Ir ao conteúdo

placa-mãe para Ryzen 5 5600 + PCI-E 4.0 na GPU

Ir à solução Resolvido por Imakuni,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou querendo comprar uma placa-mãe custo/benefício  para usar com um Ryzen 5 5600+ RX6650XT+ RAM 3200mhz DDR4, minhas dúvidas são as seguintes:

• O pci-e 4.0 na GPU faz muita diferença? Vale a pena pela diferença de preço?
  • Qual modelo comprar? (A520m,B450,B550)

Gostaria de recomendações visando economizar, mas também não pegando uma placa que dê dor de cabeça, não pretendo fazer overclock em nada.

Obrigado a todos.

• Solução
Postado
11 minutos atrás, Luan Müller disse:
  • O pci-e 4.0 na GPU faz muita diferença? Vale a pena pela diferença de preço?

Contanto que a placa de vídeo preste, isso não faz diferença hoje em dia. Talvez daqui 4 ou 5 anos, mas agora, não importa.

11 minutos atrás, Luan Müller disse:
  • Qual modelo comprar? (A520m,B450,B550)

Começando pela parte fácil, não compre A320 / A520. E X470/X570 são absurdo de caro - ou seja, sobram as B450/B550. Se puder investir as 2~3 garoupas de diferença para uma B550m, melhor. Mas se for apertar, uma B450 já atende sim.

Lembrando que você deve pegar ASUS, Gigabyte ou MSI. ASRock também serve, embora não seja necessariamente a primeira opção. Qualquer outra marca, esquece.

Postado
20 minutos atrás, Imakuni disse:

Contanto que a placa de vídeo preste, isso não faz diferença hoje em dia. Talvez daqui 4 ou 5 anos, mas agora, não importa.

Começando pela parte fácil, não compre A320 / A520. E X470/X570 são absurdo de caro - ou seja, sobram as B450/B550. Se puder investir as 2~3 garoupas de diferença para uma B550m, melhor. Mas se for apertar, uma B450 já atende sim.

Lembrando que você deve pegar ASUS, Gigabyte ou MSI. ASRock também serve, embora não seja necessariamente a primeira opção. Qualquer outra marca, esquece.

Muito obrigado, esclareceu bastante.
Estou bem inclinado para essa da ASUS, porém não entendo nada e não parece tão "robusta" quanto as outras duas.
Sabe opinar sobre qual a melhor, por favor:
placa-mãe ASUS Prime B550M-K, Chipset B550  (tem 4 slot memória, mas parece não ter dissipador nenhum) 

as outras duas que achei são essas:
placa-mãe Gigabyte B450M Gaming, Chipset B450    (parece a mais robusta, porém so tem 2 slot de memória e é horrível)

e

placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2  (tem 4 slot também)

Obrigado de qualquer forma.

Postado
14 minutos atrás, Luan Müller disse:

Estou bem inclinado para essa da ASUS, porém não entendo nada e não parece tão "robusta" quanto as outras duas.
Sabe opinar sobre qual a melhor, por favor:
placa-mãe ASUS Prime B550M-K, Chipset B550  (tem 4 slot memória, mas parece não ter dissipador nenhum) 

as outras duas que achei são essas:
placa-mãe Gigabyte B450M Gaming, Chipset B450    (parece a mais robusta, porém so tem 2 slot de memória e é horrível)

e

placa-mãe Gigabyte B450M DS3H V2  (tem 4 slot também)

Começa que não dê dinheiro para a Tera. Procure no Kabum, Pichau ou Mercado Livre.

Sobre as placas, realmente a falta de dissipador é um ponto negativo. Mas não é como se essas duas da Gigabyte tivessem bons dissipadores (tem, e é melhor que nada, mas continuam sendo bem básicos)... considerando um 5600, esse fator não importa, e de qualquer forma, um fan nessa área já resolve. Particularmente, eu acho que a diferença de preço pesa mais na decisão.

Postado

@Luan Müller , boa tarde.

Busque as placas B450, B450M, B550, B550M da ASUS, Gigabyte ou da MSI, elas irão te atender.

O 'dissipador'  que você mencionou é no VRM da placa-mãe que ajustam a quantidade de energia que vai para a CPU, já que a placa-mãe utiliza diversos módulos reguladores de tensão (ou VRM – Voltage Regulator Modules, em inglês).

De uma forma geral, as placas-mãe que possuem esses dissipadores possuem mais, e melhores, VRMs, com seus dissipadores.

Eu utilizo a placa TUF GAMING B550M-PLUS WIFI II - ASUS, muito robusta, com excelentes dissipadores, assim como a TUF GAMING B550M-PLUS - ASUS.

Essas placas possuem o PCIe 4.0 x16, 2 slots NVMe M.2, 4 slots para memória DDR4, além de outras características.

Utilizo ela com o Ryzen 9 5900X, placa de vídeo NVIDIA RTX 3070, 64GB de memória RAM DDR4 e 4 discos (2 NVMe M.2 e 2 SSD SATA 3).

Algumas outras boas opções são:

• ASUS TUF Gaming B550m Plus (PCIe 4.0 x16)
  • Gigabyte B550 Aorus Pro AX V2 ATX (PCIe 4.0 x16)
  • Gigabyte B450M Gaming (PCIe 3.0 x16)

Espero ter ajudado!

Abraço,

Diego

Postado

@Luan Müller Como disseram aí em cima, Fuja de A320/A520 Ou X470/X570.
Como você está optando com Pci-e 4.0 você necessariamente sobra pra você apenas as B550.
(respondendo a sua pergunta sobre o pci 4.0, a Rx 6650xt opera em 8x, ou seja, menos canais, assim exigindo que exista uma largura de banda maior que o 4.0 oferece. mas na prática, a perda não é tão significativa, de cerca de - 10% exceto em alguns eventos pontuais mas raros que podem chegar a até 30% de diferença de desempenho)
Dê uma olhada no vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=3EWs3xwkwAc

agora, sobre uma placa-mãe. eu recomendaria a B550m Aorus Elite.
é uma placa que não vai te dar dor de cabeça, e ainda vai ter margem com ela, por mais que você não vá fazer overclock.
ela dispõe de boas conexões de RGB (caso goste), dissipador nos Vrms é uma construção muito bacana e está num preço razoável atualmente na Amazon (não é tão robusta quanto a TUF, mas acredito que nesse caso não seja necessário)

é atualmente a placa que eu utilizo, com um 5600 em overclock a 4.6ghz e uma 5600xt

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...