Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

CONF.

placa-mãe B450M AORUS ELITE
Fonte CX650M
32GB RAM XPG DDR4 3000mhz
Ryzen 5 2600
Mancer RTX 2060 Super 8GB DDR6

Seguinte family, havia decidido fazer upgrade na minha máquina, pois havia uma merreca guardada e sentia necessidade de um upgrade (por mais que modesto), optei pela 2060 pois cabia no orçamento e eu sentia que seria o suficiente para o meu caso pensando em necessidade e custo-benefício (trabalho com edição de vídeo e motion design). A 2060 chegou a poucos dias e venho fazendo testes em alguns jogos no ultra pra avaliar o desempenho e a quantidade de gargalo (Cyberpunk 2077, Battlefield 2042, Baldurs Gate 3) e de fato é muito gargalo (CPU 80-100% de uso x GPU 0 - 15% de uso), dei uma pesquisada por aí em outros testes e opiniões e foi dito que um R5 2600 trabalharia bem com a 2060 Super. De qualquer forma eu já tinha em mente trocar de processador assim que possível, inicialmente pensava entre R5 5600 ou R5 5600x e depois de estudar mais sobre o caso acabei ficando entre R5 3600, R5 5500 e R5 5600. E agora preciso de ajuda pra entender se esse gargalo é normal ou não e caso seja normal, qual a melhor opção de processador custo-benefício pra trabalhar junto com a 2060 Super. Orçamento de no máximo 900.00.

Agradeço desde já, tamo junto!

• Membro VIP
Postado

Eu não acho esse gargalo normal. Vi um teste do 2600 com uma 2060 sem ser a super e fica praticamente sem gargalo. Se quer upgrade eu também ficaria com o 5600.

• Curtir 1
Postado

@Lennis Você usou o DDU para desinstalar o driver de vídeo antigo e instalar o novo?

Postado

@Gui GC Cometi esse vacilo kkkkk, passei o DDU e reinstalei o driver da placa e de fato houve uma melhora interessante, mas em muitos casos ainda acontece da CPU não conseguir tirar muito da GPU

@Arthur Arnemann @luizmainart Uma pergunta, pelo fato do 5600 ser pcie 4.0 e o restante do meu setup ser 3.0 eu perderia muito desempenho? o suficiente pra optar por um 5500 que ta por volta de 200-300 reais mais barato?

@Edvaldo J. Frederico Muito obrigado meu rei, estou fazendo os testes no ultra em 1080p

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Lennis disse:

@Gui GC Cometi esse vacilo kkkkk, passei o DDU e reinstalei o driver da placa e de fato houve uma melhora interessante, mas em muitos casos ainda acontece da CPU não conseguir tirar muito da GPU

@Arthur Arnemann @luizmainart Uma pergunta, pelo fato do 5600 ser pcie 4.0 e o restante do meu setup ser 3.0 eu perderia muito desempenho? o suficiente pra optar por um 5500 que ta por volta de 200-300 reais mais barato?

@Edvaldo J. Frederico Muito obrigado meu rei, estou fazendo os testes no ultra em 1080p

Tem algum problema ai, ao meu ver, pois em fullhd no ultra, o peso vai muito pra GPU. Não deveria dar gargalos, pelo menos não gargalo grande. Qual cooler e pasta térmica você usa no CPU?

Postado
23 minutos atrás, luizmainart disse:

Tem algum problema ai, ao meu ver, pois em fullhd no ultra, o peso vai muito pra GPU. Não deveria dar gargalos, pelo menos não gargalo grande. Qual cooler e pasta térmica você usa no CPU?

Ambos basicões, a pasta é uma ''qualquer'' que eu arrumei com um amigo e o cooler é aquele que vem junto com o processador

• Membro VIP
Postado
56 minutos atrás, Lennis disse:

Ambos basicões, a pasta é uma ''qualquer'' que eu arrumei com um amigo e o cooler é aquele que vem junto com o processador

Confere as temperaturas do CPU, se possível. 

Postado
1 hora atrás, luizmainart disse:

Confere as temperaturas do CPU, se possível. 

Em uso básico:

ImagemdoWhatsAppde2023-08-25(s)19_41_08.jpg.e4b567c312ccb9ed0edfa6ad3111a475.jpg

Em teste de stress da GPU pelo furmark:

ImagemdoWhatsAppde2023-08-25(s)19_47_03.jpg.6da07b9daf7e86189e6f0deacd4c7b65.jpg

E em teste no Battlefield 2042 (um dos jogos que mais tem apresentado gargalo e queda brusca de fps):

ImagemdoWhatsAppde2023-08-25(s)19_57_50.jpg.03b89ee7d5c9e47cf1870ba36aadcd07.jpg

• Membro VIP
Postado

Eu acho que 56º em uso básico e 90º em jogos é muito alto. Pode ser temperatura alta o problema. Meu R7 2700 está agora em uso normal em 32º, uso com OC para 3.8GHZ, mas meu cooler é bom. A pasta térmica que eu uso é um MX-4.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...