Ir ao conteúdo

Placa de vídeo integrada desligando sozinha em jogos mais fracos

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, meu computador tem rodado normalmente me jogos um pouco mais pesados, porém em alguns jogos mais leves, como até mesmo LOL, a placa de Vídeo no meio da partida perde imagem e fica em tela preta, sou obrigado a reiniciar o computador através do botão na CPU, e quando religa, vou até o gerenciador de dispositivos e a placa de vídeo se desabilitou sozinha, ai tenho que reabilita-la novamente, alguém sabe o que pode ser e como resolver?

Minhas configs:
placa-mãe: ASRock  A320M
Processador: Ryzen 5 3400g
Placa de vídeo: RX Vega 11 integrada
memória RAM: Team Group T-Force Vulcan Pichau 16GB (2x8) DDR4 3200Mhz
Fonte: Mancer Thunder 500w Bronze 80 Plus
HD: WD Blue 1TB 3.5 Sata III 6GB-s
SSD 1 TB Kingston NV2, M.2 2280 PCIe, NVMe

• Moderador
Postado

@Welisson S. Murillo Primeira coisa confere se tem drivers mais recentes pra IGPU para serem instalados. Ademais, não tem placa de vídeo dedicada no seu PC, somente a integrada né?

Talvez mudando as configurações de energia do computador possa ajudar nisso aí, vai ver o sistema está desligando os gráficos integrados como uma tentativa de economizar energia. Tenta favorecer o desempenho máximo e vê se continua acontecendo isso.

No gerenciador de dispositivos, ao entrar nas propriedades dos gráficos integrados tem alguma opção relacionada à gerenciamento de energia?

Tenta também o seguinte: vai na barra Pesquisar do Windows -> Sistema -> Tela -> Configurações de Elementos Gráficos. A partir daí dá pra selecionar aplicativos específicos e modificar a preferência de gráficos. Sinceramente isso não devia fazer diferença se o seu PC só tem uma GPU, no caso a integrada, mas ainda assim acho válido tentar. Então no caso do LOL, você selecionaria o aplicativo, se não aparecer logo de cara talvez você tenha que clicar em "Procurar" e encontrar o executável via explorador de arquivos, e aí ir nas opções e escolher "Alto Desempenho".

Postado

@Batata Defumada Somente a placa integrada mesmo.
Nas propriedades gráficas no gerenciador de dispositivos não tem nenhuma opção de gerenciamento de energia.
Mudei as configurações de energia, fui em elementos gráficos e configurei o LOL para alto desempenho, tudo conforme sugeriu, mas continua dando a mesma coisa.

• Moderador
  • Solução
Postado

@Welisson S. Murillo Rapaz, que situação estranha. Às vezes acontece da placa de vídeo, quando tá lidando com aplicações menos exigentes simplesmente achar que tá em idle e aí reduzir muito as frequências e a performance vai pro saco, mas simplesmente se desligar assim, e em um sistema com só uma GPU, é bem zoado mesmo.

Faz o seguinte. Instala o MSI Afterburner se já não tiver no PC e desativa o ULPS (Ultra Low Power State). Só ir em configurações -> Geral (ou general) e depois marcar a caixinha com "Desativar ULPS" ou "Disable ULPS" dependendo do idioma que tiver o programa. Aí depois aplica a alteração.

Você tem o AMD Radeon Software? Tem algumas alterações que dá pra fazer por lá, eu não sei se funciona com gráficos integrados também, me confirma isso pfv. Enfim, no AMD Radeon Software você tenta o seguinte, vai em Performance - > Tuning -> Custom: agr aumenta o clock mínimo (Min Frequency). Isso NÃO é um overclock, você vai só estar alterando o clock mínimo da placa. Deixa o clock mínimo um pouco menor do que o clock máximo, tipo uns 25% a menos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!