Ir ao conteúdo

cpu-z e aida64 dando informações diferentes sobre pci express

Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Postado

tenho uma knup h81 e no CPU-Z diz que o PCI-EXPRESS é 3.0, porém no AIDA64 diz que o PCI-EXPRESS é 2.0, qual devo confiar? comprei uma GTX 1660 super

Postado

@guts xl  Depende, o PCIe principal fica no processador e o PCIe secundário fica no chipset.

Se a sua placa-mãe só tiver um slot PCIe então é o PCIe do processador que será usado e para uma H81 acredito que todos os processadores já sejam PCIe 3.0 - bem pelo menos a linha Intel Core, a terceira geração já era PCIe 3.0. Não tenho certeza quando a processadores mais fracos como os celerons e etc.

• Solução
Postado

@guts xl Está falando do PCIe secundário, o do CHIPSET. Mais especificamente o do slot PCIe x1 - ou talvez a sua placa-mãe não seja exatamente o modelo que eu vi e tenha outros slots PCIe.

A comunicação pode ser diretamente ao processador (controladora PCIe 3.0) ou ir para a controladora PCIe do chipset (PCIe 2.0) e depois processador.

Os processadores mais antigos tem um limite de x16 linhas de PCIe que são totalmente utilizadas no slot PCIe x16 da placa de vídeo e que poderia ser dividido em 2 slots que se utilizado Simultaneamente utilizariam x8 cada. E todos os outros slots são ligados ao PCIe do chipset que tem um número de linhas limitado também.

Os processadores mais atuais Ryzen em diante e da Intel acredito que seja 11ª geração em diante tem 20 linhas PCIe x16 para placa de Vídeo e x4 para M.2 NVMe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!