Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de upgrade com 4 mil reais


Ir à solução Resolvido por AndLobo,

Posts recomendados

Olá!

 

Meu sistema atual é:

CPU - AMD Ryzen 5 PRO 3350G
MB - Gigabyte GA-A320M-S2H-CF DDR4 AM4 AMD A320
RAM 1 - 8GB 3000 MHz DDR4
RAM 2 - 8GB 2133 MHz DDR4
Fonte - Corsair CV Series CV550 80 Plus Bronze 550W
Gabinete - Pichau Basic Preto PBS308

 

Dando uma olhada nas recomendações recentes e tentando manter (ao menos por enquanto) a MB, minha ideia inicial é trocar o CPU por um Ryzen 7 5700x e pegar uma GPU RX 6600 ou RX 6650 XT (ideia é pegar uma que venha com Starfield). Aí vêm as dúvidas:

1- a fonte atual aguentaria essa combinação?

2- imagino que o gabinete atual não vá caber direito a GPU, alguma recomendação de gabinete simples (sem cores etc.)?

3- Faz muita diferença as memórias de MHz diferentes? Não tenho tido problema, mas se for pra trocar a hora é agora rs.

 

Obrigado!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndLobo Processador Ryzen 5500 ou 5600 - Se for para jogos estar de bom tamanho.  

16gb de memória ram - considere já colocar 32gb para o futuro. 

RTX 3060 - Eu particularmente não pegaria AMD e caso insista, vá de RX 6600 mesmo, para o fullhd está ótimo. 

uma fonte da corsair, super frame de boa qualidade acima de 500w de boa qualidade. 

SSD padrão. 

placa-mãe - considere uma B450 MSI, ASUS.

 

@AndLobo 1- a fonte atual aguentaria essa combinação?

Depende do conjunto completo. No geral, aguenta sim. A Corsair CV Series CV550 é boa.

2- imagino que o gabinete atual não vá caber direito a GPU, alguma recomendação de gabinete simples (sem cores etc.)? 

Hoje em dia os gabinetes estão OK. Eu gosto muito do meu  GABINETE GAMER MANCER WARD, RAINBOW, MID-TOWER, LATERAL DE VIDRO, COM 4 FANS, já vem com 4 fans e é pequeno, cabe certinho na mesa. 

3- Faz muita diferença as memórias de MHz diferentes? Não tenho tido problema, mas se for pra trocar a hora é agora rs. 

Depende muito, se for só para jogar mesmo, no geral 3200mhz tá ótimo.

@AndLobo Obviamente que, levando em consideração o seu orçamento você vai precisar fazer alguns ajustes. Por exemplo, as memórias você pode começar com os 16gb o processador você pega o Ryzen 5600g, fica usando sua placa integrada que dar para jogar muita coisa nela, junta mais uma grana e pega uma RTX 4060, espera uma promoção. Agora, considere a RTX 3060 se couber no seu orçamento e não recomendo a versão de 8gb, é capada. Agora, se você quer jogar muitoooo está desesperado kkk e a RTX 3060 vai furar seu orçamento, vá de RX 6600 mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, obrigado!

 

Mas na prática a gpu integrada do 5600g não é muito melhor que a do 3350g né, a gpu vai seguir sendo o gargalo pra muita coisa, por isso a intenção de comprar gpu dedicada.

 

Com 4 mil dá para pegar o 5700x e mais uma gpu de uns 2,5k, pensei até na RX 6750 XT (que tá em promoção) mas não sei se a fonte aguentaria, a 6600 era mais por conta dela, será que a 3060 a fonte de 550w aguenta?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AndLobo Se for uma fonte de qualidade, aguenta sim. Eu particularmente não compraria a RX6600 e nem a 6750XT. Migraria para uma RTX 3060. Agora se realmente você quer jogar bem em FULLHD a RX 6600 já ta de boa mesmo. Eu consigo rodar muito jogos com excelente qualidade nela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Voltando para só para uma atualização final para quem procurar a mesma coisa: depois de pesquisar por aqui e em outros cantos, fui de Ryzen 5 5600 + 6750XT mesmo.

 

Para o processador, como meu uso mais pesado são jogos e não pretendo jogar AAA em ultra 1440p, não precisa ser nada acima dele.

 

Para a placa, a 6750XT tava 2,5k (talvez ainda esteja), com 50% mais VRAM do que as outras de mesma categoria e faixa de preço. Novamente, não pretendo jogar AAA ultra 1440p, e o 50% de VRAM a mais provavelmente vai fazer mais diferença do que clock.

 

Obrigado pelos comentários!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!