 2666/ 2933/ 3200 MHz (by JEDEC & POR) -

ele quer 4000Mhz

e claro, a fonte pode substituir por outras, mas a Pylon pelo que estão falando agora no Fórum que eu li (um pouco por cima admito, não to com tanto tempo) falhou recentemente nos testes aparentemente, não aparenta ser uma fonte tão boa como diziam, e eu prefiro pegar uma Gold pelo menos pagando 1 pouco a mais pra garantir que vai ficar tudo bem com a 3060 do garoto

Relacionado à XPG Pylon, um tópico que o Kairan postou:

e sendo sincero, ele vai jogar em Full HD, a 3060 já aguenta praticamente todos os jogos existentes em Full HD, em 4K que iria começar a penar um pouco

e é uma placa que vai demorar pra defazar

Eu inclusive iria sugerir uma 3050 que ta por 1300-1400 reais que também aguentaria tranquilamente...

Mas sobre o Processador ainda concordo, melhor pagar 1 pouco a mais e garantir que não vai sofrer cedo

Postado

é aquilo, a memória vai ficar limitada a 3200Mhz mas vai rodar de boa, não acho que vá dar uma diferença monstruosa a ponto de valer todo esse preço a mais.

Agora como você mesmo disse, em full HD pelos preços atuais eu iria de RX 6600, vira e mexe ela aparece por 1400 ou menos e é uma excelente placa nessa faixa, na duvida tem até um Vídeo do Peperaio falando sobre.

E a fonte, realmente não tinha visto isso sobre a pylon, mas qualquer fonte de 550W acho que já ta ótimo, no mais acho que a gente pode chegar ao meio termo de uma B660 de por volta de 600 a 700 reais e a RX 6600 com o 13400F, seria uma máquina pra aguentar longos anos.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, LeVader disse:

é aquilo, a memória vai ficar limitada a 3200Mhz mas vai rodar de boa, não acho que vá dar uma diferença monstruosa a ponto de valer todo esse preço a mais.

Agora como você mesmo disse, em full HD pelos preços atuais eu iria de RX 6600, vira e mexe ela aparece por 1400 ou menos e é uma excelente placa nessa faixa, na duvida tem até um Vídeo do Peperaio falando sobre.

E a fonte, realmente não tinha visto isso sobre a pylon, mas qualquer fonte de 550W acho que já ta ótimo, no mais acho que a gente pode chegar ao meio termo de uma B660 de por volta de 600 a 700 reais e a RX 6600 com o 13400F, seria uma máquina pra aguentar longos anos.

ou você tem zap discord ou insta? Me passa? Eu preciso da sua ajuda mais detalhadamente.

Postado

@LeVader Sobre a fonte concordo, sendo uma de ótima qualidade ta valendo, não precisa ser da potência que eu selecionei, só escolhi ela por ser mais confiável diante as reviews

Se for uma bronze parruda ta de bom tamanho também, porém ainda mantenho a que eu selecionei até encontrar uma decente por preço menor

Sobre a placa de vídeo não vejo diferença também, não entendo tanto assim da AMD em questão de qual placa é boa, ja que me baseio exclusivamente em Nvidia, inclusive só tenho noção até as 580 da AMD

Mas se tiver tudo o que o garoto precisa, afinal ele selecionou uma RTX 3060, provavelmente quer brincar com ray tracing, se não eu iria recomendar logo de cara uma 1660 super/ti que ta baratinha também

Postado

@Adriel SG Exato, a RX 6600 fica uns 5% atras da RTX 3060 12gb dependendo do titulo, e já tivemos promoção dela beirando os 1100 reais, mas depende bastante do valor.

Mas ainda acho que com essa economia em fonte, SSD e placa-mãe, pegar a 4060 é ter um pc para pelo menos uns 5 anos tranquilo, a não ser que lancem alguma tecnologia muito absurda e fora o fato de ter o DLSS 3 e o frame generator que cada vez vai ter mais títulos com esse recurso. 

• Curtir 1
Postado

@LeVader Bem tudo depende de como o garoto preferir seguir

Eu prefiro não ceder sobre a fonte, afinal é ela que manda na config, como eu disse, achando uma bacana mais barata que seja de qualidade ta valendo, mas é difícil ceder

e da placa-mãe concordo em arrumar uma mais barata, se o garoto tiver disposto a usar kits mais baratos

pra falar a verdade ele poderia usar um Ryzen 7 5700x que ja seria de bom tamanho e rodaria muita coisa, o 12400F não tem o núcleo de eficiencia ainda pra valer a pena o upgrade pra nova geração, até porque ele vai usar DDR4 ainda de qualquer forma...

E a placa de vídeo se você diz ta valendo, não manjo das placas da AMD mas se for o que diz então é perfeito pra ele, geralmente só encrenco com as placas da AMD por causa dos drivers delas, que é um saco as vezes de instalar ou arrumar os problemas que da

Postado

supondo que possa passar um pouco do orçamento e eu vou esperar umas promocoes para de fato comprar, eu queria achar alguma placa-mãe que fosse compatível com os 4000mhz e que suportasse o i5 de 13, e eu pretendo incluir a 3060ti, pois so estou esperando uma promocao boa dela, e como eu disse o orçamento pode passar um pouco sim, o meu problema mesmo e saber se eu vou conseguir extrair 100% das pecas e se elas vão funcionar 

Postado
Em 09/08/2023 às 18:57, F1nesse disse:

então, eu tenho ate 5500,

Ué, então ao invés de comprar outra placa-mãe e i5-12400F, compre um Ryzen 5600, 5700X, no geral vai ter desempenho melhor em jogos.

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Ué, então ao invés de comprar outra placa-mãe e i5-12400F, compre um Ryzen 5600, 5700X, no geral vai ter desempenho melhor em jogos.

mas o i5 13400f não ta tipo o mesmo preco do 5700x?

Postado

Cara acho que pro que você ta querendo, melhor ir de RX 6700XT/6750XT e Ryzen 7, vai sair mais barato e você vai ta bem servido por bastante tempo.

Olha os kits upgrade na Terabyte e Pichau, geralmente o combo placa e processador sai mais barato, como por exemplo esse debaixo:

Kit Upgrade ASRock B450M Steel Legend + AMD Ryzen 7 5800x (terabyteshop.com.br) - https://www.terabyteshop.com.br/produto/20228/upgrade1166

Postado
1 hora atrás, F1nesse disse:

mas o i5 13400f não ta tipo o mesmo preco do 5700x?

O i5-13400F é mais caro - na faixa dos R$ 1.350,00 acha Ryzen 5700X por R$ 1.090.00 (M.Livr3) - 1.260,00 (Amazon)

Se tu já tem um Ryzen 5500, deve ter placa-mãe para usar um 5600, 5700X assim é uma solução mais barata.

Citação

Kit Upgrade ASRock B450M Steel Legend + AMD Ryzen 7 5800x (terabyteshop.com.br) - https://www.terabyteshop.com.br/produto/20228/upgrade1166

5800X é "fria" - é quente, requer refrigeração mais cara, basicamente só esquenta mais que o 5700X, com uma 6700-6750XT a performance dos dois vai ser praticamente a mesma.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!