Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Meu sistema atual é:

CPU - AMD Ryzen 5 PRO 3350G
MB - Gigabyte GA-A320M-S2H-CF DDR4 AM4 AMD A320
RAM 1 - 8GB 3000 MHz DDR4
RAM 2 - 8GB 2133 MHz DDR4
Fonte - Corsair CV Series CV550 80 Plus Bronze 550W
Gabinete - Pichau Basic Preto PBS308

Dando uma olhada nas recomendações recentes e tentando manter (ao menos por enquanto) a MB, minha ideia inicial é trocar o CPU por um Ryzen 7 5700x e pegar uma GPU RX 6600 ou RX 6650 XT (ideia é pegar uma que venha com Starfield). Aí vêm as dúvidas:

1- a fonte atual aguentaria essa combinação?

2- imagino que o gabinete atual não vá caber direito a GPU, alguma recomendação de gabinete simples (sem cores etc.)?

3- Faz muita diferença as memórias de MHz diferentes? Não tenho tido problema, mas se for pra trocar a hora é agora rs.

Obrigado!

Postado

@AndLobo Processador Ryzen 5500 ou 5600 - Se for para jogos estar de bom tamanho.  

16gb de memória ram - considere já colocar 32gb para o futuro. 

RTX 3060 - Eu particularmente não pegaria AMD e caso insista, vá de RX 6600 mesmo, para o fullhd está ótimo. 

uma fonte da corsair, super frame de boa qualidade acima de 500w de boa qualidade. 

SSD padrão. 

placa-mãe - considere uma B450 MSI, ASUS.

@AndLobo 1- a fonte atual aguentaria essa combinação?

Depende do conjunto completo. No geral, aguenta sim. A Corsair CV Series CV550 é boa.

2- imagino que o gabinete atual não vá caber direito a GPU, alguma recomendação de gabinete simples (sem cores etc.)? 

Hoje em dia os gabinetes estão OK. Eu gosto muito do meu  GABINETE GAMER MANCER WARD, RAINBOW, MID-TOWER, LATERAL DE VIDRO, COM 4 FANS, já vem com 4 fans e é pequeno, cabe certinho na mesa. 

3- Faz muita diferença as memórias de MHz diferentes? Não tenho tido problema, mas se for pra trocar a hora é agora rs. 

Depende muito, se for só para jogar mesmo, no geral 3200mhz tá ótimo.

@AndLobo Obviamente que, levando em consideração o seu orçamento você vai precisar fazer alguns ajustes. Por exemplo, as memórias você pode começar com os 16gb o processador você pega o Ryzen 5600g, fica usando sua placa integrada que dar para jogar muita coisa nela, junta mais uma grana e pega uma RTX 4060, espera uma promoção. Agora, considere a RTX 3060 se couber no seu orçamento e não recomendo a versão de 8gb, é capada. Agora, se você quer jogar muitoooo está desesperado kkk e a RTX 3060 vai furar seu orçamento, vá de RX 6600 mesmo.

Postado

Olá, obrigado!

Mas na prática a gpu integrada do 5600g não é muito melhor que a do 3350g né, a gpu vai seguir sendo o gargalo pra muita coisa, por isso a intenção de comprar gpu dedicada.

Com 4 mil dá para pegar o 5700x e mais uma gpu de uns 2,5k, pensei até na RX 6750 XT (que tá em promoção) mas não sei se a fonte aguentaria, a 6600 era mais por conta dela, será que a 3060 a fonte de 550w aguenta?

Abraços!

Postado

@AndLobo Se for uma fonte de qualidade, aguenta sim. Eu particularmente não compraria a RX6600 e nem a 6750XT. Migraria para uma RTX 3060. Agora se realmente você quer jogar bem em FULLHD a RX 6600 já ta de boa mesmo. Eu consigo rodar muito jogos com excelente qualidade nela.

• Solução
Postado

Voltando para só para uma atualização final para quem procurar a mesma coisa: depois de pesquisar por aqui e em outros cantos, fui de Ryzen 5 5600 + 6750XT mesmo.

Para o processador, como meu uso mais pesado são jogos e não pretendo jogar AAA em ultra 1440p, não precisa ser nada acima dele.

Para a placa, a 6750XT tava 2,5k (talvez ainda esteja), com 50% mais VRAM do que as outras de mesma categoria e faixa de preço. Novamente, não pretendo jogar AAA ultra 1440p, e o 50% de VRAM a mais provavelmente vai fazer mais diferença do que clock.

Obrigado pelos comentários!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...